quinta-feira, 23 de abril de 2015
Fotor - Um excelente serviço web para colagem de imagens
Já divulgamos no blogue alguns serviços web/aplicações que permitem a criação de imagens recorrendo à técnica de "colagem de imagens".
Um dos meus preferidos é o pizap, no entanto por estes dias descobri o fotor.
O fotor é muito mais que um serviço de criação de imagens em torno da colagem de imagens, isto porque permite também a edição de uma imagem e a criação de cartões.
No entanto na questão da colagem de imagens o fotor tem um potencial muito grande, digamos que é muito profissional.
Para já tem uma interface muito limpinha, sem grandes ruídos e de fácil manipulação. Depois tem imensos modelos para se fazer a colagem e divididos por tema. Acabando num que permite a manipulação completa da colagem.
A edição de imagem é muito forte com as técnicas habituais doutros serviços mas tem fontes incluídas bastante apelativas.
Fiquei muito agradado e não vou substituir o pizap por este mas sempre que pedir trabalhos aos meus alunos vou explorar este com eles não deixando de lhes sugerir também outros serviços web.
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Pixton - Criar bandas desenhadas
O Pixton é um serviço web que permite aos utilizadores criar tiras de banda desenhada.
Começo por dizer que tem duas versões: a paga e a gratuita. No entanto do meu ponto de vista a gratuita serve perfeitamente para a escola.
Depois do registro na aplicação temos duas possibilidades de criar a nossa banda desenhada: a iniciante e a avançada.
Na iniciante, somos guiados na criação da mesma, no entanto mesmo assim é bastante flexível.
Quando escolhemos esta versão somos confrontados com a escolha do cenário. O Pixton disponibiliza imensos,como:
- o espaço,
- estradas,
- paisagens,
- parque de diversões,
- época medieval,
- campo,
- cidade,
- anos 20,...
Posteriormente somos convidados a escolher o número de personagens que vamos usar na nossa banda desenhada.
A partir deste ponto podemos ir adicionando novos cenários à nossa bd.
Na elaboração do quadradinho é nos permitido configurar os personagens: adicionar diferentes posições, rodar e ainda mudar as expressões dos mesmos.
O Pixton permite ainda ao utilizador criar personagens através de um processo em que vamos escolhendo, o sexo, penteado, cor do cabelo, roupa, num processo que envolve 61 possibilidades de personalização ;)
Este poderia ser o meu avatar! |
Não explorei o modo avançado mas deu para perceber que podemos personalizar por completo o nosso quadradinho e as nossas personagens. O vídeo a seguir mostra as potencialidades do modo avançado.
Já vi muitos serviços web para bds mas este pareceu-me o mais completo e muito simples de manipular.
Se costumam usar este tipo de serviços não deixem de experimentar o Pixton e de incentivar os alunos a criarem as suas. São serviços muito apelativos e motivacionais para os alunos.
terça-feira, 21 de abril de 2015
MOOC - Competências Digitais para professores
A Universidade Aberta vai promover um mooc de competência digitais para professores.
Segundo a Universidade o curso:
"pretende desencadear a reflexão e debate em torno do desenvolvimento de competências para a utilização das tecnologias digitais em educação. A tecnologia, por si só, não influencia a aprendizagem, mas metodologias de ensino eficazes incorporando as tecnologias digitais podem promover e facilitar a aprendizagem. Deste modo, pretende-se que os participantes no curso reflitam sobre os desafios colocados à escola, em particular, no contexto de sala de aula, resultantes da influência das tecnologias digitais e que discutam formas de integração de ferramentas tecnológicas de aprendizagem social (social learning tools) visando melhores práticas com impactos positivos nos desempenhos dos alunos."O início do curso será no dia 27 de abril e vai-se porlongar durante seis semanas com término a 7 de junho.
Os temas que irão ser desenvolvidos no curso são:
Tema 1- Pesquisar | Selecionar | Partilhar
Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na internet
Tema 2 - Interpretar | Construir | Comentar
Utilizar ferramentas digitais na sala de aula
Tema 3 - Analisar | Refletir | Expandir
Promover a aprendizagem colaborativa através de ferramentas digitais
Podem inscrever-se e obter mais informações na página destinada ao cursoUm excelente tutorial para o tratamento da fotografia
O serviço web polarr online fez um tutorial muito interessante que explica de uma forma muito pedagógica os termos que se usam no tratamento de fotos.
Para os curiosos e autodidatas da fotografia é um tutorial a não perder porque explica muito bem os conceitos que o tratamento de imagem tem, permitindo ver com exemplos concretos o que é e o efeito que provoca técnicas como:
- Saturação;
- Temperatura;
- Contraste;
- Sombras;
- Exposição;
- Vibração e muitos outros.
O interessante do tutorial é que além da explicação dos termos técnicos permite que através de simples movimentos no rato ver o efeito que a técnica faz na imagem.
Muito interessante para quem não é profissional da fotografia mas gosta de "brincar" com as suas fotos.
As dimensões perfeitas das redes sociais
As redes sociais são hoje certamente utilizadas por muitos de nós para partilhar com os nossos alunos.
Estas necessitam de se atualizar constantemente e essa atualização passa muitas vezes pela interface, resultando sempre na mexida das dimensões dos objetos que podemos mudar.
O blogue Mashable fez um post muito interessante com as dimensões das redes mais utilizadas: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Linkedin. Além das dimensões, apresentam também dicas sobre a publicação de alguns elementos.
