sábado, 31 de março de 2012

Revisão da semana

 

revisão da semana

Numa semana de pausa lectiva, partilhei alguns serviços que podem ser usados em prol da educação, mas ao mesmo tempo que permitem relaxar um pouco deste ciclo que por vezes se torna demasiado intenso!

Comecei a semana com um post que sai um pouco do âmbito do The Blog Teacher, mas que interessa à generalidade dos professores, e que diz respeito à reforma curricular. Partilhei dois serviços em torno da vida social digital: o  You are your words e What about me. Abordei ainda um serviço tremendo, que pesquisa no flickr através de … cores e finalizei a semana com um número redondo para o The Blog Teacher.

Um número redondo

Procurar imagens pela cor

You are your words

What about me – My digital life

Revisão Curricular

Até para a semana,

sexta-feira, 30 de março de 2012

Um número redondo

 

smile

Hoje o The Blog Teacher chegou aos 100 subscritores! Gosto dos números primos mas também gosto dos números redondos e acho que atingir 100 subscritores é atingir um número redondo.

Espero que vos dê algum gosto acompanhar o blogue, porque me a mim, dà-me um gozo enorme escrever no blogue. Pese embora, por vezes não seja fácil, editar o blogue diariamente!

A todos aqueles que seguem o The Blog Teacher partilho este número e este sorriso!









A apresentação em prezi, tecnicamente também é um belo sorriso.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Procurar imagens pela cor

 

multicolor1

Andam à procura de uma imagem que ligue com uma cor e está difícil encontrá-la? Que vos inspire?

O serviço que partilho hoje resolve o vosso problema e enquadra-se na linha daqueles que apelido de “simples e fantásticos”.

O Multicolor search lab permite escolher até cinco cores e devolver uma imensa galeria de fotografias do Flickr com creative commons. Enquadrei este serviço no meu “simples e fantásticos” porque só temos de escolher até cinco cores e os resultados devolvidos são fantásticos!

Não me vou alongar mais sobre o post porque o serviço é mesmo isto e tenho a certeza que o vão adorar e experimentar, porque os resultados são tremendos de tanta qualidade. Percebe-se perfeitamente pelas imagens!

multicolor2

You are your words

 

myportrait(1)me, in my words

Ontem partilhei um serviço da intel que permite elaborar um infográfico da nossa vida social, hoje na mesma linha-porque as reuniões deram cabo de mim- partilho um outro serviço similar, mas que desta vez permite fazer uma montagem com uma foto nossa com um texto proveniente da nossa conta do Facebook, do twitter ou mesmo de um texto escrito por nós. Chama-se You are your words.

O processo é simples e faz-se em quatro passos:

  1. upload da imagem ou via webcam,
  2. ajustar a imagem de forma a ficar visível o que pretendemos,
  3. conexão à rede social ou inserção do texto e,
  4. por último, ajustar a imagem com algumas funcionalidades que o serviço disponibiliza.

Pode ser interessante para os alunos, quando pretendemos que estes “falem” sobre eles!

quarta-feira, 28 de março de 2012

What about me – My digital life

 

about_me

Estamos em tempo de pausa lectiva e nessas alturas de quando em vez partilho alguns posts para descontrair, que no entanto não deixam de poder ser usados em sala de aula, como costumo dizer “haja criatividade”.

Há uns tempos atrás a Intel criou o Museum of me que fez grande sucesso no facebook, desta vez a Intel criou outra aplicação que acredito também vá fazer sucesso na rede social. Chama-se What about me e mais não é do que criar um infográfico da nossa vida social, já que é criado com base nas contas do Facebook, twitter e Youtube.

Fiz um pequeno exercício com o Facebook, fiquei com a ideia que o infográfico gerado é mais em torno dos últimos posts, no entanto ficamos a perceber os assuntos que mais “falamos”. Quando o infográfico fica pronto podemos fazer o download do mesmo!

Experimentem!

terça-feira, 27 de março de 2012

Revisão Curricular

 

Hoje, quero dizer, ontem o Ministro apresentou a revisão curricular a iniciar no próximo ano lectivo!

Dei uma vista de olhos pela reforma e por alguns blogues dedicados à educação e deixo aqui algumas partilhas:

Documento do MEC na íntegra da revisão curricular.

