sábado, 24 de setembro de 2011
Revisão da semana – The Blog Teacher
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Subscrever ou seguir um blogue?
Escrevo este post, porque me apercebo que existe a ideia que subscrever ou seguir um blogue é a mesma coisa.
Mas não! Existem algumas diferenças. Sem entrar em grandes pormenores, diria que:
- Subscrever um blogue, implica que o utilizador tenha de adicionar o seu e-mail à lista de subscrição e depois todos os posts publicados nesse blogue serão enviados para o seu e-mail.
- Já Seguir um blogue, implica ter uma conta por exemplo google e depois podemos ler os posts dos blogues que seguimos no leitor de feeds tipo o google reader.
Se tiverem o hábito de periodicamente lerem os vossos blogues preferidos aconselho vivamente que sigam esses blogues, caso contrário subscrevam e leiam quando acharem por bem!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
3 e-books interessantes
- Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora
- Observação de aulas e avaliação do desempenho docente
- Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente
Podem fazer aqui o download.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Pontos de foco – a sua importância
Quando em aulas ou em formação sobre apresentações electrónicas, falo sobre vários aspetos que podem “melhorar” as apresentações de forma a captar o mais possível a nossa audiência, tendo em conta que esse é realmente o objetivo da mesma, quero-me referir a exemplos como este que hoje trago junto de vocês.
Escrevo este pequeno post, porque quando falo das características das apresentações, em determinada altura digo que esta deve ser dentro do possível limpa, e refiro alguns aspetos que podem torna-las “limpas”, entre os quais, os pontos de foco, uma vez que eles direcionam a nossa audiência para aquilo que realmente pretendemos chamar atenção.
Se algumas das pessoas para quem eu já falei duvidaram, hoje a Google, tira as dúvidas .
sábado, 17 de setembro de 2011
Acabar com o post-it
Já vi muitos colegas com post-its colados no pc ou com post-its no ambiente de trabalho. Não tenho nada contra, cada um organiza-se da forma que mais lhe facilita a vida!
Hoje, escrevo sobre uma aplicação que vos permite levar os vossos “post-its” para todo lado. Essa aplicação chama-se wunderlist e permite gerir uma lista de tarefas simples, de fácil utilização, bastante prático e grátis.
A interface está muito bem concebida, permite adicionar/eliminar tarefas com bastante simplicidade, agrupar as mesmas por tópicos, podendo ainda atribuir-se prioridades.
Após a instalação do programa, cria-se uma conta que vai permitir sincronizar a aplicação em todos os equipamentos onde este estiver instalado, sendo compatível com o Windows, Mac, ipad, iphone e Android. E claro, pode ser acedido via web em qualquer lado.
Podemos ainda partilhar tarefas com colegas, via e-mail
Podem continuar com o post-it ou experimentar o wunderlist!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Converta artigos da Internet em PDF e leia depois
Com a crescente utilização da Internet, cada vez mais recebemos informação oriunda de várias fontes. Quantas vezes somos deparados com uma imensidão de janelas abertas no nosso browser por artigos que queremos ler. O tempo nem sempre permite que possamos ler o artigo na íntegra, na hora, ou adicionamos aos nossos favoritos, ou ao nosso serviço de social bookmarks, ou então acabamos por perder o site(quantos vezes já me aconteceu).
O Maganizify é um add-on que resolve este problema, pois o que ele faz de forma muito eficiente, através de um simples click, é converter qualquer artigo da internet num artigo em formato PDF. Sempre que se faz esta operação o Maganizify adiciona-o a uma lista que ao final do dia nos é enviada comodamente para o nosso e-mail em formato de “revista” e que podemos ler depois quando vem nos interessar.
Simples de usar no Mozilla e no Chrome, só precisam de fazer o registo indicando o vosso e-mail e no browser será colocado um pequeno ícone que envia o documento.
Experimentem, é bastante útil.
sábado, 10 de setembro de 2011
Gerir contas de e-mail e de redes sociais
Não é propriamente uma ferramenta para a educação, mas apresenta bastante utilidade para uso pessoal.
Threadsy é uma web application que permite gerir todas as nossas contas de e-mail. Cada vez mais temos mais contas de e-mail(pessoal, trabalho, para uso exclusivo da internet, …) e de diferentes fornecedores(gmail,hotmail, …) o que nos obriga a estar constantemente a mudar de página web e a introduzir as credenciais, enfim uma série de rotinas em que acabamos por perder algum tempo, e até de deixar passar algum mail importante.
Para além disso, permite também gerir as contas de redes sociais como o twitter, facebook, linkedin, …
É muito simples de utilizar, pois não requer conhecimentos técnicos!
Já uso há bastante tempo e reconheço que é de uma extrema utilidade.