Todas as fotos são da autoria de Vicky Leta do blogue Mashable
Estas necessitam de se atualizar constantemente e essa atualização passa muitas vezes pela interface, resultando sempre na mexida das dimensões dos objetos que podemos mudar.
O blogue Mashable fez um post muito interessante com as dimensões das redes mais utilizadas: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Linkedin. Além das dimensões, apresentam também dicas sobre a publicação de alguns elementos.
Todas as fotos são da autoria de Vicky Leta do blogue Mashable
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Domínio público - 3 sites com imensas imagens livres
Uma pequena partilha mas com imensos recursos para pesquisar aquela imagem que pretendemos usar na nossa apresentação, no nosso blogue ou noutro recurso qualquer que estejamos a criar.
Todos estes sites são de domínio publico como o próprio nome diz têm imensas imagens de fotógrafos profissionais de resolução alta.
Public Domain Pictures
Public Domain Images
Public Domain Photos
domingo, 12 de abril de 2015
Revisão da Semana
Abrimos a semana com a partilha da apresentação utilizada na sua participação no Ignite em torno da diminuição da fratura digital. Partilhamos ainda, um excelente serviço web que aconselhamos vivamente a experimentar e a partilhar com os alunos, o Photo for class, que junta ao seu download os créditos da imagem e ainda uma nova fucncionalidade do google docs que já permite introduzir cabeçalho e rodapé diferente na primeira página.
Tempo ainda para partilhar um TED muito bem disposto!
Ted da semana
Photos for class - Imagens com os direitos de autor. Ideal para as escolasGoogle Docs - Cabeçalho ou rodapé da primeira página diferente
Diminuindo a fratura digital
sexta-feira, 10 de abril de 2015
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Photos for class - Imagens com os direitos de autor. Ideal para as escolas
Também já partilhamos imensos sites onde podemos pesquisar imagens livres de utilização ou com licenças creative commons.
Nessa linha, hoje partilhamos o Photo for Class, um site excelente que faz a sua pesquisa recorrendo ao flickr e que nos permite fazer o download da mesma. Até aqui é mais um site a somar a muitos outros que já existem!
O interessante do site, é que quando fazemos o download da imagem este adiciona à imagem o nome do autor, o link da imagem e ainda a respetiva licença creative commons. Simplesmente espetacular!
Sem dúvida que é um serviço que aconselho a colocarem nos favoritos e a partilharem com os alunos!!
Google Docs - Cabeçalho ou rodapé da primeira página diferente
Tenho escrito no blogue bastante sobre o crescimento que o google drive foi tendo nestes últimos tempos e havia algo que não me deixava satisfeito no Google Docs. A impossibilidade de se ter um cabeçalho e um rodapé diferente na primeira página. Até há pouco tempo, se colocasse cabeçalho/rodapé num documento ele repetia-se por todo o documento, uma característica que achava bastante má pois normalmente na primeira página não se coloca por exemplo números de página, mas por outro lado, não ficava nada interessante criar um documento sem números de página. Daí eu ter alguma dificuldade em não entender porque é que a google não introduzia esta funcionalidade.
Agora, este procedimento já é possível e podemos configurar a primeira página diferente das outras.
Uma funcionalidade que há muito esperava por ela!
terça-feira, 7 de abril de 2015
Diminuindo a fratura digital
No sábado passado fui ao Ignite de Penafiel com a temática "Diminuindo a fratura digital"
O Ignite é um evento onde se partilha algo em 5 minutos, num formato de "vinte diapositivos 15 segundos cada".
Deixo aqui a minha partilha, sem áudio ;)
Basicamente abordo a importância de diminuir a fratura digital.
A escola precisa rapidamente de aproximar o mundo extra-escolar do aluno-completamente digital e conetado- com o seu mundo escolar que ainda é muito analógico.
Abordo a minha prática letiva em que não dispenso as plataformas de ensino-aprendizagem sociais, quer para a organizar toda a informação das minhas turmas quer para o feedback/partilha com os alunos. Abordo também, como tornar as aulas um pouco mais motivadoras para os alunos indo de encontro mais ao que é o mundo extra-escolar dos mesmos, recorrendo aos milhares de serviços web gratuitos, à criação de jogos quer para a aprendizagem quer para avaliação formativa, às medalhas de mérito/objetivos, à gestão do comportamento, à sala de aula invertida... enfim, tentar sempre que possível aproximar a escola com o seu mundo extra-escolar.
O Ignite é um evento onde se partilha algo em 5 minutos, num formato de "vinte diapositivos 15 segundos cada".
Deixo aqui a minha partilha, sem áudio ;)
Basicamente abordo a importância de diminuir a fratura digital.
A escola precisa rapidamente de aproximar o mundo extra-escolar do aluno-completamente digital e conetado- com o seu mundo escolar que ainda é muito analógico.
Abordo a minha prática letiva em que não dispenso as plataformas de ensino-aprendizagem sociais, quer para a organizar toda a informação das minhas turmas quer para o feedback/partilha com os alunos. Abordo também, como tornar as aulas um pouco mais motivadoras para os alunos indo de encontro mais ao que é o mundo extra-escolar dos mesmos, recorrendo aos milhares de serviços web gratuitos, à criação de jogos quer para a aprendizagem quer para avaliação formativa, às medalhas de mérito/objetivos, à gestão do comportamento, à sala de aula invertida... enfim, tentar sempre que possível aproximar a escola com o seu mundo extra-escolar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)