Nuno Crato divulgou esta tarde as mudanças a introduzir na revisão curricular e na autonomia das escolas, in Profblog

 

Relativamente às TIC, concordo em absoluto que elas devem ir para o sétimo ano, sempre foi essa a minha opinião. No quinto ou sexto ano não faria sentido! No próximo ano lectivo TIC continuará a ser leccionada no 9ºano, só como medida de transição.

Em nota de rodapé, acho piada ao timing que esta gente escolhe para anunciar estas medidas!!!

sábado, 24 de março de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Terminei a semana com uma tremenda alternativa ao picnik, que ainda considero mais simples de usar: o picmonkey. Ainda nas imagens abordei o humanline, que se dedica a fotos de alta qualidade na área das artes, história e civilizações. Houve tempo ainda para abordar ferramentas para professores: o storyjumper, uma ferramenta que permite a edição de livros em formato digital, um todo list em jeito de easy to use, e uma lista tremenda de 25 TED Talks que podem ser usados em sala de aula!

Uma semana de boas partilhas!

Picmonkey–editor de imagens online, simples e muit...

Uma lista de TED Talks para a sala de aula

Humanline.com – Uma boa fonte de imagens cc

Todo list minimalista e muito prático

StoryJumper–crie livros com os alunos

Até para a semana!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Picmonkey–editor de imagens online, simples e muito prático

 

picmonkey

Picmonkey é um editor de imagens online muito recente e muito simples de usar. Basta arrastar a imagem para a página web que suporta o serviço e através das suas ferramentas editar a imagem e guarda-la no pc. Não precisa de registo.

Achei o serviço muito útil, porque todo o processo de manipulação em torna da edição da imagem é muito simples e de fácil utilização. Arrastamos a imagem para a página e depois o serviço permite a edição da imagem ao nível de funcionalidades básicas(corte, rotação, inversão, cores, exposição de luz, redimensionar), aplicar efeitos, acrescentar texto, a inserção de símbolos e ainda de molduras!

É muito útil, porque está acessível em qualquer lado e a todo o momento somos confrontados com pequenos ajustes que pretendemos fazer nas imagens.

Relembro, que cortar partes de uma imagem, nem sempre é o mais correto, a não ser que o autor o permita!

Aconselho a guardar nos favoritos ou no seu social bookmarking, porque é muito prático.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma lista de TED Talks para a sala de aula

 

Um site que muito aprecio é o TED Talk! TED de Technology, Entertainment and Design, que congrega uma coleção fabulosa de grandes palestras com oradores com ideias fantásticas e que partilham nestas conferências organizadas pela fundação.

São palestras com temáticas completamente diversificadas provenientes de grande intelectuais da actualidade, e com um valor educacional formidável.

Há poucos dias atrás criaram o TED Education que prometo um dia destes abordar aqui no blogue! Hoje trago para o blogue uma partilha de uma colecção de 25 greats palestras direcionadas para a educação. Uma lista elaborada pelo blogue edudemic. As palestras variam entre os 15-20 minutos mas são todas apaixonantes, que nos prendem! Os oradores agarram-nos e somos “obrigados” a ver até ao fim!

Embora não seja a minha área tenho um gosto especial pela matemática…vejam este matemágico!!









Para a sala de aula o TED Talk tem a função de legendagem, nem sempre existe em português de Portugal, mas Português do Brasil são poucos os que não têm!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Humanline.com – Uma boa fonte de imagens cc

humanline

Gosto de partilhar aqui no blogue sites que permitam a pesquisa de imagens de qualidade, mas,imagens que possam ser usadas livremente, com a respetiva licença creative commons. Nunca é demais lembrar os nossos alunos que "a frase “está na net posso usar” é completamente errada.

Nesta temática, já aqui deixei a minha opinião sobre o google imagens, que tenho a certeza que é o motor de busca mais utilizado para a pesquisa de imagens. Mas também já deixei muitos sites(compfight, photopin, kozzi, veezzle) que se dedicam à procura de imagens de boa qualidade e com a respetiva licença.

Hoje trago mais uma para a coleção de bons sites para pesquisar imagens que podemos utilizar.

