quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Memebase – Tiras de Banda Desenhada

memebase
Memebase é um editor muito simplista de criação de tiras de banda desenhada.

Permite a adição de texto, cor, de imagens a partir do nosso pc e tem uma boa base de dados de personagens.

Em Memebase o difícil é a criatividade para o assunto e para o texto porque a parte mais fácil é, a criação da tira.

Criei esta tira em poucos minutos, o difícil foi o assunto e o texto ;)

Good new

Fonte da imagem: http://memebase.com/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Print Friendly–Imprimir um site com um clique

Printfriendly

Print Friendly é um excelente web service para imprimir sites/blogues.

Muito similar ao Print What You Like, torna-se mais interessante porque elimina praticamente tudo o que é lixo devolvendo uma interface que nos permite imprimir o documento de uma forma muito rápida. No entanto a remoção de qualquer elemento pode ser feita rapidamente.

Podemos utilizar o Print Friendly de diferentes formas:

  • No seu site introduzir o URL do site a imprimir
  • Adicionar o bookmarklet ao seu browser.

O Print Friendly permite também que possamos gravar em formato pdf, enviar por mail.

Para bloguers o Print Friendly gera um widget que se pode acrescentar ao blogue. Algo que fiz no The Blog Teacher, já que coloquei no final de cada post o botão print_friendly que permite imprimir cada um dos posts.

Mapas mentais–Curso básico

Excelente curso grátis online sobre mapas mentais.

Dividido em unidades, com vídeos e uma narração muito simples, e com atividades no final de cada módulo.

Constituído por seis unidades:

  • O que são
  • Para que servem?
  • Como se elaboram
  • Ferramentas digitais
  • Aplicações profissionais
  • Avaliação

Ideal para iniciantes, mas mesmo para quem gosta desta temática tem coisas interessantes

Podem também fazer o download do manual completo em pdf.

Créditos da imagem: http://pt.wikipedia.org

sábado, 26 de novembro de 2011

Revisão da Semana







Numa semana bastante dedicada ao vídeo, quer na sua construção, quer na procura ou na partilha, quer na divulgação. Desta forma, partilhei elementos multimédia que de uma forma ou de outra têm a ver com tags como educação, professores, sala de aula, partilhei dois vídeos: um "tributo" merecido aos professores e outro de um senhor que admiro muito, sir Ken Robinson, em torno dos paradigmas da educação. Ainda na parte multimédia um site que apresenta a matemática em filme e um site que diariamente apresenta um resumo histórico do que foi feito nesse dia.

Para o iPhone, um vasto leque de ferramentas para a aprendizagem de uma segunda língua.

E, tempo ainda para umas pequenas reflexões em torno de notícias sobre cyberbaiting, estatuto do aluno e as TIC.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estatuto do aluno dos açores

Só porque acho que este documento pode ser um ponto de viragem muito importante para a nossa Escola. Gostava que o MEC olhasse para este documento e fizesse algo do género, tenho a certeza que a Escola mudava muito, passava a ser novamente um local de ensino e de aprendizagem…

Penso que as crises devem ser aproveitadas para ajudar a construir uma nova sociedade, um estatuto destes, mudava muitos dos constrangimentos relacionais e institucionais que existem na Escola de hoje, mas acima de tudo, o mais importante, é que os pais, iriam dar mais atenção, à maior responsabilidade que têm: educar os seus filhos!

Tenho algumas expetativas sobre o novo estatuto do aluno, mas…

Isto tudo, a respeito da notícia do Público sobre o novo estatuto do aluno nos Açores.

Créditos da imagem: www.público.pt

Changing education paradigms

Porque gosto muito deste senhor, porque o acho uma referência no que diz respeito à educação e à criatividade, dou-lhe a palavra, Sir Ken Robinson

Assustador


Isto é assustador!
Segundo um relatório da “Norton Online Family”, cada vez mais professores são alvos de cyberbaiting, ou seja da provocação por parte dos alunos com o intuito de o irritar, filmar e depois colocar online.
Um em cada cinco professores conhece colegas ou é vítima de alunos que filmam e colocam online” in sapo

