No meu último, post partilhei sites e recursos para o Halloween e decidi dedicar mais um post a esta temática mas desta vez associado a um dos temas que mais gosto e aprecio, o pensamento computacional através de atividades unplugged, ou seja, sem tecnologia digital.
Nem sempre é preciso recorrer à tecnologia para tornar uma aula divertida e criativa. O Halloween pode ser o pretexto ideal para propor desafios que desenvolvam o raciocínio lógico, a colaboração e o pensamento computacional — tudo isto com papel, lápis e muita imaginação!
Aqui ficam 5 ideias unplugged que podes adaptar facilmente à tua turma e ao teu contexto de ensino.
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1. A sequência do monstro
Distribui folhas com diferentes partes de um monstro (cabeça, corpo, braços, pernas) e pede aos alunos que escrevam, em passos numerados, as instruções para montar o seu monstro. Depois, trocam instruções entre grupos e tentam seguir o “algoritmo” para recriar o monstro do colega.
Lembrem-se um algoritmo é um conjunto de instruções colocados na ordem correta. É mais do que isto mas esta definição simples, é suficiente!👍
Competências: Pensamento sequencial, algoritmia, comunicação clara, atenção ao detalhe.
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2. O código das abóboras
Cria uma grelha com símbolos (🎃 👻 🧙♀️ 🕷️) e atribui a cada símbolo uma letra ou número. Desafia os alunos a descodificar mensagens misteriosas ou a criar as suas próprias mensagens secretas de Halloween.
Acho esta atividade muito boa para iniciar os alunos na criptografia.
Competências: Reconhecimento de padrões, criptografia simples, lógica.
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3. A caça aos fantasmas
Esconde pistas numeradas pela sala ou escola. Cada pista contém uma pergunta, um desafio ou uma instrução para chegar à seguinte. O objetivo é chegar ao “fantasma final” (pode ser uma imagem ou pequeno prémio).
Até poderia ser digital mas este peddy paper pode ser completamente adaptado a outro temática.
Competências: Resolução de problemas, trabalho em equipa, interpretação de instruções.
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4. Histórias assombradas em sequência
Cada grupo escreve o início de uma história de Halloween. Após 3 minutos, passam o papel ao grupo seguinte, que continua a história. No fim, lê-se o resultado — que costuma ser tão assustador quanto divertido!
Competências: Criatividade, narrativa colaborativa, pensamento em sequência.
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5. O labirinto das bruxas
Num tabuleiro desenhado em papel quadriculado, as bruxas precisam de chegar à abóbora. Os alunos criam um “programa” com comandos simples (↑ ↓ ← →) e tentam guiar a personagem até ao destino, sem tocar nas teias de aranha.
Competências: Planeamento, pensamento algorítmico, correção de erros (debugging).
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Para terminar…
O pensamento computacional não vive apenas dentro do computador — pode (e deve) ser explorado também de forma desligada. Estas atividades unplugged são uma excelente forma de mostrar aos alunos que as estratégias do pensamento computacional são, acima de tudo, pensar de forma estruturada e criativa.
E o Halloween é o cenário perfeito para o fazer! 🎃🕸️🧛♀️🪄 🕷️
Um dia destes começo a construir um livro com atividades deste género...fica no ar a ideia!!!
Bom Hallowen! E se desenvolverem alguma destas atividades partilhem

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