O Humanline.com ainda em fase beta dedica-se à divulgação de imagens relacionadas com as artes, as ciências e a história. Possui uma base de dados com imagens de grande qualidade que foram fornecidas por profissionais. Tem uma licença para estudantes e professores que requer o registo para se poder efetuar o download das imagens. O site pede como “agradecimento” a menção ao site através de uma hiperligação para este.

Todo list minimalista e muito prático

 

todo.ly

Todo.ly é uma aplicação disponível na web store do chrome muito eficiente na criação de listas de tarefas online, permitindo assim geri-las em qualquer lado! Disponibiliza também ainda a criação de projetos.


A mecânica de operacionalização é muito simples, permitindo a manipulação das tarefas de uma forma muito básica. Podemos adicionar tarefas “avulso” que tenhamos de fazer e ao mesmo tempo podemos definir o deadline para a tarefa. O Todo.ly utiliza dois filtros que ajudam bastante a organização das tarefas, o Today e o Next que não são mais do que as tarefas que necessitam de ser feitas hoje e as de amanhã(next). Realço este aspeto porque o achei particularmente muito interessante e muito fácil de fazer.


Nos projetos podemos adicionar tarefas e mover tarefas entre projetos através do simples arrastar e largar.


Nesta fase do ano, para os professores é vital ter uma aplicação para gerir as nossas tarefas, são imensas, com timings bem definidos e algumas são mesmo muito pequenas mas que necessitam mesmo de um lembrete. E claro, está em todo o lado! Vale a pena explorar! 

segunda-feira, 19 de março de 2012

StoryJumper–crie livros com os alunos

 

storyjumper

Algo que gosto de fazer, é trabalhar com os miúdos do 1º ciclo. Sempre que tenho oportunidade tento desenvolver um projeto junto de colegas do 1º ciclo. Dá imenso prazer ensinar alunos sedentos de aprendizagem, com uma motivação extraordinária para aprender. É muito enriquecedor chegar à escola e ser recebido com muitos sorrisos e sair da escola sempre com a mesma a pergunta: “Quando é que vem outra vez?”. É gratificante!

No último projeto que colaborei trabalhamos com o Storyjumper, que é um serviço que permite a criação de livros online. É uma plataforma adequada para o 1º ciclo e onde o professor detém todo o controle sobre os trabalhos dos alunos. Ou seja, o professor cria a sua conta, a sua classe e depois dentro desta cria as contas para os seus alunos. Além disso, estes só editam quando o professor assim o entender, já que se pode bloquear a edição do documento. É claramente uma plataforma com cuidados de segurança.

Na plataforma pode-se personalizar todo o livro e adicionar cenários, personagens e texto. Para além dos muitos elementos disponibilizados pelo Storyjumper ainda podemos criar os nossos próprios elementos e fazer o upload destes para a plataforma.

A desvantagem da plataforma é que está em língua inglesa, mas isso é algo que os miúdos aprendem rápido a superar. Eles estão habituados a “ler” imagens!

Aconselho, principalmente os colegas do 1º ciclo a experimentarem e depois usarem em sala de aula, porque os miúdos vão adorar!

sábado, 17 de março de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Numa semana que se comemorou o dia do Pi, abordei um serviço web de publicação de imagens e vídeos extraordinário. O geogebra, software de matemática que já tem disponível uma versão na web, e partilhei uma lista muito interessante de 101 ferramentas para professores e um artigo de Steve Wheeler sobre a construção de uma PLN.

Build a Powerful PLN

101 great tools for teachers

Hoje é dia do Pi–pela web

Jux–Mais que uma plataforma de publicação

GeogebraWeb

Até para a semana

sexta-feira, 16 de março de 2012

Build a Powerful PLN


PLN

photo credit: César Poyatos via photopin cc

Um dos gurus que sigo e que aprecio é Steve Wheeler, editor do blogue Learning with ‘e’s. Já dediquei aqui alguns posts a conteúdos produzidos por ele.

No início do The Blog Teacher escolhi o Twitter como a minha escolha da década e ainda hoje, volvido bastante tempo, o Twitter continua a estar sempre na minha algibeira tecnológica.

