quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Há uns anos atrás fiz este vídeo sobre o Natal e ainda hoje acho que...
...o Natal é tempo de...

Por isso, acho-o atual!



Natal é tempo de...

Em meu nome e em nome do The Blog Teacher desejo a todos um Feliz Natal!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

321 ferramentas para professores!!!!!

goldsmid tools by Arnoooo, on Flickr
Creative Commons Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic License   by  Arnoooo 

O site Global Digital Citizen Foundation elaborou uma lista extensa de ferramentas gratuitas para professores. São 321 ferramentas agrupadas em 18 áreas. Todas gratuitas!
É impossível não encontrar uma que lhe agrade!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Clyp - Grava um audio e partilha de forma simples


Existem serviços que são extremamente simples, fazem somente uma tarefa e por isso se revelam bastante interessantes em questão de utilização.
O Clyp é o serviço ideal para se gravar um audio em torno de algo que se pretenda e no fim o serviço encarrega-se de o armazenar e disponibilizar um link para se poder partilhar esse mesmo audio. Simples, falamos, o serviço grava e fornece o link para a partilha nas redes sociais mais conhecidas e por mail.


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Um serviço para criar word clouds



Gosto de word clouds.
Acho que é daquelas "coisas" que dá para imensas estratégias na sala de aula.
O meu preferido continua a ser o wordle mas este serviço também é bastante interessante.
Permite gravar a imagem em formato PNG e SVG.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Revisão do mês


Neste mês de novembro partilhamos várias sugestões.
Destacamos dois serviços para se usar na sala de aula, o Wheel Decide e um cronómetro online. O Snip é uma ferramenta muito interessante para fazer uma explicação em vídeo em torno de uma imagem. Deixamos também dois jogos em torno da matemática e na resolução de problemas que são sempre motivadores para os alunos. Sobre o powerpoint, uma temática que apreciamos, deixamos boas dicas para se usarem na hora de se criar uma apresentação e ainda uma imensa biblioteca de powerpoints bastantes apelativos de história. Também andamos pela google e deixamos três boas dicas para pesquisar com o seu motor de busca, abordamos o restyling do G+ e como se pode analisar as questões de um google forms em tempo real.
Normalmente, durante a semana também deixamos partilhas em torno do multimédia que desta vez foram dedicadas a um belíssimo filme sobre a dislexia e dois vídeos que explicam a mitologia do senhor dos anéis.
Ainda houve tempo para partilhar um grande repositório com +350 milhões de fotografias de alta resolução e que podem ser como todos gostamos de usar...livremente.


Filme - Como estrelas na terra

sábado, 28 de novembro de 2015

Revisão da semana


Na semana em que tivemos novo ministro da educação, terminamos a mesma com um excelente filme que aborda de forma deliciosa o problema da dislexia. Partilhamos um serviço muito simples mas também muito interessante que nos pode ajudar na hora de decidir na sala de aula. Iniciamos a semana com um jogo de resolução de problemas muito interessante e direcionado para o 3º, 4º ano e mesmo para o 5º e 6º. Deixamos ainda três boas dicas para pesquisar na internet e uma autêntica livraria digital com +350 milhões de fotografias de alta resolução e que podem ser usadas livremente.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Filme - Como estrelas na terra

Sexta é sempre dia de algo multimédia, um filme extraordinário sobre a dislexia! Simplesmente delicioso!
"O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 
Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 
Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. " retirado da descrição do Youtube, criado pelo PORTAL EDUCAÇÃO

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Três boas dicas para se pesquisar no google

Pesquisar num motor de busca nem sempre é fácil encontrar o que pretendemos

1 - Encontre exatamente o que quer
Utilizar as aspas numa expressão permite que o google devolva páginas exatamente com essa expressão.
Note que se usar eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida é completamente diferente da expressão dentro de aspas.

2 - Excluir termos ou expressões
O sinal menos junto de um termo ou de uma expressão permite excluir na nossa pesquisa esses termos.


Neste caso devolve páginas onde aparece a expressão "Luís vaz de camões" mas que não contenha a palavra Lusíadas.

