Hoje o meu post pode ser um pouco controverso, e acredito que alguns dos leitores do blogue não concordem comigo...
Muitas vezes confunde-se a utilização do jogo na sala de aula com gamificar a sala de aula. Sem entrar em grandes teorias sobre as duas verdadeiras definições - até porque eu não sou entendido em jogos -0 gostava só de partilhar um pouco o que é, para mim, gamificar a sala de aula.
Gamificar a sala de aula é muito mais do que introduzir jogos por diversão. É trazer elementos do universo lúdico — como pontuação, desafios, competição ou recompensas — para criar um ambiente de aprendizagem mais motivador e envolvente. Na gamificação, os alunos participam ativamente, aprendem com o erro, colaboram entre si e encaram a avaliação como um desafio positivo.
Um dos componentes mais importantes da gamificação é o Desafio, onde os alunos têm "missões" ou tarefas para completar, como se estivessem a jogar um jogo. Outro aspeto essencial é o Feedback Imediato - como num jogo, os alunos recebem respostas rápidas ao seu desempenho, podendo ajustar a sua aprendizagem. E ainda, um aspeto que considero muito relevante: a Progressão. Os alunos avançam por diferentes níveis à medida que dominam os conteúdos ou alcançam determinados objetivos.
Ou seja, gamificar não é somente utilizar uma aplicação como o Kahoot, o Blooket ou o Quizizz, só para citar alguns. Embora estas aplicações incorporem muitos dos elementos essenciais da gamificação - pontuação, recompensas, competição e algum feedback imediato - ficam a faltar elementos importantes. Não deixa de ser verdade que os alunos aprendem enquanto jogam os recursos criados com estas aplicações e que se mantêm motivados, mas faltam alguns ingredientes para uma verdadeira abordagem de sala de aula gamificada.
Por isso, a minha opinião é que estas ferramentas são formas leves de gamificação. Funcionam muito bem para revisão, reforço e motivação, mas não substituem atividades mais profundas de pensamento crítico ou de resolução de problemas. Ainda assim, como complemento ao trabalho em sala, são excelentes apostas.
E digo isto, porque estas ferramentas não proporcionam dois aspetos muitos importantes da gamificação: o desafio e o progresso.
É somente a minha opinião e como gosto de dizer: vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar- até porque é da discussão que surgem boas ideias 😁
Já agora o que usam para gamificar a vossa sala de aula?
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