Créditos da imagem: http://www.larrysworld.com

Mathematics in movies


Oliver Knill professor universitário de Harvard, fez uma coleção extraordinária de clipes de vídeos que apelidou de “Mathematics in movies”. Com cenas de filmes onde entra esta ciência, extraídos de filmes como uma Mente Brilhante, o bom rebelde, Jurassic Park, Apocalypse Now, Hackers, a rede,… Os vídeos podem ser vistos no site ou podemos fazer o download em formato quicktime.
Créditos da imagem: http://www.filmesdecinema.com.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Neste dia

logo_sapo_noticias
pouco partilhei uma ligação e agora partilho mais duas! Deve ser da greve…

Andava pela net quando vi duas rubricas que me parecem interessantes, aliás, acho que foi o facto de as ter visto no mesmo dia que me despertou umas ideias.

Estou a falar de uma rubrica do site de notícias do sapo intitulada “neste dia” e de uma outra rubrica no site da BBC denominada de “Day in Pictures”.

O primeiro apresenta diariamente um vídeo com momentos na história que ocorreram no dia de “hoje”, o segundo, o da BBC, mostra imagens do que aconteceu durante o dia atual!

A mim, parece-me que ambas as rubricas terão excelentes possibilidades para se usar em contexto educativo!Sem dúvida, excelentes possibilidades!

Oitenta ferramentas para aprender uma língua estrangeira.


Partilho com vocês uma ligação do site appstorm, que disponibiliza  oitenta ferramentas para aprender uma língua estrangeira, para o iPhone. Com aplicações para espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, chinês e ainda linguagem gestual. Infelizmente são somente ferramentas para o iPhone, interessante para usar em tempos mortos. Uma boa coleção de apps.

Créditos da imagem: http://appstorm.net/

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A respeito da notícia do Público

Estava a dar uma vista de olhos pelas notícias da educação quando deparo com esta:

Professores de TIC querem disciplina em início de ciclos

Depois da introdução

“Os professores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) defenderam hoje, no Parlamento, que a disciplina devia ser leccionada no início de cada ciclo, ou seja, no 5.º, 7.º e 10.º anos.”

Leio o desenvolvimento da notícia, e, honestamente espero que a ANPRI, tenha argumentado muito para além do que o corpo da mesma diz, porque se foi somente aquilo, qualquer um percebe que afinal TIC serve para muito pouco! E TIC neste momento é muito, mas muito importante, mas não pelo que está referido na notícia!

Talvez o jornalista tivesse escolhido mal as perguntas!?!? Aquela introdução não tem nada haver com o desenvolvimento da mesma!

Também sou da opinião que TIC deve estar no início de ciclo, e se for para se manter só num ciclo, deverá ser no sétimo ano.

Vidque – Descobrir, armazenar e partilhar vídeos

vidque

Há uns tempos, li algures que os utilizadores do Youtube fazem uploads de 35 horas de vídeo de minuto a minuto. Isto representa horas e horas de vídeo. Só uma percentagem muito reduzida desses filmes terá interesse para nós, mas no meio de tanta informação perdemos certamente muitos clipes interessantes. Além disso, hoje temos mais canais de vídeo, como tal, ainda mais informação “perdemos”.

O Vidque ajuda um bocado a contornar um pouco esse problema, pois possui uma tecnologia que verifica em vários canais, dentro das nossas temáticas, os vídeos que potencialmente vão de encontro aos nossos gostos.

Desta forma, podemos alojar na nossa conta, vídeos provenientes de diferentes fontes que o Vidque aceita, nomeadamente, o Youtube, Vimeo, Ted e Blip.tv

Como rede social, funciona em jeito de twitter, já que podemos seguir utilizadores ou ser seguido por outros. Além disso podemos adicionar vídeos através do seu URL, através do seu bookmarklet e podemos adicionar também todos os vídeos de uma determinada página.

Parece-me interessante a nível educacional, já que nos permite criar facilmente canais temáticos para uso em contexto de sala de aula e também para partilhar com os alunos e os colegas.

