sábado, 25 de outubro de 2025

5 ideias para o professor usar com o Padlet


Há uns dias atrás abordei no blogue porque tantos professores usam o padlet e hoje deixo algumas ideias como os professores podem utilizar esta ferramenta digital na sala de aula. 



🎒 Como o professor pode usar o Padlet

💡 1. Recolha de ideias (brainstorming)

Criar um mural em formato de “mural” ou “grade” e convidar os alunos a partilharem ideias sobre um novo tema.
Exemplo: antes de iniciar uma unidade sobre um determinado tema, os alunos podem escrever o que sabem, o que querem aprender e o que acham que é importante discutir.

🧠 2. Trabalhos de grupo colaborativos

Usar o Padlet como espaço partilhado onde cada grupo publica os seus progressos, imagens, vídeos e reflexões.
Desta forma, a turma pode acompanhar o trabalho dos colegas e o professor consegue dar feedback contínuo.

📚 3. Portfólios digitais

Cada aluno pode ter o seu próprio Padlet onde regista evidências do seu percurso de aprendizagem: textos, fotografias de trabalhos, vídeos ou reflexões pessoais.
Uma excelente forma de avaliar o desenvolvimento das competências ao longo do período.

🌍 4. Partilha de recursos educativos

Criar um mural onde publicamos vídeos, artigos, documentos e links úteis para a temática que estamos a lecionar.
Podemos convidar e incentivar os alunos a contribuir com materiais que descubram online — uma ótima forma de promover o envolvimento.

🎤 5. Murais temáticos interdisciplinares

Combinar disciplinas — por exemplo, TIC, Matemática e Ciências Naturais — e criar um mural sobre diferentes temáticas, "Semana da alimentação", "Hábitos alimentares da turma", “Tecnologia e Sustentabilidade”...
Os alunos podem inserir vídeos, gráficos, infografias ou pequenas apresentações feitas no Canva ou no PowerPoint, no slides ou outra ferramenta de apresentação.


🧭 Porque usar o Padlet?

O Padlet promove um ambiente de aprendizagem mais interativo, visual e colaborativo, onde todos os alunos têm voz e podem contribuir.
Mais do que uma simples parede digital, é uma ferramenta que une comunicação, criatividade e partilha, reforçando o envolvimento e a autonomia dos alunos. 

📘 Cria o teu primeiro mural e desafia os teus alunos a construir conhecimento em conjunto!

Este post foi criado com ajuda de IA onde selecionei as 5 melhores sugestões.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

5 desafios unplugged para desenvolver o pensamento computacional

Criada por IA com o Ideogram

Quem acompanha o blogue já sabe que o pensamento computacional é uma das áreas que mais valorizo, precisamente pela forma como desafia os alunos a pensar de maneira diferente quando enfrentam um problema.

Quando se fala em pensamento computacional, é comum associar-se o conceito ao uso de computadores e programação.

Mas a verdade é que estas competências podem — e devem — ser trabalhadas sem tecnologia, através de atividades unplugged, isto é, sem dispositivos digitais.

Estas atividades permitem que os alunos desenvolvam raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento algorítmico de forma lúdica e acessível, promovendo a colaboração, a comunicação e a criatividade.

A seguir, partilho 5 desafios simples e divertidos que podem experimentar com a vossa turma e que envolvem diferentes estratégias do pensamento computacional.


💡 1️⃣ Segue o Código!

Objetivo: compreender a lógica de instruções e sequências.

Como funciona:
Cria um percurso no chão da sala (ou no recreio) com fita-cola ou folhas A4 dispostas em grelha.
Um aluno é o “robô” e outro o “programador”.
O programador dá instruções orais ou escritas (ex.: “avançar 2 passos”, “rodar à esquerda”, “avançar 1”) e o robô executa.

💬 Variação: escreve as instruções em cartões com setas e deixa os alunos programarem o percurso antes de o executar. Podes criar obstáculos e objetos para apanhar.

Competências: pensamento algorítmico, decomposição, sequenciação.


🖍️ 2️⃣ Desenha como um robô

Objetivo: compreender como traduzir ideias em instruções precisas.

Como funciona:
Um aluno tem um desenho simples (ex.: uma casa, um sol, uma flor).
Sem mostrar o desenho, deve dar instruções passo a passo para que o colega o reproduza no caderno.

💬 Discussão final: compara os resultados e fala sobre a importância de usar instruções claras e exatas.

Competências: abstração, precisão, comunicação clara.


🧠 3️⃣ O labirinto de papel

Objetivo: desenvolver estratégias de planeamento e resolução de problemas.

Como funciona:
Cria um pequeno labirinto em papel quadriculado.
Os alunos devem escrever (ou desenhar com setas) o caminho correto da entrada até à saída, evitando os “obstáculos”.