3 - Encontre algo que não se recorda
Quando não se recorda de alguma parte do texto pode utilizar o * para substituir uma cadeia de carateres


São pequenas dicas mas que muitos dos internautas por vezes desconhecem.
Boas pesquias



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

+350 milhoes de fotos gratuitas e de alta resolução


Chama-se Visual Hunt e é uma autêntica biblioteca de imagens de alta resolução que podemos usar livremente. Com um motor de busca muito bem elaborado o site permite fazer a pesquisa através de palavras-chave, usando filtros de uso comercial, domínio público e com licença creative commons. Ainda possibilita a pesquisa por cor.

Sem dúvida uma ferramenta para guardar no "canivete suíço" dos professores e para partilhar com os alunos.
Acrescentei ao item Ideal para... pesquisar imagens livres na página Ideal Para...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Wheel Decide - Uma ferramenta para o ajudar a decidir na sala


Wheel Decide é uma ferramenta simples criada a partir da típica roda da sorte. Torna-se uma ferramenta interessante na hora de nos ajudar a decidir algo na sala de aula.
Faz parte das ferramentas que geram aleatórios baseados numa lista de itens.
Vejo esta ferramenta para nos ajudar a escolher aleatoriamente um aluno, para, responder a um tópico, um trabalho de pares em que tenhamos diferentes temas para atribuir aos alunos, revisões, ... enfim, para o que a criatividade de cada um de nós decidir.
Wheel Decide permite criar rodas com as opções que se pretender, no entanto não as grava!
O único registo que o serviço contempla é via facebook, mas honestamente eu não experimentei essa opção(não sou muito de me registar com a conta do facebook). No entanto, o Wheel Decide deixa criar as nossas próprias opções sendo que uma delas é inserir as opções linha a linha, logo, por exemplo, para uma turma, uma dica interessante é colocar num documento de texto os nomes dos alunos e na hora de utilizar o serviço basta copiar os nomes dos alunos para esse local e o nosso problema fica resolvido.
Gostei bastante do serviço pela simplicidade com que nos "ajuda" na sala de aula.
Se quiserem um serviço mais rápido e mais clean podem dar uma vista de olhos no random name selector.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Jogo de resolução de problemas



Ainda na semana passada partilhamos um jogo de matemática interessante para os alunos trabalharem o cálculo mental.
Esta semana trazemos outro também muito interessante que para além do trabalho do cálculo mental permite aos alunos trabalhar a resolução de problemas
Acho que estes jogos permitem aos alunos trabalhar competências que necessitam mas de uma forma mais motivadora.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Google+ fez um restyling


O G+ não conseguiu do meu ponto de vista destronar o facebook nem coisa que lhe pareça mas na verdade também se foi direcionando para outras vertentes enquanto rede social e tenta cada vez mais captar e criar redes de comunidades de pessoas que não se conheçam mas que partilham os mesmos interesses e nesse aspeto acho que tem evoluído bastante.
Este último restyling trouxe algumas novidades que o tornou mais simples e mais rápido.
Voltou a dar ênfase às comunidades e coleções. As comunidades continuam a ser um local muito interessante de partilha de bons conteúdos e como tal de conhecimento. As coleções  não são mais que posts relativos a uma determinada temática.
Muito importante foi a alteração que a google fez relativamente aos posts que aparecem na nossa timeline que são cada vez mais direcionados para os nossos gostos. Uma crítica que a google recebia bastante pelos utilizadores da rede social.
De uma forma geral, o G+ está mais rápido e simples. Dá mais foco agora às comunidades e coleções e filtra melhor os posts que "caem" na nossa timeline!




quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Um projeto sobre a história da Internet



A "Internet History Sourcebooks Project" é uma coleção de domínio público de textos sobre a história da internet e criado com o intuito de ser utilizado para fins educativos. 
Quem se interessa pela temática tem aqui um bom repositório histórico.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cronómetro online


Uma das ferramentas que utilizo bastante na sala de aula é um cronómetro para a realização das tarefas. Inicialmente os alunos sentem alguma pressão mas com o tempo começam a perceber o quanto demoram a executar determinada tarefa. Além disso, dá muito jeito para manter sempre a aula num ritmo alto. Normalmente uso o online-stopwatch que já partilhei no blogue ou o cronómetro do classdojo  mas este online countdown timer também me parece interessante uma vez que é simplista na sua utilização.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Jogo de resolução de problemas matemáticos


Um jogo muito interessante para aplicar aos alunos do 4º e mesmo, porque não no 5º e no 6º ano sobre resolução de problemas matemáticos.
É composto por três níveis de dificuldade!
É daquelas ferramentas que os alunos vão gostar e estão a trabalhar bastante o cálculo mental e a organizar o pensamento matemático.
Gostei bastante!