Nota: O Youtube também tem esta possibilidade de criar coleções temáticas e também faz sugestões relacionadas com as nossas pesquisas. O Google plus, veio ainda possibilitar a visualização das publicações feitas pelos nossos “amigos”. O Vidque tem acesso a uma maior base de dados e parece-me também mais potencial!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Thank a Teacher

Acredito que Maria de Lurdes Rodrigues nunca viu este vídeo, mas acredito ainda mais, que ela não sabe o que é a vida de um professor. Nunca a esquecerei…

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Duas ferramentas para criar vídeos facilmente

stupeflix

Já abordei aqui o animoto, no entanto existe uma ferramenta muito similar a esta, o Stupeflix.

O Stupeflix é uma webapp que permite a criação de vídeos de forma muito simples recorrendo a imagens, mapas, texto, áudio e clipes de vídeo.

Com uma interface simplista, permite a adição de fotos dos tradicionais serviços de alojamento como flickr e picasa e ainda facebook, para além da importação de fotos e vídeos do nosso pc.

Relativamente ao áudio, além de disponibilizar algumas faixas com licença para se utilizarem permite a importação de áudio a partir do nosso pc.

Permite a adição de transições e efeitos entre os elementos, mas, se por um lado é interessante por outro obriga o utilizador a “perder” muito tempo com as experiências.

animoto_logo_lg_blackBkgd

Muito similar ao animoto, no que diz respeito à adição dos elementos referidos, mas perde para este, na produção do vídeo, uma vez que o animoto tem bastantes modelos pré-definidos para se usarem e com uma tecnologia de produção de vídeo excelente, que tornam o vídeo mais “profissional”, requerendo com isso também menos tempo na produção do vídeo para o utilizador.

Por outro lado, o Stupeflix apresenta a funcionalidade de pré-visualização e edição total do vídeo, algo que o animoto não permite.

São duas ferramentas interessantes, mas continuo a preferir o animoto, até porque se for para personalizar um vídeo, prefiro outras ferramentas locais.

sábado, 19 de novembro de 2011

Revisão da semana

revisão da semana

Numa semana marcada por mais uma presença da nossa seleção num campeonato da europa, abordei quatro ferramentas interessantes, o checklist, ideal para publicar de forma simples, partilhar e obter feedback; o PrintWhatYouLike, para personalizar a impressão de páginas e dois “quadros” que permitem colaboração, embora com fins diferentes, o writeboard que se revela como um processador rudimentar que permite a edição em equipa e como tal a escrita em jeito de everywhere e o linoit um “quadro” de post-its multimédia com lembretes via mail.

Tempo ainda para o poder das palavras, do estatuto do aluno que se avizinha e de um top de ferramentas para se usar em contexto educativo.

The power of words
Writeboard–Para escrever, partilhar, comparar e rever
Imprimir só o que queremos de uma página web
Top 100 – Ferramentas na educação
linoit–Post-it multimédia em qualquer lado
A Seleção
O estatuto do aluno e os intervenientes na educação
Bloggers gonna hate

Continuo aberto a sugestões!
Até para a semana,

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

The power of words

Não é uma ferramenta tecnológica, mas é talvez a “ferramenta” mais importante que temos. Ilustra bem o cuidado que temos de ter com ela!
words
Não sei quem é o autor da imagem, por isso as minhas desculpas ao mesmo por não citar a fonte.
Um bom fim de semana… with good words!

Writeboard–Para escrever, partilhar, comparar e rever

writeboard_logo
Writeboard é uma web tool que cria uma página web com um "processador de texto" rudimentar, mas com um conceito interessante: escrever em qualquer lado sem o receio de se perder algo... Por outro lado, a questão da partilha, uma vez que pode ser partilhado facilmente. Tem ainda outra característica interessante, é que podemos via RSS receber as alterações que vão ocorrendo. Achei interessantíssimo!

A criação é super simples, só é pedido o e-mail, o nome do writeboard e uma password. Depois é só partilhar o endereço e a password com a nossa "equipa". E.. Temos um quadro branco, para “discussão”!
Muito simples, mas com muito potencial a nível educacional!

Há dois anos participei num projeto com alunos do 2º ano, em que tive de criar uma wiki para que estes escrevessem uma história colaborativa. Writeboard facilitava muito!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Imprimir só o que queremos de uma página web

print what you like

Print What You Like é uma webtool que permite a impressão de uma parte de uma página web. Mas, é muito mais que isto, já que podemos configurar a nossa impressão de forma a que seja imprimido somente o que realmente se pretende. Ou seja, na prática o Print What You Like oferece-nos uma interface onde a página é mostrada sobre a forma de elementos, a partir daí seleciona-se somente os elementos que pretendemos imprimir eliminando tudo o que para nós é"lixo".

