quarta-feira, 9 de julho de 2025

Animações para todos em 3 passos.


 

Criar uma animação, ou um GIF, é realmente muito simples com o Arteater

Honestamente já não via há muito tempo uma aplicação que me despertasse tanto interesse como o Arteater.

Sou daqueles que adoro ferramentas simples mas com um potencial enorme.
Para criar uma animação, segundo o Arteater só precisamos de 3 passos:

  1. Imprimir
  2. Desenhar
  3. E fazer o upload do Desenho.
E na verdade é mesmo isso, o Arteater dispõe de templates para a criação da animação.
Apresenta diferentes grelhas: de 3, 6, 9, 15  quadrículas e outras com formatos especiais.

Eu não tenho jeito para o desenho mas vejo um potencial extraordinário no serviço. Qualquer pessoa pode criar rapidamente uma animação(gif). Eu fiz esta em 5m em formato digital mas facilmente podemos nós desenhar no modelo e fazer o upload para o serviço e converter na animação.


Qualquer aluno, pode desenhar facilmente uma animação em qualquer um dos modelos e depois é só fazer o upload para o site que converte o modelo num GIF.
Os modelos podem ser simples ou mais complexos como este exemplo que retirei do site






 

Vejo um potencial enorme, para se usar desde o pré-escolar até onde for a nossa criatividade em o usar.

Partilho algumas ideias e competências geradas com o apoio da IA, para usar em sala de aula mas que vejo muito mais.. 

🧠 Ideias de trabalhos com EatMy.Art

🎭 1. Criação de uma personagem animada

  • Atividade: cada aluno desenha uma personagem (animal, pessoa, figura imaginária).

  • O resultado é uma animação curta dessa personagem em movimento.

  • Extensão: escrever uma descrição da personagem e a sua história.

  • Áreas: Português, Expressões, TIC.


🌍 2. Representar um valor ou emoção

  • Atividade: o aluno desenha algo que represente um valor (ex: justiça, amizade, empatia).

  • A IA cria uma animação que pode ser interpretada de forma livre.

  • Reflexão: os alunos escrevem ou dizem o que a animação transmite.

  • Áreas: Cidadania e Desenvolvimento, EV, Português.


🧙 3. Vídeo-poema animado

  • Atividade: criar um poema curto (individual ou em grupo).

  • Desenhar uma imagem simbólica relacionada com o poema.

  • A animação serve de base visual para declamar o poema.

  • Áreas: Português, EV, Música (se quiserem adicionar som).


📖 4. Capa animada para uma história

  • Desenhar o momento mais marcante de uma história lida ou escrita.

  • Gerar a animação e usá-la como introdução a uma leitura em voz alta.

  • Áreas: Português, Biblioteca Escolar, TIC.


🧵 5. Micro-histórias com IA

  • Cada aluno cria uma animação a partir de um desenho.

  • Depois, os colegas têm de inventar uma micro-história com base nessa animação.

  • Incentiva a leitura de imagens, inferência e criatividade coletiva.


🏛️ 6. Arte inspirada no património/localidade

  • Desenhos com elementos inspirados em monumentos locais, tradições ou cultura popular.

  • Animações partilhadas em Padlet ou Genially como galeria da escola.

  • Áreas: História, Geografia, EV, Cidadania.


💡 Competências trabalhadas

  • Criatividade e expressão artística multimodal

  • Narrativa visual e escrita

  • Pensamento computacional (construção → transformação)

  • Educação para os média e análise crítica de animações

  • Exploração de emoções e conceitos abstratos através da arte digital

  • Domínio tecnológico e uso da IA com sentido pedagógico


Fiquei !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...