Esta pequena introdução porque hoje partilho um post escrito por Steve Wheeler que explica de forma bastante simples como construir a nossa Personal Learning Network, com grande ênfase para o twitter, como uma excelente ferramenta para a nossa PLN.

Hoje, maior ou menor, todos nós acabamos por ter a nossa PLN, no entanto ele deixa algumas dicas que me parecem pertinentes e por isso encorajo a leitura do post! É um texto muito curto, mas muito elucidativo sobre a forma de criar uma PLN.

quinta-feira, 15 de março de 2012

101 great tools for teachers

 

Tools2photo credit: Meanest Indian via photopin cc

Há uns dia atrás partilhei uma lista de 50 ferramentas/serviços para educação ou professores. Hoje partilho 101!

O blogue edudemic partilha uma lista extensa de serviços web 2.0 que os professores devem conhecer, criada por Erik Schreel, o editor de tecnologia e de ferramentas para a educação do site GoEdOnline que passou um mês a elaborar esta lista!

É uma lista fantástica com uma pequena síntese de cada ferramenta/serviço. Aconselho a dar uma vista de olhos no post completo de Erik Schreel pois neste tem mais informação. É uma lista muito, mas muito interessante! Explorem!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Hoje é dia do Pi–pela web

 

Hoje é o dia do Pi e dei uma vista de olhos pelo Reader e encontrei alguns posts interessantes que partilho:

O Ted Blog, esse famoso canal de grandes oradores apresenta um orador com nove anos!!!! que explica a sua paixão pelo Pi!!!

Que grande lição!

O professor Edigley Alexandre faz uma pequena resenha do Pi, apresentou uma aplicação para android o Pi Day Great Mathematicians e revela a coincidência com o aniversário de … Einstein

Richard Byrne editor do Free Technology for Teachers sobre o pi deixou dois vídeos engraçados:

e ainda este:

terça-feira, 13 de março de 2012

Jux–Mais que uma plataforma de publicação

 

jux

Jux é um serviço web extraordinário, pode-se considerar uma plataforma de publicação. Não tem o mesmo conceito de blogues, do tumblr, do posterous, … é uma plataforma que permite essencialmente a publicação de imagens mas esteticamente, o resultado, define-se como clean e de uma beleza extraordinária, já que faz uma bela combinação entre imagem e fontes.

Um serviço muito dinâmico assente em seis tipos de publicação:

  • Citações
  • artigos
  • imagens
  • vídeos
  • slideshow
  • e countdown

Todas estas publicações podem ser personalizadas já que o Jux oferece ao editor diferentes formas de associar o texto com a imagem ou com o vídeo!

Porque sigo uma linha de que um post não deve ser muito exaustivo, neste post vou somente abordar as citações.

Nesta publicação(da citação) podemos conjugar a imagem a ocupar toda a área disponível do browser ou metade deste e combinar esta com as possíveis localizações do texto, que permite alinhamentos na horizontal e na vertical. Podemos ainda definir relativamente à fonte: tamanho, tipo, cor e aplicar efeitos ao texto. O mesmo se passando nas imagens que contêm 16 efeitos que podem ser aplicados à imagem. Enfim um imenso conjunto de possibilidades para personalizar a citação com a imagem. Haja criatividade.

As imagens podem ser obtidos através de diferentes fontes: via upload, flickr, facebook, instagram ou mesmo via URL.

Podemos partilhar pelos meios habituais: facebook, twitter e mail ou embutir via HTML onde se pretender.

Deixo aqui algumas experiências com a citação de Tim Berners-Lee “any person could share information with anyone else, anywhere

 

jux_2

jux_3

jux_1

jux_4

No exemplo, as primeiras três imagens são sempre as mesmas, somente com aplicações de efeitos.

Deixarei para próximos posts as outras publicações, no entanto penso que devem explorar o serviço porque é tremendamente fantástico.

Vejo uma infinidade de possibilidades de uso na escola para este serviço, quer para o professor quer para o aluno! Com a crescente utilização do serviço certamente irão perceber rapidamente em que situações o podem usar ou onde podem pedir aos vossos alunos para o utilizar e potenciar!

A finalizar as seis razões segundo o Jux para usarem o serviço!

segunda-feira, 12 de março de 2012

GeogebraWeb

 

geogebra

O GeogebraWeb é uma versão do geogebra pensada para os tablets. Podemos aceder diretamente à aplicação via web browser sem necessitar de instalar nada.