Essa manipulação de elementos é feita através de uma barra de ferramentas que contém opções, que nos permitem por exemplo, isolar, remover ou mesmo agrupar elementos.

Além disso, a interface permite mostrar/esconder o fundo, as imagens e as margens.

O Print What You Like pode ser usado através do seu site ou então com o seu bookmarklet que funciona nos browsers mais utilizados.

O Print What You Like permite a impressão para pdf e enqaunto o testava criei este pequeno documento de um dos meus posts. Vejam como ficou limpinho!

Top 100 – Ferramentas na educação

Uma lista elaborada pelo Centre for Learning & Perfomance Technologies onde se salienta cada vez mais, o uso de aplicações ou serviços grátis.

Um pódio, preenchido pelo mesmo trio do ano anterior: Twitter, Youtube e Google docs.

Algumas novidades, entrando 23 novas ferramentas para a lista.

Saliento com agrado a manutenção do primeiro lugar pelo Twitter, a entrada nos dez primeiros do dropbox, prezi e glogster e ainda a entrada direta para o 33º do scoop.it

Podem ver a lista completa aqui e ver também os Winners & Losers 2011.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

linoit–Post-it multimédia em qualquer lado


Linoit é um serviço que nos disponibiliza uma “parede” para se “colar” post-it em qualquer lado onde estejamos. O post-it suporta texto, imagens, vídeos e sendo post-it, é “colado” onde se pretende. Além disso, um aspeto muito interessante, é que podemos anexar documentos pessoais(doc, xls,pdf…).

Mas o linoit é muito mais que uma simples parede onde se cola post-it. Podemos enviar um mail para a nossa “parede” e este automaticamente gera um post-it com essa mensagem e também enviar um post-it para o nosso e-mail.

Como reminder, o linoit permite agendar tarefas para um determinado dia e recebemos uma mensagem no nosso mail.

A nível de colaboração permite trabalho em grupo, partilhando a parede com um grupo que pode interagir livremente nessa “parede”. Tem ainda a possibilidade de se partilhar o link de uma “parede”.

Temos uma ferramenta parecida com o Wallwisher, mas com alguns acréscimos ao nível de organização de reminders e essencialmente ao nível da colaboração.

A nível educacional estamos perante uma aplicação do tipo feedback, como “lembrete” dos alunos para alguma tarefa. Colaborativamente pode ser usado pelos alunos e por um grupo de trabalho de docentes.

Funciona na família i, ipad/iphone.


Nota importante: a cola do post-it não acaba ;)


A Seleção

foto retirada de record.pt

Hoje abro um grande parêntesis no meu blogue para escrever sobre uma das minhas grandes paixões: A Seleção Nacional!

Não vou falar do jogo propriamente dito, porque poder-me-iam achar muito chato, isso deixo para outros locais.

Sou um adepto fervoroso da Seleção, reconheço que quando esta joga me “transformo”, mas que fique claro, que é uma transformação que nunca põe em causa a integridade de ninguém! Gosto, uso cachecol e camisola, sofro, sento-me, levanto-me, ando, salto, gesticulo, bato palmas, dou força, dou moral, embora saiba que eles não ouvem, mas fico assim…

Por isso não poderia deixar aqui os meus parabéns à nossa Seleção pela exibição de ontem… e claro pelos saltos que dei!

Thanks e até ao Euro 2012!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O estatuto do aluno e os intervenientes na educação

