domingo, 26 de dezembro de 2010

1º Aniversário do The Blog Teacher

happy birthay

Faz hoje precisamente um ano que publiquei o meu primeiro post, na altura com muitas reticências para quem ia direccionar o blog, se somente para professores ou também para alunos. Acabei por me restringir aos primeiros!

Ao analisar este ano, percebo que é um blog com pouca expressão, limitado a um pequeno círculo de pessoas e que na generalidade conheço pessoalmente. Não me deixa triste, porque um dos meus grandes objectivos com a criação deste blog foi melhorar a minha escrita, pois escrever para professores é exigente! O outro, bem, o outro, esse divulguei-o no meu já referido post inicial “A ver vamos, como será o meu tempo para escrever e como será a "exigência criada" por vocês em mim!”. Esta foi sem dúvida a parte com menos expressão do blog, já que durante todo este período, recebi pouquíssimo feedback da vossa parte, ou mesmo temas que gostassem de verem desenvolvidos!

Olhando agora para trás, percebi que também escrevi pouco, mas mesmo assim, abordei algumas ferramentas/sites interessantes como o twitter(continua a ser a minha ferramenta favorita), animoto(adorei escrever este post), o dropbox(que na altura alertei para o quão fantástica era esta ferramenta) as paredes digitais como o wallwisher e o glogster, o prezi(extraordinário) e o Kerpoof!

Este ano, em ano de austeridade, o meu objectivo é combater essa austeridade com o dobro, o dobro de posts e de subscritores!

Parabéns ao The Blog Teacher e a todos aqueles que costumam por cá “passar”!

Aproveito para vos desejar um 2011 tremendamente extraordinário!

new year design

Um bem hajam e até já ,

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!!!

No ano passado para experimentar uma das minhas ferramentas favoritas fiz este vídeo simples e que hoje volto a partilhar com vocês.
Sinto que está completamente actual, porque afinal, no ano passado, este ano, e nos próximos, o Natal é e será sempre tempo de...




Eu, em nome do The Blog Teacher, desejo a todos vocês e às vossas famílias, um Santo e Feliz Natal,

Até já,

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenhos, livros de história ou animações

kerpoof

Hoje encontrei um site incrivelmente fantástico e que aconselho todos os colegas do primeiro ciclo a dar uma “vista de olhos” e porque não, testarem-no!

Pois se o fizerem, vão certamente achá-lo muito interessante e mais tarde ao mais cedo vão utilizá-lo com os vossos meninos!

É o Kerpoof! O Kerpoof é um site que possibilita aos alunos dar asas à sua criatividade pois permite criar imagens ou desenhos, cartões temáticos, filmes ou livros de história.

O Kerpoof fornece aos estudantes vários elementos em cada uma das secções, cenários, personagens, objectos, enfim uma série de recursos que lhes vão auxiliar na criação dos livros de história, nos filmes ou nos cartões que o site disponibiliza, e, permite também ao estudante fazer o download para o seu computador.

A interface é muito simples e intuitiva, tem um grande senão, é inglês, mas não nos podemos esquecer que hoje as crianças “lêem” rapidamente informação icónica.

Sem dúvida que o Kerpoof é um excelente site que permite aos estudantes por em prática toda a sua criatividade, estando somente limitados pela sua imaginação. Tem ainda a particularidade de criar situações simples, como os desenhos ou cartões, passando pela criação de uma história com várias páginas e complexificando, por exemplo, com a criação de um vídeo de animação, sim complexificando porque o Kerpoof tem comandos que permitem animar e movimentar as personagens que os meninos escolherem.

Na verdade, eu só naveguei pelo site uns vinte minutos, mas fiquei muito curioso porque vi nele um potencial enorme, com vontade de escrever um tutorial ao até mesmo fazer um workshop sobre este site.

Aproveitem uma manhã da pausa lectiva e testem as ferramentas que por lá coexistem e certamente que vão gostar e lembrem-se não é o inglês que irá criar barreiras nos vossos meninos, eles lêem muito bem imagens!

Até já,

sábado, 4 de dezembro de 2010

Os homens que influenciaram a Internet

berners_lee

Este post não se refere propriamente a tecnologia ou ferramentas para a educação, mas não podia deixar de passar em claro esta notícia.

Não sei que organização a elaborou, já que a fonte não a cita, mas foi publicada uma lista com os homens que mais influenciaram a utilização/crescimento da Internet, e claro, Tim Berners Lee, aparece em segundo lugar, sendo somente ultrapassado pela dupla que criou o protocolo de comunicação que permitiu que dois computadores comunicassem entre si, abrindo assim a possibilidade de se criar a rede da Internet.