💬 Extensão: desafia os alunos a criar os seus próprios labirintos para os colegas resolverem.

Competências: planeamento, lógica, depuração (testar e corrigir erros).


🔢 4️⃣ Missão de emparelhamento

Objetivo: reconhecer padrões e criar regras lógicas.

Como funciona:
Distribui cartões com figuras, cores, números ou letras.
Os alunos devem criar critérios de emparelhamento (por exemplo: “todas as figuras com três lados”, ou “pares de números ímpares consecutivos”).

💬 Variação: usa objetos reais da sala de aula ou imagens para criar padrões mais complexos.

Competências: reconhecimento de padrões, categorização, generalização.


🕵️ 5️⃣ Código secreto

Objetivo: compreender a ideia de representação simbólica e criptografia básica.

Como funciona:
Entrega aos alunos um código simples (ex.: A=1, B=2, C=3) e uma mensagem codificada.
Os alunos decifram a mensagem e, depois, criam a sua própria para um colega resolver.

💬 Extensão interdisciplinar: liga esta atividade à História ou ao Português, trabalhando mensagens históricas ou enigmas narrativos.

Competências: abstração, representação simbólica, lógica.


🧭 Porque usar atividades unplugged?

Estas atividades mostram que pensar como um programador não exige computadores.
Permitem trabalhar competências de pensamento computacional de forma ativa, acessível e divertida, integrando-se facilmente em diferentes disciplinas.

Além disso, são uma excelente forma de introduzir conceitos digitais em contextos com recursos limitados, preparando os alunos para atividades de programação posterior.


💬 Experimenta uma destas propostas e adapta-as à tua turma.
Com poucos materiais, mas muita criatividade, é possível ensinar a pensar como um computador — sem usar nenhum!

Depois de experimentares partilha a tua experiência. Se precisares de ajuda para criar algum recurso pode ser um pretexto para um próximo post.😉

Este artigo foi criado com IA e adaptado pelo autor.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Porque é que o Escape Room sobre o Teclado continua a ser tão usado?


 

Faz por esta altura um ano ano publiquei no The Blog Teacher um artigo  “Escape Room sobre o Teclado.

O objetivo era partilhar com os colegas e explorar uma atividade digital divertida, criada no Google Forms, para consolidar os conhecimentos sobre o teclado e ao mesmo tempo para ajudar os meus pares que somente com o Google forms poderíamos criar um escape room digital interessante.

O que não esperava era que, passado um ano, este artigo continuasse entre os mais visitados do blogue — e usado por tantos professores nas suas aulas.

Mas afinal, porque é que este recurso continua a funcionar tão bem?
A resposta está numa palavra: gamificação.

O Poder da gamificação na sala de aula

A gamificação não significa transformar as aulas em jogos, mas usar elementos típicos do jogo — desafios, missões, recompensas e progressão — para aumentar o envolvimento dos alunos.

No caso do Escape Room sobre o Teclado, o que acontece é precisamente isso:

  • há uma história que motiva (um enigma a resolver),

  • tarefas curtas e progressivas,

  • e uma recompensa imediata — o avanço para a palavra seguinte(o nível) ou a resolução final do mistério.

Estes elementos ativam a curiosidade, a competição saudável e a sensação de conquista — três ingredientes que tornam a aprendizagem mais memorável.


Porque continua a resultar

O sucesso deste Escape Room pode ser explicado por três fatores muito concretos:

  1. Simplicidade de implementação – o recurso é feito no Google Forms, uma ferramenta acessível e familiar para qualquer professor.

  2. Aplicabilidade imediata – pode ser usado em TIC, Apoio ao Estudo ou até nas AEC, mas adaptando o conteúdo serve para qualquer disciplina.

  3. Motivação real dos alunos – o formato de “jogo digital” cria um ambiente de descoberta e desafio, sem necessidade de plataformas complexas.

O que os professores valorizam

Muitos colegas que usaram este Escape Room partilharam um sentimento comum: os alunos ficaram envolvidos, mesmo aqueles que habitualmente mostram menos interesse.
E é precisamente aqui que reside o valor pedagógico da gamificação — dar sentido e contexto à aprendizagem através da experiência.

Ao jogar, o aluno não apenas memoriza o teclado — vive a aprendizagem.



Uma reflexão para nós, professores

Talvez o sucesso deste post — e do recurso — seja o reflexo de algo maior:
os professores procuram ferramentas simples, eficazes e que façam os alunos querer aprender.
E a gamificação, quando bem aplicada, é uma ponte poderosa para isso.


Se ainda não conheces o recurso, espreita o artigo original:
👉 Escape Room sobre o Teclado

E se já o usaste, partilha nos comentários como correu na tua turma — porque cada experiência ajuda outros professores a reinventar a aprendizagem com tecnologia.