É com muito agrado que leio uma notícia no Público em que o secretário de estado do ensino e administração escolar, João Casanova de Almeida diz:
“Aqueles que são professores que saibam que nós lhes reconhecemos autoridade e que tudo faremos para que ela volte a estar na linha da frente das preocupações de todos, pois só assim poderemos dignificar e dar valor social à educação”
Para mais à frente sobre o estatuto do aluno referir:
“Não podemos alicerçar um documento como o estatuto muito mais baseado em direitos do que em deveres”
Considera ainda que os pais também têm de ser responsabilizados e que estes têm “de dar valor social à educação”
Terminando com:
“Se o Estado tem à disposição de toda a população recursos para que seja garantida a sua Educação, não pode deixar de ser responsabilizado cada um dos intervenientes”, declarou.
É um discurso que tem andado afastado completamente da escola. A educação faz parte de todos os intervenientes da sociedade, com uma ênfase maior nos pais, a principal função da escola é ensinar, preparar para inserir o jovem socialmente, culturalmente e profissionalmente. Para que os professores a possam colocar em prática é urgente a responsabilização de todos os intervenientes.
Foi com bastante esperança que vi esta notícia e que espero sinceramente que o “novo” estatuto do aluno seja realmente um documento muito baseado em deveres.
Não digo isto para defender o meu queijo, mas porque gosto de ensinar e sei que todos o fazemos melhor quando o rigor e a exigência impera. E para isso, é preciso a autoridade que se perdeu!

domingo, 13 de novembro de 2011

Bloggers gonna hate

É o slogan do Checkthis. Discordo um pouco dele, mas entendo-o perfeitamente! E entendo-o, porque assenta num conceito de publicar e partilhar de uma forma muito simples e rápida!

checkthis

O Checkthis disponibiliza-nos uma interface que nos permite inserir rapidamente uma imagem, um vídeo, texto, mapas, som(de alguns serviços, não localmente) e ainda tweet´s.

Após a inserção dos elementos que se pretendem, o Checkthis cria um URL que podemos disponibilizar e onde depois, se pode comentar, colocar likes e ainda partilhar.

Sem dúvida que há um “bocadinho” de Posterous aqui, mas muito mais simplificado, quiçá, alguém que olhava para ele e pensava “isto poderia estar mais simplificado

A nível pessoal acho interessante, mas vejo um potencial enorme na educação. Disponibilizamos um link, os alunos adoram conteúdos multimédia, coisas simples, práticas, que não demorem, e… sabem que não se expõem pessoalmente à critica dos colegas, por isso, gostam e comentam!

Fiz dois e gostava de ouvir a vossa opinião!
O desafio de educar no Séc. XXI
Afinal a tradição mantém-se


Meet checkthis from checkthis on Vimeo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Revisão da Semana

revisão da semana

Comecei a semana com o meu canivete suíço que utilizo sempre que o pc está ligado. Abordei o stich.it, que permite criar um slideshow de sites que reunimos dentro de uma mesma temática e o projeqt, um site bastante criativo para digital storytelling ou portfólios.

Foi semana também de atualização no firefox, de um sinal positivo para as TIC e de um post sobre liderança, do blogue terrear.

4 “ferramentas”, uma avalanche de informação
Projeqt–Portfolio,Storytelling, Apresentações
Slideshow de sites
Os quatro pilares de uma liderança transformacional, in terrear
Sinal positivo
Firefox 8

Até para a semana,

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sinal positivo


Fonte da foto:http://www.p21.org/

Na semana passada abordei a questão do Fim das TIC dedicando alguns posts ao Ministro Nuno Crato e à sua decisão. Hoje no público fala-se que esta pode vir a ser lecionada no 6º ano, e, já ontem no blogue a educação do meu umbigo surgiu um post com um documento que saiu de uma reunião entre o MEC e o Conselho de Escolas que referia exatamente a possibilidade de esta vir para o 2º ciclo, mais especificamente para o sexto ano.

Sempre defendi que a disciplina deveria de “descer” e pessoalmente acho que deveria de ir para o início do 3º ciclo, ou seja, o sétimo ano. Provavelmente haverá uma atualização do programa, e acredito que será privilegiado o open source e o freewaree(a Microsoft em maus lençóis ;). Pessoalmente, gostava muito que incentivassem o uso de ferramentas da web 2.0. Eu já o faço nas minhas aulas, sem deixar de cumprir com aquele “programa”, mas não dispenso trabalhos em animoto, wordle, wikis, glogster, blogues, … ferramentas que permitem desenvolver nos alunos algumas das skills que se pretendem para este séc. XXI.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Slideshow de sites

stich_it

É impressionante o número de ferramentas e serviços grátis que a web disponibiliza. Ainda há pouco tempo falei de duas ferramentas que nos permitem agrupar informação em torno de uma temática, refiro-me ao Themeefy e ao jog the web.