A título de curiosidade, vejo muitas das vezes confundir Internet com World Wide Web(WWW). A Internet é a rede física, ou seja, são milhões de computadores ligados entre si, e esta rede é que disponibiliza uma série de serviços, entre os quais a World Wide Web, o correio electrónico ou por exemplo a conversação on-line, só para citar alguns.

Mas o grande boom da Internet surge sem dúvida através de Tim Berners Lee com a invenção da World Wide Web e com o hipertexto. Sendo ele o autor da frase “Anyone can create anything and sharing it with anyone” e com a qual me identifico na sua plenitude.

Podem visualizar a lista em http://www.guiky.com.br/2010/12/dez-pessoas-que-mais-revolucionaram.html

domingo, 28 de novembro de 2010

Um belíssimo orador

Hoje fui ao Porto assistir ao I Congresso «Aprender e Ensinar com TIC», o tema como é claro interessa-me, e como tal lá fui todo entusiasmado e privei a minha pequena de ter um dia em cheio, um dia como ela gosta, que antes de sair me disse "Mas hoje é sábado, não tens escola". Desculpa Maria! Mas dizia que fui entusiasmado e... vim defraudado, paguei 25€ pelo evento, deram-me um certificado, mas... tudo somado resumiu-se a meia hora de um excelente orador de seu nome "Luca Rischbeter", numa palavra, Fantástico. Sem dúvida que este congresso valeu pela comunicação que fez, pois foi o único que falou de educação propriamente dita e não quis vender absolutamente nada, o resto... bem o resto foi uma promoção aos produtos da empresa que organizou o evento.
A palavra que mais se ouviu foi profícuo, pois bem, no meu caso se tirar o Luca, de profícuo não teve nada!
Ouvi alguns oradores a pedir que o próximo seja na Madeira ou em Lisboa, por mim estão à vontade...

sábado, 20 de novembro de 2010

Para quem se cansou do powerpoint

prezi

Prezi, isso, prezi é a palavra que responde ao título do post. Prezi, é uma ferramenta web 2.0 e como tal simples mas com um potencial para apresentações fabuloso.

Um dos erros mais comuns que vejo nas apresentações é diapositivos com muita… informação, cor, “balas”, pouca coerência de diapositivo para diapositivo, … ou seja, com muita a mais!

O Prezi resolve algumas dessas questões, simplesmente porque não permite que o façamos, mas por outro lado torna as apresentações bem mais interessantes para a audiência.

Aconselho vivamente todos a tentarem fazer uma apresentação com Prezi, e a grande dica que vos posso dar é, para esquecer aquelas apresentações sequencias do powerpoint. No início esta questão pode tornar-se algo desagradável- a resistência ao paradigma sequencial- mas com o tempo tenho a certeza que apreciarão a ferramenta.

Pessoalmente não gosto das “balas” que o powerpoint tem, as minhas apresentações normalmente recorrem muito a esquemas e baseados em palavras chave que me permitem estar sempre focalizado na audiência e ao mesmo tempo não desconcentrar a audiência na procura da informação.

Deixo aqui um tutorial de iniciação ao Prezi e no final de o verem, já sabem tudo de Prezi, acreditem que sim, porque o Prezi tem poucas funcionalidades tornando a sua utilização muito simples mas suficientes para fazer uma apresentação de grande qualidade.

A finalizar, esta foi a minha primeira apresentação de Prezi e que usei na semana passada numa das minhas aulas de TIC.

Até já,

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jogos didáticos

A utilização dos jogos em contexto de sala de aula, cada vez merece mais discussão e estudo no seio académico. Não pretendo discutir o seu uso, no entanto, penso que todos concordámos, que os jogos, didácticos ou não, desenvolvem a destreza dos seus utilizadores.

Hoje partilho dois sites que encontrei e que se destinam essencialmente ao pré-escolar e ao 1º ciclo.

gcompris

O site do software da GCompris que vem com o computador Magalhães e que se descreve como “Em suma, o GCompris apresenta mais de 100 actividades e continua a evoluir. O GCompris é um programa livre, pelo que lhe é possível adaptá-lo às suas necessidades ou melhorá-lo e, porque não?, beneficiar assim as crianças de todo o Mundo.” retirado de http://gcompris.net/-pt

Escola Games

E o site brasileiro escola games ainda em fase beta e onde se encontram jogos educativos a partir dos 5 anos.

Partilhem aqui os vossos sites de jogos educativos!