Experimentem e tirem as vossas conclusões!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Educar para o futuro

domingo, 12 de junho de 2011
Facebook - Se não os podes vencer...
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Para criar suspense ...

Claro está, que nem em todas as turmas pode ser usado, fica ao vosso critério. Eu só deixo a dica!
Além disso a aplicação permite que se possa criar a lista, gravá-la e depois partilha-la ou simplesmente registar o endereço e lá está ela!
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Uma história
Foto retirada do álbum de Débora Figueiredo em http://www.flickr.com/photos/debora/2327066405/
Vou partilhar uma história que li um dia destes e que achei imensa piada. Esta história foi retirada na íntegra do artigo “Expectativas e resistências face às TIC na escola”(pág. 205-206) de Jacinta Paiva, da Universidade de Coimbra que consta do livro “As TIC na educação em Portugal” com organização de Fernando Albuquerque Costa, Helena Peralta e Sofia Viseu, da colecção “Mundo de Saberes” da Porto Editora, . E a autora conta esta história a propósito da pergunta “Será que encaramos a escola de hoje com o mesmo olhar de sempre?”
“Era uma vez um aluno desatento. Na sua carteira havia piões, fisgas e outros quejandos, por entre os mais ortodoxos materiais. Mas, naquela sala grande cheia de carteiras, havia também outros alunos, eles sim bem-comportados, sentados com as costas direitas, respondendo em uníssono a todas as questões do professor.
Aquele aluno desatento era um rapaz especial, fazia perguntas, interrompia o prfessor e, sobretudo, viajava muito, tão longe quanto a sua imaginação o permitia. Mas era desatento, talvez pouco dotado… Ele era o desencanto daquele professor, que, apesar de o seu olhar hipnótico, não conseguia fazer dele um aluno como os outros.
Ele era tão especial, tão especial, que quando o professor mandava desenhar peixes, tartarugas ou cães, ele pintava-os com barbatanas cor-de-rosa, carapaças às listas e focinhos azuis.
As suas notas a Desenho eram mesmo muito más. Mas porque é que ele não desenhava como os outros; perguntava aquele professor. Os cães são castanhos, quando muito malhados, os peixes de aquário são vermelhos e as tartarugas verdes acastanhadas. Assim eram os animais que o professor conhecia e que todos os outros meninos desenhavam.
Aquele menino sentia-se triste e estava cada vez mais desatento. Esqueci-me de um pormenor: este menino também não jogava futebol.
Todos os meninos jogavam futebol nos intervalos mas ele não…Imaginem, ele desenhava animais estranhos, robôs e toda a sorte de coisas e seres nunca antes vistos.
Para ser bom aluno, ele tinha de jogar futebol, fazer casas, árvores, serras e rios e, sobretudo, deixar de ser tão desatento…
Mas, um dia, aquele professor partiu e veio outro. Aparentemente, o novo professor não era mais novo ou diferente. Também ensinava tabuada, fazia ditados, cópias, redacções, desenhos e leituras, mas gostava de piões e fisgas e explicava a matéria com eles. Gostava de animais coloridos, gostava de perguntas e às vezes não tinha respostas, mas passou a ter um grande problema… tinha um aluno muito atento e todos os outros muito desatentos…
Entretanto, os outros meninos, antes bem-comportados e agora desatentos, até gostavam do professor. Ele não gritava, não ralhava, mas não o entendiam… Era tão difícil pintar animais às cores e fazer perguntas sem parar. Mas eis senão quando, conseguiram entendê-lo… E de tudo se fazia aula… Não era preciso estar sempre de acordo, podia errar-se. Claro que era preciso saber a tabuada, saber ler e escrever, mas os piqueniques podiam ser em Marte e os homens podiam ter ferramentas nos pés… e todos os meninos podiam ser quem eram, diferentes, desatentos, sonhadores, tímidos…
Aqueles meninos andaram na escola até serem velhinhos e aquele professor era um mago com 500 anos e que, antes de ser mago, também tinha andado naquela escola até ser muito velhinho…”
E termina assim a história no qual a autora pergunta no final “Aprender será olhar para dentro de mim, para fora de mim, para dentro dos outros, para as coisas e situações e integrar tudo isto no meu ser?”
Até já,
sábado, 26 de março de 2011
Uma pequena dica
Passei por aqui só mesmo para deixar uma pequena dica!
Não sei se costumam passar para os vossos alunos endereços de páginas web, que por vezes são demasiado extensos. Se sim, já devem ter verificado a dificuldade que por vezes esses endereços geram neles.
Existem muitos serviços na Internet para converter os endereços extensos em endereços muito pequenos. Um deles, é o bit.ly.
Numa próxima experimentem e vão perceber que facilita muito a vida aos alunos.
Até já,
Filipe