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Porque tantos professores usam o padlet?


A primeira razão para responder a esta pergunta — e sublinho que é apenas uma opinião pessoal — está na simplicidade com que o Padlet sempre permitiu ao professor publicar diferentes tipos de recursos.

Ainda me recordo dos tempos iniciais desta ferramenta, quando se chamava Wallwisher, e de a ter partilhado aqui no blogue, em 2010.

Durante anos, em conversas e formações com professores, deparei-me várias vezes sem conta com a mesma situação: quando era preciso criar algo colaborativo com os alunos, surgia logo a ideia — “fazemos um Padlet!”. A ferramenta conquistou os docentes porque tornava tudo simples: bastava adicionar texto, imagens, vídeos ou links, e o mural estava pronto, disponível online, acessível a todos e até com possibilidade de comentários e partilhas.

A verdade é que o Padlet é isso mesmo: simples, prático e cheio de possibilidades. Tornou-se tão popular entre os professores porque facilita o trabalho colaborativo e a partilha de ideias, mas o seu verdadeiro potencial está na forma como conseguimos juntar texto, imagens, vídeos ou links — tudo num instante e com um só clique!

Em resumo, o Padlet permite criar murais virtuais colaborativos onde professores e alunos podem publicar ideias, imagens, vídeos, links ou ficheiros — tudo num único espaço digital, acessível a partir de qualquer dispositivo.

Outra caraterística do Padlet é a sua capacidade de se adaptar a diferentes níveis de ensino e áreas curriculares, sendo um excelente recurso para fomentar o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e a organização de ideias.

Claro que, com o seu crescimento, o Padlet deixou de ser totalmente gratuito. Hoje, a versão free limita a criação a três murais, o que nos obriga a alguma criatividade 😁 para continuarmos a tirar o máximo partido da ferramenta sem recorrer à versão paga.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

5 ferramentas para planificar, organizar e poupar tempo


 Imagem gerada por IA com o Ideoagram

A tecnologia veio para nos ajudar a simplificar a nossa vida... embora, na verdade muitas vezes nos complique 😁

Este meu primeiro post de outubro e porque ainda estamos no inicio do primeiro período será uma partilha que nos pode ajudar a planear, organizar e até mesmo poupar tempo no nosso quotidiano profissional ou até mesmo pessoal!

Google Keep - organizar ideias e lembretes

O Google Keep é perfeito para anotar ideias rápidas, criar listas de tarefas e definir lembretes. Tudo o que registas fica sincronizado com o teu Google Agenda e podes aceder a partir do computador ou do telemóvel.
💡 Usa-o para listar materiais a preparar para uma aula, registar ideias de atividades ou guardar simplesmente links da net.

Notion - centralizar toda a informação

Tenho-me rendido a esta app que cada vez utilizo mais. O Notion é um verdadeiro caderno digital moderno. Podes reunir planificações, grelhas de avaliação, registos de reuniões e notas num só espaço.
💡 Cria uma página por disciplina ou turma e mantém toda a informação sempre organizada e acessível.

Wakelet - reunir e partilhar recursos

O Wakelet é muito  mais que o título que utilizo mas cada vez mais navegamos e vemos info que queremos ler +tarde, Se não servir para mais, o wakelet ajuda-nos muito bem nessa função de guardar e organizar links, vídeos, artigos e documentos em coleções temáticas. É excelente para planificar aulas, criar portfólios digitais ou partilhar materiais com alunos e colegas.

💡 Cria uma coleção “Recursos da minha disciplina” e partilha-a com a tua turma ou departamento.

ClickUp - Planificar e gerir o trabalho docente

O ClickUp não é uma ferramenta muita conhecida mas é muito interessante, funciona em torno de um ambiente completo e flexível para professores. Permite criar tarefas, definir prioridades, acompanhar prazos e até partilhar projetos com colegas.
💡 Cria um espaço para planificar o período letivo, acompanhar avaliações ou preparar atividades do PAA.

Clockify - gerir o tempo e evitar sobrecarga

O Clockify embora seja uma ferramenta mais direcionada para equipas, pode ajudar-te a perceber quanto tempo dedicas a cada tarefa. Ao registares as tuas horas de planificação, correção e reuniões, consegues visualizar o teu esforço e encontrar o equilíbrio certo.
💡 Ideal para quem sente que “o dia nunca chega” e quer perceber onde o tempo realmente é gasto.

Em suma, usar estas ferramentas não significa complicar o trabalho — significa simplificar. Cada uma delas ajuda-nos a reduzir tarefas repetitivas e a manter o foco em questões essenciais.
Experimenta uma de cada vez e vai descobrindo qual aquela que se adapta melhor ao teu modo de trabalhar. 
Bom trabalho!
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