segunda-feira, 18 de março de 2019

Gamificação -> Google Forms+Edmodo+Canva




Hoje são tempos em que se fala muito de gamificação e onde muitos de nós olhamos para o termo como algo difícil de implementar em sala de aula, ou simplesmente, pensamos em jogos que teremos de criar e que darão muito tempo a concretizar. A gamificação é claramente uma área muito ampla e que pode ser usada de diferentes modos dentro ou fora da sala de aula.

Vou partilhar aqui no blogue uma atividade que desenvolvi com os meus alunos a meio do primeiro período e onde se encaixa perfeitamente a gamificação e feita de suma forma muito simples.

Este ano, pela primeira vez estou a dar aulas ao 5.º ano, alguns destes alunos já tinham sido meus alunos no quarto ano, onde lecionava programação com recurso a tablets.
Chegando estes ao quinto ano apercebi-me rapidamente que estamos perante alunos "táteis" se me é permitido usar tal expressão. Ora, na sala onde leciono, só existem computadores e como tal os alunos têm imensa dificuldade em usar o teclado. Após uma aula onde expliquei o funcionamento do teclado e de uma pequena tarefa para digitar um texto(algo que já não fazia há imenso tempo) percebi com o tempo que os alunos ainda não dominavam e continuavam a ter dificuldades em digitar determinados carateres, por isso criei um pequeno jogo que consiste em 7 testes para se tornarem um "Keyboarder Expert".

Para passar ao teste seguinte os alunos precisam sempre de tirar 100% no teste.
No final do terceiro teste, é lhe atribuído a medalha de bronze.
No final do quinto a de prata e por último, no final do sétimo a de ouro, tornando-se desta forma um Keyboarder Expert ;)



Para a criação dos testes utilizei o google forms e atribuo as medalhas através da plataforma que uso na sala de aula, o edmodo. Para a criação das medalhas utilizei o canva.

Só uma pequena dica, na criação dos testes usando o google forms, necessitam de usar imagens nas palavras e não texto, para evitar o copy-paste ;)

Esta atividade é para os alunos desenvolverem quando lhes apetecer fora da sala de aula ou então na sala de aula quando terminarem as tarefas propostas, algo que na disciplina de TIC é necessário, pelos diferentes ritmos que os alunos apresentam.

A gamificação, pode ser simples!







2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...