A versão web ainda se encontra em fase beta, segundo o fórum do site há algumas funções do Geogebra que ainda não se encontram disponíveis.

De qualquer forma é uma excelente notícia para os utilizadores deste software livre que podem assim recorrer a este em qualquer lado desde que disponha uma ligação à Internet.

sexta-feira, 9 de março de 2012

50 ferramentas grátis para educação

edublogs

Anualmente são realizados os awards dos edublogs, que mais não é que a escolha de blogues mantidos por professores ou então que abordem a temática da educação.

Este evento foi crescendo desde 2004 e hoje os awards já incluem imensas categorias, que vão desde blogues individuais, de grupo, de turmas, de alunos… passando pelo twitter, pelas wikis e é feita também uma lista das 50 melhores aplicações grátis da web.

É nesta última que hoje pretendo partilhar com vocês:

Best free web tool 2011

Esta lista mostra excelentes serviços/ferramentas que podem ser usadas livremente na educação. Muitas delas já são conhecidas, mas outras certamente que vos poderão ajudar em algumas situações específicas.

Muitas destas ferramentas já foram abordadas no The Blog Teacher.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Edição multimédia do The Blog Teacher, #4

 

Já se encontra disponível a edição #4 de Fevereiro de 2012 do The Blog Teacher. A edição multimédia do blogue é composta por duas secções:

    • Tools, webapps e webservices e,
    • Multimédia and other stuff…

      Tal cmo as edições anteriores, a edição multimédia não contém todos os posts que coloquei no blogue durante todo o mês, mas sim aqueles que se encaixam nas secções anteriores, contemplando 90% dos posts.

      Devido ao seu formato, o conteúdo dos posts não é completamente visível, mas oThemeefy tem junto ao número da página dois ícones que permitem aceder diretamente ao post.

      Espero que gostem, que partilhem e, claro, gostava de ouvir algum feedback!

      Já percebi, que existe alguns problemas em visualizar a edição multimédia no Internet Explorer, por esse motivo tentem aceder à edição através de outro browser!

      3 ferramentas para usar o Youtube na sala de aula

       

      Gosto muito de usar o Youtube em sala de aula! É claramente um serviço com imenso potencial para se usar no processo ensino-aprendizagem. Os alunos gostam, o vídeo é sensorial, atrativo, dinâmico, a informação é objectiva, curta … por isso não o dispenso das minhas aulas! Até o utilizo como estratégia para não haver atrasos, chega atrasado já não vê ;)

      Um dos inconvenientes do Youtube é todo o ruído em torno do vídeo que se vai visualizar, desta forma apresento aqui três ferramentas/serviços que podem ajudar a minimizar esse ruído.

      O Cleaner Youtube é uma extensão para os browsers, que permite remover tudo o que é exterior ao vídeo, elimina por completo tudo aquilo que pode distrair os alunos: vídeos relacionados, comentários, publicidade,…

      viewpure

      O ViewPure é um serviço web que nos permite introduzir o URL do nosso vídeo e visualizar este sem mais nada que possa distrair atenção dos alunos.

      safesharetv

      O SafeShare.TV é um serviço web que permite gerar um link seguro que depois podemos disponibilizar e que ao aceder só verá somente o vídeo. Além disso, permite fazer o corte do vídeo de partes que não interessem.

      Onde aplicar as ferramentas:

      • Na escola se andam de sala em sala e usam o pc da sala, o melhor é o ViewPure, já que sendo um serviço web pode ser acedido em qualquer pc!
      • Se utilizam o vosso pc, o mais interessante é o Cleaner Youtube, dado que uma vez instalado é só clicar numa checkbox disponível no browser quando acedemos ao Youtube e o ruído desaparece todo!
      • Para embutir nas apresentações o SafeShare.TV parece-me o mais indicado, porque permite cortar o vídeo onde se pretende e mostrar só mesmo o essencial. Claro que é também uma alternativa ao ViewPure.

      terça-feira, 6 de março de 2012

      Pintura criativa

       

      bomomo-2900

      Bomomo é um serviço web que permite a criação de imagens completamente diferentes! 

