domingo, 26 de dezembro de 2010

1º Aniversário do The Blog Teacher

happy birthay

Faz hoje precisamente um ano que publiquei o meu primeiro post, na altura com muitas reticências para quem ia direccionar o blog, se somente para professores ou também para alunos. Acabei por me restringir aos primeiros!

Ao analisar este ano, percebo que é um blog com pouca expressão, limitado a um pequeno círculo de pessoas e que na generalidade conheço pessoalmente. Não me deixa triste, porque um dos meus grandes objectivos com a criação deste blog foi melhorar a minha escrita, pois escrever para professores é exigente! O outro, bem, o outro, esse divulguei-o no meu já referido post inicial “A ver vamos, como será o meu tempo para escrever e como será a "exigência criada" por vocês em mim!”. Esta foi sem dúvida a parte com menos expressão do blog, já que durante todo este período, recebi pouquíssimo feedback da vossa parte, ou mesmo temas que gostassem de verem desenvolvidos!

Olhando agora para trás, percebi que também escrevi pouco, mas mesmo assim, abordei algumas ferramentas/sites interessantes como o twitter(continua a ser a minha ferramenta favorita), animoto(adorei escrever este post), o dropbox(que na altura alertei para o quão fantástica era esta ferramenta) as paredes digitais como o wallwisher e o glogster, o prezi(extraordinário) e o Kerpoof!

Este ano, em ano de austeridade, o meu objectivo é combater essa austeridade com o dobro, o dobro de posts e de subscritores!

Parabéns ao The Blog Teacher e a todos aqueles que costumam por cá “passar”!

Aproveito para vos desejar um 2011 tremendamente extraordinário!

new year design

Um bem hajam e até já ,

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!!!

No ano passado para experimentar uma das minhas ferramentas favoritas fiz este vídeo simples e que hoje volto a partilhar com vocês.
Sinto que está completamente actual, porque afinal, no ano passado, este ano, e nos próximos, o Natal é e será sempre tempo de...




Eu, em nome do The Blog Teacher, desejo a todos vocês e às vossas famílias, um Santo e Feliz Natal,

Até já,

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenhos, livros de história ou animações

kerpoof

Hoje encontrei um site incrivelmente fantástico e que aconselho todos os colegas do primeiro ciclo a dar uma “vista de olhos” e porque não, testarem-no!

Pois se o fizerem, vão certamente achá-lo muito interessante e mais tarde ao mais cedo vão utilizá-lo com os vossos meninos!

É o Kerpoof! O Kerpoof é um site que possibilita aos alunos dar asas à sua criatividade pois permite criar imagens ou desenhos, cartões temáticos, filmes ou livros de história.

O Kerpoof fornece aos estudantes vários elementos em cada uma das secções, cenários, personagens, objectos, enfim uma série de recursos que lhes vão auxiliar na criação dos livros de história, nos filmes ou nos cartões que o site disponibiliza, e, permite também ao estudante fazer o download para o seu computador.

A interface é muito simples e intuitiva, tem um grande senão, é inglês, mas não nos podemos esquecer que hoje as crianças “lêem” rapidamente informação icónica.

Sem dúvida que o Kerpoof é um excelente site que permite aos estudantes por em prática toda a sua criatividade, estando somente limitados pela sua imaginação. Tem ainda a particularidade de criar situações simples, como os desenhos ou cartões, passando pela criação de uma história com várias páginas e complexificando, por exemplo, com a criação de um vídeo de animação, sim complexificando porque o Kerpoof tem comandos que permitem animar e movimentar as personagens que os meninos escolherem.

Na verdade, eu só naveguei pelo site uns vinte minutos, mas fiquei muito curioso porque vi nele um potencial enorme, com vontade de escrever um tutorial ao até mesmo fazer um workshop sobre este site.

Aproveitem uma manhã da pausa lectiva e testem as ferramentas que por lá coexistem e certamente que vão gostar e lembrem-se não é o inglês que irá criar barreiras nos vossos meninos, eles lêem muito bem imagens!

Até já,

sábado, 4 de dezembro de 2010

Os homens que influenciaram a Internet

berners_lee

Este post não se refere propriamente a tecnologia ou ferramentas para a educação, mas não podia deixar de passar em claro esta notícia.

Não sei que organização a elaborou, já que a fonte não a cita, mas foi publicada uma lista com os homens que mais influenciaram a utilização/crescimento da Internet, e claro, Tim Berners Lee, aparece em segundo lugar, sendo somente ultrapassado pela dupla que criou o protocolo de comunicação que permitiu que dois computadores comunicassem entre si, abrindo assim a possibilidade de se criar a rede da Internet.

A título de curiosidade, vejo muitas das vezes confundir Internet com World Wide Web(WWW). A Internet é a rede física, ou seja, são milhões de computadores ligados entre si, e esta rede é que disponibiliza uma série de serviços, entre os quais a World Wide Web, o correio electrónico ou por exemplo a conversação on-line, só para citar alguns.

Mas o grande boom da Internet surge sem dúvida através de Tim Berners Lee com a invenção da World Wide Web e com o hipertexto. Sendo ele o autor da frase “Anyone can create anything and sharing it with anyone” e com a qual me identifico na sua plenitude.

Podem visualizar a lista em http://www.guiky.com.br/2010/12/dez-pessoas-que-mais-revolucionaram.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...