Hoje, nesta temática abordo o stich.it cuja finalidade é a mesma dos anteriores. A vantagem do stich.it em relação aos outros é a sua simplicidade e rapidez de todo o processo.

Não é necessário registo nenhum, simplesmente colocamos os endereços web que pretendemos linha a linha e, stich it!

O stich.it “pega” nesses endereços e transforma-os num slideshow das páginas web que adicionamos!

Demorei “muito” mais tempo a escrever este post do que a criar este exemplo sobre sites que permitem agrupar url´s em torno de uma temática!

Firefox 8

Fonte:mozillabrasil.org

Já se encontra disponível a atualização do mozilla firefox 8.

Podem ver as novidades aqui e fazer a respetiva atualização.

É muito importante ter este género de aplicativos sempre atualizados! Se existe por vezes alguma resistência à adaptação das alterações, as vantagens de se atualizar são muitas, essencialmente ao nível da segurança e o tempo, encarrega-se do resto… da nossa adaptação!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os quatro pilares de uma liderança transformacional, in terrear

Um dos blogues que sigo é o Terrerar do JMA, que nos saúda com um encantador:

“A quem ainda não desistiu de inventar dias mais claros.”

E hoje transcrevo na íntegra um post com o qual me identifico e que partilho com vocês:

“Sabe-se que a liderança transformacional é a força que clarifica a visão, cativa, inspira, mobiliza e (se) compromete na ação.
Para que este sistema de liderança seja eficaz precisa de conjugar 4 verbos:

i) Promover uma aprendizagem personalizada. Porque é preciso enterrar o mito largamente maioritário de que é possível a todos como se todos fossem um só.
ii) Incentivar um ensino marcado por uma ética profissional. Que não está à espera de orientações superiores. Que prescinde da lógica de funcionário. Que sabe que o seu primeiro e fundamental dever é fazer aprender todos os alunos.
iii) Criar e desenvolver redes de colaboração entre os profissionais da docência. Porque os desafios da aprendizagem de todos precisam da inteligência coletiva em ação.
iv) Prestar contas (accountability) de forma inteligente. Que fuja à ilusão das aparências burocráticas. Que se centre no essencial ( o valor acrescentado de cada escola). Que mostre os caminhos da melhoria dos processos e dos resultados.

(a partir de Hopkins, 2007)”

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeqt–Portfolio,Storytelling, Apresentações

Fonte:http://help.projeqt.com/projeqt

O Projeqt é uma ferramenta de apresentação que considero multimodal. Interessantíssima para conceitos como o storytelling, apresentações e com um potencial enorme para mostrar portfolios de imagens, mas a ferramenta permite muito mais! Usei a ferramenta no ano passado, na minha aula assistida e não contei histórias ;)

Baseado num conceito: uma ideia um slide, permite a adição de texto, imagens, vídeos(youtube,vimeo), hiperligações, feeds, ligações a redes sociais… e criar projetos dentro de projetos, em jeito de história, dentro da história.

A criação é muito simples e intuitiva como diz o vídeo abaixo.

O Projeqt já está acessível a todos, já não há necessidade de esperarem pelo convite!

O meu projeqt enquanto o testava!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

4 “ferramentas”, uma avalanche de informação

No meu portátil, que encerro poucas vezes, existem quatro ferramentas que tenho sempre em execução. São as ferramentas que utilizo para receber e armazenar a informação que mais me interessa. Complementam-se!

twitter_logo_header
O twitter é sem dúvida a minha rede social preferida. Para este serviço utilizo o tweetdeck.

diigo_logo
Com tanta informação a chegar e a mudar, é importante armazenar, catalogar para mais tarde. Quando somos leitores assíduos de informação proveniente da web temos “obrigatoriamente” de ter um social bookmarking, se não “perdemos” muita informação. Não me vejo sem o diigo!