      Um serviço que permite gerar imagens baseadas em 20 efeitos completamente diferentes dos usuais! Os efeitos disponíveis são bastante diferentes uns dos outros, quer ao nível das texturas, cores e traços.

      Com uma interface muito simples: uma área de desenho, 20 botões para os efeitos e a opção de novo ou gravar! Mais simples era difícil!

      Achei o serviço engraçado, não sou de artes, mas acredito que para muitos possa ser um serviço para a produção de imagens muito interessantes!

      segunda-feira, 5 de março de 2012

      Partilhar recursos com os alunos–algumas dicas

       

      share

      photo credit: woodleywonderworks via photopin cc

      A partilha de recursos com os alunos hoje pode ser feita de várias formas recorrendo à Internet. Na linha de um post que escrevi há uns dias atrás em que abordava como receber trabalhos dos alunos, podemos partilhar recursos com os nossos alunos de várias formas, e passo a citar alguns:

      • via mail,
      • via blogue
      • via dropbox
      • via box ou outra de armazenamento na “nuvem”
      • via plataforma moodle ou…
      • via outras formas, mas como um post não deve ser longo vou-me cingir ao mais prático.

      A melhor forma de partilhar sem dúvida é a plataforma moodle(eu sou moodleaolic ;) ), nela podemos partilhar facilmente documentos(word,pdf, powerpoint, …) ou hiperligações(prezi,slideshare,googledocs,youtube,…) claro que precisamos de “meter mão na moodle”, embora ache a plataforma simples de trabalhar, reconheço que existam algumas “barreiras” dado que esta não é uma ferramenta muito intuitiva, mas é enorme…

      Então se não “temos” moodle como fazemos?

      Uma solução simples será colocar os vossos recursos na pasta pública do dropbox e depois partilhar estes com os vossos alunos. A este nível encontro duas limitações no dropbox:

      1. O dropboxnão permite a partilha de pastas:
      2. A partilha tem de ser feita documento a documento

      O que pode tornar um processo um bocado moroso, mas não deixa de ser uma solução.

      Neste procedimento, muito similar também teremos o google docs, mas esta ferramenta, é muito mais que simples partilha e armazenamento de documentos.

      A segunda solução, e do meu ponto de vista mais interessante, será usando um serviço como o box que permite organizar a nossa informação recorrendo a uma estrutura hierárquica de pastas. Organizamos os nossos recursos por pastas e depois partilhamos as nossas pastas e os alunos acedem aos documentos dentro desta.

      Todas estas partilhas podem ser feitas via mail, mas na realidade, porque não terem um blogue que sirva de interface entre vocês e os alunos. Nesse blogue, partilham com os vossos alunos os recursos.

      Além disso, as hiperligações podem ser todas “embutidas” no próprio blogue!

      Se ainda não tem um blogue comece a pensar nisso, se ainda não partilha recursos com os alunos via web, comece a aventurar-se que certamente irá gostar pelo feedback que os alunos dão! Ah! Eles são exigentes e depois já não querem receber de outra forma ;)

      Em suma, primeiro colocar tudo na plataforma moodle, depois via box(ou serviço similar), seguidamente, via dropboxe em último caso, claro, via mail.

      Podemos também fazê-lo via facebook, mas ainda é um bocado controverso ;)

      Espero que o post tenha ajudado à partilha de recursos com os alunos!

      sábado, 3 de março de 2012

      Revisão da Semana

      revisão da semana

      Numa semana de óscares, houve tempo para dar os parabéns a uma fantástica produção animada que recebeu um óscar na categoria de curta-metragem, um tutorial de Photoshop dividido em três partes, excelente para quem se pretende iniciar na ferramenta. Houve tempo ainda de dar a voz ao grande guru Steve Wheeler e de escrever um post sobre um dos serviços web que mais aprecio no momento, scoop.it! e abrir uma nova rubrica no blogue: a revisão do mês.

      Tutorial de Photoshop–Ideal para começar

      Curta-metragem nos óscares

      Revisão do mês

      Scoop.it–Qual o teu tópico preferido

      Digital Learning Futures

      Até para a semana,

      sexta-feira, 2 de março de 2012

      Digital Learning Futures

      A voz a Steve Wheeler! Gosto muito deste senhor, tem uma visão excepcional!