sábado, 14 de novembro de 2015

Revisão da semana


Na semana em que na minha cidade se assinala o feriado municipal e o S. Martinho, partilhei com todos duas publicações diferentes, uma sobre a minha t-shirt que o edmodo me enviou como embaixador e outra em que assinalei também em torno da temática do S. Martinho que é vivida com bastante intensidade no nosso município a festa que a minha Escola organiza.
No entanto e como não podia deixar de ser houve espaço para as partilhas tecnológicas e nesse aspeto partilhei uma ferramenta da microsoft, gratuita e que permite que possamos gravar um audio em torno de uma imagem e ainda escrever na mesma, gerando assim um pequeno vídeo. Partilhei um site extraordinário com powerpoints de história, muito criativos e apelativos visualmente.
A finalizar um vídeo que explica em cinco minutos a mitologia do famoso senhor dos anéis.


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Powerpoints de história muito apelativos


Numa das minhas viagens pela Internet descobri um site de um professor americano de história que faz uns powerpoints muito interessantes. É óbvio que fala muito sobre a história americana mas tem uma secção dedicada à história europeia. No entanto o que me chamou mesmo atenção foi a qualidade visual que as apresentações têm e que podem muito bem servir de inspiração para outras apresentações.
Podem aceder às apresentações no site do Tom Richey onde este também dispõe de bastantes vídeos sobre as mesmas apresentações.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A minha tshirt e o meu big pin do Edmodo


Ontem quando cheguei a casa já bem tarde da escola após a festa de S. Martinho e de imensas reuniões intercalares tinha à minha espera um belo gift que o Edmodo me enviou.
Partilho no meu blogue e com todos os leitores do mesmo porque sou um fã da plataforma e como tal dediquei-me ao estudo da mesma. Há uns meses tornei-me embaixador da plataforma e foi com muito agrado que ontem abri o kit que me enviaram.
Quem com regularidade lê o blogue sabe que sou daqueles que não entendo como é que hoje os professores não têm uma forma de estender a sua sala de aula. Para mim a forma mais simples é utilizando uma plataforma web e nesse aspeto o edmodo é também o mais simples para o fazerem.
Se precisarem de ajuda "Ask me about edmodo" ;)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

S- Martinho - um dia diferente na Escola Básica e Secundária do Pinheiro


Hoje o meu post não é sobre tecnologia, mas sim sobre uma atividade que se realiza anualmente na minha escola, a Feira de S. Martinho.
Uma atividade que é vivida de forma intensa por toda a comunidade educativa. Os pais colaboram na elaboração da barraca da turma da qual integram os seus educandos, os alunos elaboram as quadras de S. Martinho e no dia trazem produtos para serem comercializados na sua barraca.
As portas da escola abrem-se por volta das 9:30 a toda a comunidade escolar, os espaços destinados para a feira enchem-se por completo e começam as compras que são todas sempre em modo de saldo!
Amanhã, é feriado aqui em Penafiel, porque é ...S. Martinho e a cidade vai certamente encher-se de andantes e passantes que vão ocupar as artérias da cidade!
Bom S. Martinho a todos!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Snip - Capturas, narras, desenhas e ele grava em vídeo!



Snip é uma ferramenta que permite capturar o ecrã, e posteriormente permite ao utilizador narrar algo sobre essa captura.
Além disso, permite ao utilizador utilizar canetas de diferentes cores. Parece pouco mas quando a usamos percebemos que tem um potencial brutal.
Basicamente o Snip cria um vídeo daquilo que narramos juntamente com aquilo que escrevemos/desenhamos.
Na escola, vejo esta ferramenta para se poder esclarecer um aluno de uma forma rápida independentemente da área.
Permite partilhar por mail, por link ou então gera o código para ser embutido em alguma página web. Pode ainda ser partilhado diretamente no facebook.

Fiquei fã!