GoogleReader-logo
Sigo imensos blogues e sites que subscrevo, utilizo o Google Reader para ler os posts/notícias, já que este faz uma atualização constante do conteúdo. É muito prático!

facebook
Bem, o facebook, socializo mas… estou inscrito em grupos fabulosos no que diz respeito aos meus interesses.
Um pormenor importante, podemos partilhar com todas elas!!!!
E vocês, que ferramenta não dispensam?

sábado, 5 de novembro de 2011

Revisão da Semana

revisão da semana
Numa semana marcada pela entrevista do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato em que anunciava o fim das TIC, dediquei-lhe alguns posts porque não concordo com a ideia dele de que “os alunos dominam as TIC”, penso que se confunde destreza com dominar, mas…
Mas…também houve coisas boas, o halloween, o futuro segundo a Microsoft , um e-book, webinars, um add-on para uma leitura sem “ruído” e…
E… o melhor da semana, duas ferramentas interessantíssimas para usar em contexto de sala de aula ou fora dela, dois recursos que nos permitem agregar informação em torno de um determinado tópico e disponibilizá-lo:
  • um em jeito de enciclopédia multimédia,
  • outro, como página web, com navegação lateral
Houve tempo ainda para o Jing, que é poderoso em captura de ecrã, permitindo criar um vídeo com o que fazemos no ecrã e ainda adicionar áudio.
Fim das TIC!
Capturar, narrar e gravar o ecrã
Webinars - Registos interessantes
Happy Halloween
Petição O Futuro de TIC e da Nação
MEC completamente em contraciclo
Filtrem a informação e façam uma enciclopédia multimédia
O futuro segundo a Microsoft
Ler sem publicidade
eBook: Além das redes de colaboração
À atenção de Nuno Crato
Um tema, uma lista de recursos
Continuo aberto a sugestões!
Até para a semana,

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um tema, uma lista de recursos

Jog_the_web

Jog the web é daquelas ferramentas que devem estar nos favoritos do professor! Não no canivete, mas nos favoritos!
Jog the web é um serviço web free que nos permite “alojar” uma lista, de sites e de páginas com conteúdo editado por nós.
O processo de criação da lista é muito simples. Para a criação de páginas só nos é solicitado três itens:
  • Nome da página;
  • o url da mesma e,
  • comentários que eventualmente queiramos colocar(por exemplo, perguntas).
Além disso, podemos também gerar conteúdo próprio, com a criação de páginas onde podemos inserir:
  • texto;
  • imagens;
  • objetos multimédia(flash,quicktime,…)
com templates que o serviço disponibiliza. 
Partilhando o URL do jog com os estudantes, estes acedem a uma página, com um painel lateral que facilita a navegação entre os diferentes itens da lista.
Penso que tem bastante potencial para a aprendizagem de um determinado tópico.
Enquanto testava a ferramenta criei este pequeno jog, onde podem ver a simplicidade com que os alunos navegam na lista.

À atenção de Nuno Crato

Do meu ponto de vista, hoje, com a massificação dos pcs, fruto do programa e-escola, e-escolinha, e-por aí adiante, confunde-se destreza com dominar. Concordo que os jovens de hoje apresentam uma boa destreza, diferente de hás uns cinco seis anos atrás, fruto da utilização que fazem do pc, mas sempre em torno do mesmo, redes socias, world wide web e jogos. Este é sem dúvida o verdadeiro conceito, apresentam destreza, não dominam, e “confunde” muita gente!

Como não concordo nem um pouco com a frase de Nuno Crato “Nesta idade a maioria dos jovens já domina os computadores perfeitamente”, deixo-lhe a ele e à sua equipa ministerial este belo documentário, que passou no Canal 2, no Nativos Digitais:

RTP - NATIVOS DIGITAIS

O documentário é interessantíssimo sobre literacia digital.

eBook: Além das redes de colaboração

Pode ler-se no resumo no site dedicado à apresentação do livro:

“Reunindo acadêmicos de várias áreas do conhecimento, ativistas e artistas, “Além das Redes de Colaboração” trabalha a contradição entre as possibilidades de criação e disseminação culturais inerentes às redes informacionais e as tentativas de manter a inventividade e a interatividade sob o controle dos velhos modelos de negócios construídos no capitalismo industrial. O livro pretende jogar luz sobre essas batalhas biopolíticas para decifrar as disputas sociotécnicas em torno da definição de códigos, padrões e protocolos.