Até já,

sábado, 30 de outubro de 2010

O «Certo» e o «Errado»

certo e errado

Hoje lia um livro e a determinada altura o autor falava de algo que a experiência de docente me foi dando, mas nunca o tinha visto em tão poucas palavras e de forma tão explícita. Luís Aires em Disciplina na sala de aulas diz:

“O desenvolvimento moral concerne à interiorização de princípios de «certo» e «errado», e sua aplicação no comportamento e acções diárias. Sabe-se que a moralidade pode ser afectada pelo contexto; o «certo» e «errado» não são axiomas lapidares, mas o produto da conjugação de factores como a religião, a cultura, a vivência familiar e escolar, enfim, da sociedade em que estamos inseridos”.

Como gosto de esquemas deixo este para reflectirem, se bem que ainda prefiro este último, são esquemas simples, mas na verdade a nós professores dizem-nos muita coisa!

Numa apresentação poderíamos no mínimo falar durante dez minutos somente com este esquema.

certo e errado 3

Até já,

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma biblioteca grátis

Após um início de ano escolar difícil, cá estou eu para vos falar de uma série de sites que a web disponibiliza e onde podemos descarregar milhares de livros grátis. Deixo aqui algumas referências, até porque os livros estão muito caros!

image

A bookboon.com Fornece livros grátis em formato PDF, para estudantes e viajantes. Não necessita de registo!

image

A Fundação CK-12 , fornece livros interessantes para download, imprimir, partilhar e, ainda podem ser personalizados. Engloba Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

image

A FlatWorld, requer registo, só permite a leitura online, a impressão só é feita através de pagamento, no entanto permite que se personalize o livro e que ao mesmo tempo se acrescente notas para os nossos alunos.

image

A Free High School Science, disponibiliza muitos livros dedicados às ciências e matemática, escritos por professores para se usar livremente.

image

O site da Open Culture oferece livremente 150 livros de diversas temáticas, desde a arte, à psicologia, um site a rever pela diversificação de temas. Além disso este site, disponibiliza também livros áudio, cursos online, filmes and so on. Um site a rever porque contém mesmo muita informação.

image

A Comunnity College Consortium for Open Educational Resources disponibiliza mais de 500 livros para diferentes áreas.

image

Dedicado à literatura clássica e à literatura juvenil o Projecto Gutenberg alberga no seu repositório mais de 33000 livros!!!

Se alguém conhecer algum site que disponibilize literatura grátis, deixe aqui o seu comentário.

Até já,

sábado, 2 de outubro de 2010

Metas de Aprendizagem

 

meats de aprendizagem

Este Projecto já data de Dezembro de 2009 mas parece-me que não foi divulgado o suficiente. Aconselho vivamente aos colegas uma leitura nem que seja na diagonal pelo site pois tem muita informação pertinente relativamente a cada um dos ciclos e respectivas disciplinas ou àreas curiculares.

Se bem que prefiro não pensar nisso, mas cada vez me convenço mais que falta pouco para me convidarem a sair do ensino :( até lá, vou-me dedicando e acreditando que estou errado!

Pode ler-se na apresentação do Projecto que este “consiste na concepção de referentes de gestão curricular para cada disciplina ou área disciplinar, em cada ciclo de ensino, desenvolvidos na sua sequência por anos de escolaridade, incluindo ainda metas finais para a Educação Pré-escolar.” 

Ate já,

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estamos de volta

Back_To_School

Após umas férias merecidas, o the blog teacher regressa também, e regressa no dia em que começa o novo ano lectivo. Esperamos todos que seja um ano sem grandes sobressaltos e principalmente sem orientações já com o “autocarro” em velocidade cruzeiro!

Hoje não vou “falar” de tecnologia mas sim, desejar a todos vocês um excelente ano lectivo 2010/11.

Provavelmente a maior parte de vocês já terão, mas deixo aqui o calendário escolar para 2010/11.

Uma versão em Excel, e como tal pode ser modificada, se não gostarem das cores, estejam à vontade, mudem ;)

Calendário Escolar 2010/11 - Versão Excel 2007

A versão em PDF

Calendário Escolar 2010/11 - Versão PDF

Peço a vossa atenção para o facto de o calendário estar adaptado ao concelho de Penafiel, uma vez que o feriado municipal é a 11 de Novembro, S. Martinho.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

5 Great Tutorial Websites To Learn How To Do Something

Estou de férias e como tal o the blog teacher, também, mas hoje decidi publicar este post, tal como dizia o meu colega Carlos Abel, hoje, com a Internet e sabendo de Inglês podemos “fazer quase tudo”

Boas férias e até Setembro! 

5 Great Tutorial Websites To Learn How To Do Something

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...