O Snip é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft e sim, é gratuita e pode ser feito o seu download aqui!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Análise em tempo real com o google forms

Quando usamos os formulários do google drive podemos ter acesso à análise de dados em tempo real, ou seja, mediante as respostas que vão sendo submetidas o drive prepara uma série de gráficos que nos permitem analisar rapidamente um resumo das respostas que foram dadas até ao momento.
Torna-se extremamente útil na hora de analisar porque não temos que fazer absolutamente nada.
Deixo abaixo o vídeo de um guru do drive que mostra o que referimos.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Daisy Chain - Uma belíssima curta animada sobre anti-bullying

Sexta é dia de uma partilha em torno do multimédia.
Hoje trazemos uma belíssima curta animada em numa temática sempre complicada na escola, o bullying. Com narração da também belíssima voz de Kate Winslet.
Soberbo!




terça-feira, 20 de outubro de 2015

53 Estratégias simples de avaliação

LTHEJan13 week 7 assessment and feedback by pgcap, on Flickr
Creative Commons Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License   by  pgcap 

Um dos blogues de maior expressão ao nível da educação é o Edutopia. É uma das minhas referências e hoje partilho com vocês uma lista que eles criaram, com 53 estratégias bastante simples de avaliação e claro, a maior parte delas pode ser feita com uso da tecnologia.
É um documento em pdf que podem descarregar aqui.



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Plickers - Um tablet, um papel e avaliação formativa em direto



Plickers é daqueles serviços que se pode enquadrar nos serviços de avaliação formativa, sistemas de resposta, isto porque permite recolher na hora informação/opinião da nossa audiência. Até aqui nada de novo, até porque existem imensos serviços deste género na web...
O interessante do Plickers é que a recolha da opinião é feita através de papéis que são lidos com o nosso tablet ou smartphone e os alunos não necessitam de ter nenhum instrumento digital!

Ou seja, aos alunos damos somente um papel que contempla quatro possibilidades de resposta(A,B,C,D) lançamos a pergunta e cada aluno mostra o seu papel com a sua escolha/resposta.



O professor com o seu tablet/smartphone, faz um scan de todas as respostas. No tablet o professor vai vendo as respostas dos alunos e ao mesmo tempo no projetor é mostrado quem já respondeu. A diferença é que no tablet visualizamos as respostas que cada aluno deu


e no projetor vemos quem já respondeu mas não se vê a resposta que cada um dos alunos deu.


A aplicação funciona muito bem e é rápida a recolher a informação, o scan é feito de longe não sendo necessário aproximar muito. O ideal é ter sempre o periférico(Tablet/Smartphone) que vai fazer a leitura sempre na vertical

A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir.

Funciona em Android e IOS.

Achei o serviço extraordinário mas os alunos ainda gostaram mais dele. Admito que foi talvez o serviço que mais apreciei este ano!

Todas as fotos foram retiradas do site plickers.com

sábado, 17 de outubro de 2015

Revisão da Semana


Numa semana bastante dedicada a uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores, o Powerpoint, partilhamos sobre este software um post onde explicávamos como podemos usar a ferramenta com uma apresentação gerida somente pelo utilizador. Para o efeito decidimos criar uma timeline que permite ao utilizador escolher livremente o período que pretende visualizar. Ainda com este exemplo explicamos como desativar por completo as teclas de direção e deixando o avanço de diapositivos conforme a escolha do utilizador. Explicamos ainda, como se pode retirar o sublinhado de uma hiperligação.
Antes disso, no início da semana partilhamos um serviço web que permite facilmente aos alunos "brincar" com as citações ou pequenos textos de uma forma muito criativa.
A finalizar a semana, com muita, mas muita criatividade, partilhamos uma ideia de uma professora que decidiu despir-se para ensinar. Verdadeira inovação pedagógica!

Bom fim de semana,

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Inovação...pedagógica... Despiu-se para ensinar com muita criatividade

Inovação pedagógica está na ordem do dia em todo o lado...mesmo em locais onde não se percebe nada de educação...
Pois bem uma professora de biologia despiu-se para ensinar o corpo humano. Despiu-se, mas ficou com dois fatos de licra, um com os músculos desenhados e outro com o esqueleto humano ;)


http://www.leidschdagblad.nl/regionaal/rijnenveen/article27524313.ece

e no youtube



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Powerpoint - Como retirar o sublinhado de uma hiperligação


No início da semana partilhamos um powerpoint que permite ao utilizador escolher por onde quer navegar e para o efeito criamos uma timeline em que o utilizador escolhe a data que pretende ver. Para a criação desta apresentação algumas técnicas tiveram que ser feitas. No primeiro post explicamos a estrutura e a forma como a apresentação foi criada.
Ontem explicamos como podemos desativar todos os controles de avanço de diapositivos e deixar a navegação somente para as hiperligações existentes.
Hoje explicamos como podemos "retirar" o sublinhado das hiperligações e ao mesmo tempo formatar a hiperligação da forma que bem entendermos.