Por isso, as tecnologias da informação e da comunicação foram avaliadas em suas dimensões mais importantes. As explicações nascidas da matriz do pensamento único, a qual procura esconder suas determinações histórico-sociais sob o discurso de uma racionalidade neutra, foram confrontadas com aquelas que pretendem dar transparência aos processos e politizar o debate sobre tais dimensões tecnológicas e sobre as históricas relações entre a ciência, o capital e o poder.”

Podem fazer o download aqui.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ler sem publicidade

O readability é um add-on para o firefox muito interessante para quem gosta de ler a partir da web, tornando o documento mais limpo, ou seja, elimina tudo que não esteja relacionado com o “artigo”.

Permite ainda adicionar a página a uma fila para “ler mais tarde” e personalizar o documento ao nível da largura e do tamanho da fonte.

Fazendo o registo podemos aceder a essa fila em qualquer lado, ou seja, no smartphone, tablets e também no kindle.

Vejam o pequeno vídeo demonstrativo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O futuro segundo a Microsoft

Vai ser tudo fininho ;)

Filtrem a informação e façam uma enciclopédia multimédia

themeefy

O Themeefy é uma excelente ferramenta para compilar online informação sobre um determinado tópico. Bem, o Theemfy, é muito mais que isso, depende é da nossa criatividade em usá-lo para... outro fim!

Ou seja, digamos que o Themeefy permite criar em torno de um tópico uma enciclopédia multimédia online.

Com um formato em jeito de revista ou livro, disponibiliza a inclusão de elementos multimédia que representam esse tópico. Concretizando:

Podemos procurar e inserir diretamente conteúdos da Wikipedia, do Youtube, do Facebook,do Twitter, Flicker, Bibkosh, do Google, notas pesoais, imagens a partir do pc, enfim, percebemos que podemos “colecionar” informação proveniente de diferentes “canais”.

O registo é muito simples, e a procura de informação nos canais acima citados, também. O Themeefy está ainda em versão Beta, e como tal tem algumas lacunas, o que não permite fazer uma enciclopédia toda bonitinha ;) mas é de uma utilidade educacional fabulosa. Disso eu não tenho dúvidas. Lá está a criatividade, o fator +, mas certamente que ao verem o funcionamento do serviço vão perceber o quanto é útil

Pensemos só nisto: Todos temos a noção de que a Internet é um campo vastíssimo de informação. E que a procura desta em torno de um item pode ser assustadora. Na escola se pretendemos filtrar para os alunos, eles vão adorar, estudar um tópico via Themeefy.

Tenho um projeto para o Themeefy, logo, logo eu “ponho cá fora”!

Pessoalmente, vejo o Themeefy como uma das melhores ferramentas que vi ultimamente!

Fica aqui um vídeo que demonstra a facilidade em colocar os conteúdos:

MEC completamente em contraciclo

Segundo o público:

Governo quer software grátis nos computadores mais antigos das escolas

Isto é claramente em contraciclo! A ideia é boa, embora do meu ponto de vista, já tenha alguns anos de atraso. A aquisição dos pc´s que foi feita pelo PTE, já deveria de ser somente com open source, eram milhões que se poupavam. Mas não foi! A Microsoft é forte e sabia que se não entrasse no negócio os miúdos adaptavam-se ao open source e o futuro por cá na óptica de utilizador estaria certamente comprometido!

Eu gostava de perguntar ao MEC quem vai fazer isto nas escolas?Administrar sistemas em Linux já não é para todos.

Ah! E quero ver os miúdos a "dominar" as tic, com open source quando chegarem ao nono ano!!! Eu sei, o facebook no mozilla é igual!

Daqui a 3 anos, os pcs estarão todos obsoletos, disso não há dúvidas! E as máquinas não vão aguentar os sistemas operativos da Microsoft exigentes ao nível de recursos de hardware! Quem vai fazer a transição? Eu sei a resposta: Ninguém, porque daqui a três anos, em 90% das escolas, vão funcionar 10% dos computadores. Espero estar enganado, mas…

Perdoem-me o desabafo!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Petição O Futuro de TIC e da Nação

Eu sei que sai fora do âmbito mas é por uma boa causa, se não concordam com o ministro, assinem, caso contrário…

Petição O Futuro de TIC e da Nação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...