sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Usar o wordle na sala de aula

Wordle: Wordle
Hoje vou “falar” sobre o Wordle. O Wordle é uma das web application mais simples que conheço mas com um potencial enorme para a educação.
Basicamente o que o Wordle faz é uma Word Cloud, um brainstorming ou simplesmente, embora não goste da tradução, uma nuvem de palavras. Podemos criar uma Word Cloud com as palavras que desejamos, a partir de um texto ou até mesmo introduzindo o endereço de um site e o Wordle gera por nós uma imagem que em suma não é mais do que destacar as palavras que mais vezes ocorrem no texto. Por exemplo colei este texto e gerou este Word Cloud:

Wordle: wordle cloud
Além disso o Wordle permite que a imagem gerada possa ser modificada, com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores, permitindo também que se possa imprimir ou guardá-la na galeria do Wordle, para claro, partilha-la, afinal de contas, é uma ferramenta Web 2.0.
Aproveito o momento para dar uma dica importante na construção de uma Word Cloud, quando pretendem dar destaque a uma expressão tipo “Word Cloud”, o Wordle na sua análise verifica palavra a palavra mas se pretendemos que duas palavras sejam vistas como um só conceito, como “Word Cloud” devemos colocar um ~ entre as palavras para que este, na sua análise contabilize a expressão como uma só palavra, ou seja, com o mesmo texto, mas com o ~ entre as palavras “Word” e “Cloud” o Wordle com o texto anterior gerou como resultado:
Wordle: wordle cloud
Onde a expressão "Word Cloud" além de aparecer junta, aparece em destaque.
Claro que o objectivo final será sempre vosso, a forma como podem explorar no âmbito de cada disciplina fica ao critério de cada um!
Para ajudar a perceber como podemos de certa forma incluir o Wordle na nossa aula deixo aqui alguns slides share que podem visualizar e recolher algumas ideias.
Façam bom proveito!
Até já!






sábado, 2 de janeiro de 2010

A minha escolha da década

Estamos no início de 2010 e uma década ficou para trás, muitas inovações foram feitas, a web cresceu e Tim O´Reilly criou o termo Web 2.0, sim, o termo, porque na realidade a Web mantém-se fisicamente como estava antes de entrarmos neste novo milénio, e digo isto, porque acredito que haja algures na teia pessoas que pensem que a Web 2.0 é algum software novo ou uma nova Internet. É um conceito que essencialmente quer dizer que houve uma mutação na Web em que antes éramos puros consumidores e agora somos claramente produtores de informação. A World Wide Web(WWW) transformou-se com uma segunda geração de aplicações Web que permite a qualquer utilizador sem grandes conhecimentos informáticos colocar na teia as suas opiniões, emoções, ideias, enfim, o que realmente cada um de nós quiser pode publicá-lo de uma forma muito simples, vejamos os blogs, as wikis, as redes sociais, Google pages and so on, enquanto anteriormente, consumíamos a informação que nos chegava, mas, era tudo muito estático, se queríamos opinar tínhamos realmente de deter alguns conhecimentos técnicos. Em suma, associado ao conceito de Web 2.0 estão tags como publicação, colaboração e partilha.
A Web 2.0 é muito mais que estas simples linhas que aqui redijo, mas a minha ideia não é falar da Web 2.0, poderia ser ela a minha escolha para esta década que terminou, ou as pens, ou a banda larga, os smartphones, ou o youtube, ou… muita coisa poderia ser a minha eleição da década transacta. E dizia que poderia ser a Web 2.0 porque na realidade sem ela era impossível existir o que para mim foi a maior inovação da década transacta. E para mim foi, uma surpresa para vocês, acredito eu, mas foi o twitter!


O twitter é uma rede social de microblogging. Permite aos utilizadores da rede social colocarem posts no máximo de 140 caracteres, existem os following, que não é mais do que "aquilo" que seguimos e existem os followers, que é "aquilo" que nos segue, e perdoem-me a expressão aquilo, porque na realidade é mesmo isso, no twitter a rede social não é constituída só por pessoas, pode também ser entidades, como jornais, revistas, sites, televisões, rádios, eventos, enfim pode ser aquilo que realmente nos interessa!
Falado desta forma, se é assim algo de tão simples porquê a minha escolha? Porque com o twitter estamos perante o maior agregador de informação que vai só de encontro ao que são os nossos interesses. Dizia um professor meu, de seu nome Escola, num documento elaborado para as jornadas “A frenda Dixital e as suas implicacions Educativas” dizia que “A grande dificuldade dos jovens de hoje não será tanto a acessibilidade da informação mas antes a quantidade, frente à qual se sentem claramente impotentes, verdadeiramente esmagados perante tão avassalador volume de informação” será que são só os jovens? Ou mesmo nós começamos a ter dificuldade em gerir este avassalador volume de informação?
Após este preâmbulo sinto que vos expliquei a minha escolha! Agora só falta dizer, o twitter é isso mesmo, o gestor perfeito de recolha de informação que realmente nos interessa! Inicialmente o twitter foi concebido sobre o slogan “What are you doing” e que tinha como finalidade que fosse um espaço de partilha de amigos que iam descrevendo o que estavam a fazer no momento, mas, com o tempo percebeu-se que o twitter era muito mais que isso e mudou para reflectir aquilo que realmente o serviço é, e, actualmente o seu slogan é“Share and discover what’s happening right now, anywhere in the world” que reflecte melhor sem dúvida o serviço. Esta mudança ocorreu aquando das eleições irarianas em que o acesso aos jornalistas foi vedado e os habitantes de Teerão usaram o twitter para darem conta do desenrolar dos acontecimentos.
Depois disto tudo resta-me explicar finalmente como funciona o twitter! A utilização do twitter é muito simples, como já referi existem os following que são as entidades que nós seguimos e que podemos adicionar porque nos deram o seu twitter(conta do utilizador) ou simplesmente porque encontramos através de uma pesquisa, pequisa essa, que pode ser feita por interesses. A partir daqui começamos a utilizar o twitter e depois com o tempo vamos adicionando followings à nossa rede, de uma forma sempre muito simples. Um exemplo se eu gosto de humor posso adicionar o Rui Unas, o Alvim ou o Nuno Markl e posso ir à conta do twitter deles e ver quem eles seguem e certamente que estarão lá pessoas que também me interessam, além disso posso utilizar as hashtags que me permitem seguir um evento, tipo #deb15, para seguir o debate quinzenal do parlamento ou então algo na moda #idolos ;) além disso temos os followers que na verdade são as pessoas que nos seguem, o twitter tal como qualquer outra rede tem questões privacidade que vos permite aceitar só os follwers que vocês pretendem. Claro que a prática vos dará muita mais informação de que estas linhas e não esperem criar uma conta do twitter e passado uns dias terem tudo o que pretendem!
Podem usar o twitter via site do serviço, mas existem agregadores muito interessantes que podem utilizar, eu pessoalmente utilizo o tweetdeck!
A finalizar, aqui fica o meu twitter coordenadortic, com a bio “A vida de um coordenador tic”, sim, porque quando criei a minha conta a minha ideia era mesmo dizer o que estava a fazer no momento ;) um dia destes altero isso para algo mais actual!
Um bom ano para todos e se quiserem partilhar e descobrir o que está a acontecer exactamente agora, em qualquer parte do mundo vou para o twitter.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...