O processo não é simples, mas é fácil de se concretizar. Na realidade, nós não criamos a hiperligação no texto, o que fazemos é colocar por cima do texto uma forma geométrica que ocupe todo o texto e depois formatá-la de forma transparente(ao nível de preenchimento e de contorno da forma). Ou seja, quando o utilizador for carregar num ano, na realidade está a pressionar a caixa transparente que está antes do ano ;)



Terminamos desta forma uma sequência de três posts sobre o powerpoint com uma série de dicas sobre a utilização deste software.

Qualquer dúvida que surja estejam à vontade para entrar em contacto connosco!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Powerpoint - Como desativar o avanço dos diapositivos pelas teclas


No post de ontem em que abordamos a forma de criar uma apresentação gerida completamente pelo utilizador referimos que o avanço dos diapositivos só pode ser feito única e exclusivamente através das hiperligações criadas nos diapositivos.
Normalmente quando criamos uma apresentação ela está previamente definida para avançar com o clique do rato ou então com as teclas de direcção, cima/baixo.
O controle do rato é simples de gerir, basta aceder ao separador "Transições" e na seção "Temporização" desmarcar a caixa de verificação "Com clique do rato".


Neste caso, o avanço dos diapositivos ainda continua a ser possível fazer pelas teclas e numa apresentação como a que ontem partilhamos, nós pretendemos que o utilizador avance não de forma sequencial mas através das hiperligações colocadas para o efeito.

Neste caso, precisamos de personalizar a nossa apresentação para Consulta num local público.
Na versão do office 2010 podemos fazer essa personalização no separador "Apresentação de diapositivos", secção "Configurar" e selecionar a opção "Configurar apresentação de Diapositivos". Nessa caixa de diálogo escolher a opção "Para consulta num local público(ecrã inteiro)"


E com esta configuração não é mais possível avançar de diapositivo para dispositivo a não ser através das hiperligações criadas.

Amanhã, veremos como "retirar" o sublinhado das hiperligações.




terça-feira, 13 de outubro de 2015

Criar uma timeline com o powerpoint gerida completamente pelo utilizador.




Uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores continua a ser o Powerpoint. Normalmente utilizamo-lo para fazer apresentações sequenciais, com o intuito de expor algum conceito/assunto.

No entanto, hoje trazemos para o blogue uma outra forma de utilizar o software de apresentações.

Uma outra forma, porque é uma "apresentação" completamente gerida pelo utilizador, ou seja, é ele que define para onde quer ir e não a habitual apresentação sequencial de diapositivo a diapositivo.


Para exemplificarmos, criámos uma timeline, que acreditamos ser algo que muitos dos professores também utilizam mas que, normalmente, nem recorrem a este software para o fazer.


 A timeline suporta somente sete anos ,que poderiam, igualmente, ser períodos letivos ou outros intervalos temporais.

Cada diapositivo suporta um ano e, no caso, só contém dois elementos que variam: um texto e um gráfico que mudam consoante o ano.



Tudo o resto é grafismo simples, ou seja, a base tem uma caixa de texto onde se colocam os anos, uma linha e uma forma que aponta para o ano, sendo que, para dar ênfase, colocamos o ano a negrito e mudamos a cor quando o mesmo é escolhido.



É óbvio que este tipo de exercícios assenta na criatividade de cada um, mas é uma ideia que pode ser bem explorada.
É uma forma de disponibilizar aos alunos alguns recursos que eles podem explorar livremente num momento posterior.

Nota final - esta apresentação que aqui deixamos tem algumas técnicas que para alguns não serão muito utilizadas e que nos próximos posts vamos analisar, nomeadamente:
  • Como tirar o sublinhado da hiperligação e ao mesmo tempo formatar essa hiperligação com o formato que pretendemos(é um truque engraçado ;))
  • Como criar uma apresentação em que desativamos as teclas do cursor e do rato, colocando, dessa forma, a apresentação a ser controlada unicamente pelas ligações existentes no documento criado por nós.

São duas dicas muito simples mas que acreditamos que muitos dos professores que usam o Powerpoint possam desconhecer.

Gostávamos bastante que quando usassem a apresentação partilhassem connosco as dúvidas que possam existir...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...