      Sei que não reúne consenso mas partilho com vocês esta apresentação deste guru!


      quinta-feira, 1 de março de 2012

      Scoop.it–Qual o teu tópico preferido


      scoop_it

      Já ando há muito tempo para abordar o Scoop.it!, mas fui adiando. Tinha colocado este post em branco nos rascunhos para um dia o abordar.

      No início do ano, referi que “a minha escolha do ano” era a curadoria social. E nesse contexto elegi o Scoop.it! como sendo a ferramenta que mais me agradava para esse efeito. Hoje continuo com a mesma ideia.

      Já li em muitos blogues e outros espaços virtuais que o Scoop.it! é uma ferramenta excelente para se fazer uma magazine!!!! Eu vejo no Scoop.it! algo muito mais abrangente que um serviço web para criar magazines, até porque a ideia de magazine é um pouco: produzes conteúdos e publicas ou então, procuras e quando gostas, colocas.

      O Scoop.it! não funciona neste "algoritmo", daí não concordar como sendo uma ferramenta ideal para criar uma magazine. Então como funciona este serviço?

      Analisando o "algoritmo" do Scoop.it! funciona desta forma:

      1. Criamos uma conta e depois um tópico que pretendemos desenvolver;
      2. Associamos a esse tópico uma série de etiquetas(tags)
      3. Posteriormente escolhemos as fontes(diferentes canais do: google, youtube, digg, twitter)

      E está feito!!!!

      Neste ponto gostava de fazer uma pergunta:

      Quanta informação é gerada em todos os canais acima referidos que são de interesse para o nosso tópico?

      Eu sei a vossa resposta: Imensa!

      Por isso o Scoop.it! é tremendo! Porque baseado nas nossas tags localiza conteúdos em todas estas fontes e questiona se pretendemos incluir na nossa página esse contéudo! Reparem, o Scoop.it! localiza, ou seja, traz até nós, não temos de a procurar, somente aceitar!

      Ou seja, os conteúdos chegam até nós, sem que nós tenhamos que os procurar ou produzir, por isso não concordo nem um pouco que o Scoop.it! seja um bom serviço web para criar uma magazine, ou ezine, como queiram! É sim uma excelente ferramenta de curadoria!

      Mas o Scoop.it! é mais do que isto, é curadoria, mas é curadoria social, e porquê?Porque permite, claro, seguir outros scoop.it´s que sejam do nosso interesse e fazer a publicação de algum item para o nosso scoop.it! Foi confuso??

      Claro, é também social porque permite a sincronização com o facebook, twitter, linkedin, tumblr...

      Na escola, a criação de um Scoop.it! para a vossa disciplina ou por anos letivos pode ser tremendamente fantástica. A manutenção de um blogue exige muita dedicação, a manutenção de uma página no Scoop.it! exige pouquíssimo tempo e publicamos em poucos minutos bastante informação! Não esqueçam ainda, que estamos agregar num mesmo sítio, texto, imagens, áudio e vídeos! Os alunos gostam de conteúdos com recursos diversificados!

      Encontro no Scoop.it! um grande defeito: é tanta a informação do nosso agrado que nos chega, que nos perdemos a consumi-la ;)

      Se o post foi confuso, os vídeos ajudam a esclarecer!

      Perceberam porque este post estava nos rascunhos e em branco para um dia o escrever???


       

      Revisão do mês

       

      revisão do mês

      Na semana passada publiquei  dois posts que abordei a caminha do The Blog Teacher e os posts que mais gostei de escrever e percebi que foram bastantes as visitas que acabaram por ver alguns dos posts que já tinha publicado há muito! Semanalmente faço uma revisão da semana, e tendo em conta o que me apercebi com esta revisão de alguns posts, a partir de hoje vou iniciar uma revisão mensal, sendo que a edição multimédia continuará a existir!

      Desta forma, este mês, além da caminhada do blogue, abordei a plataforma moodle, partilha de documentos de grande dimensão, dediquei alguns posts em torno de imagens, desde serviços ou mesmo utilização em sala de aula, livros, recurso para o dia de S. Valentim e da Internet Segura, Youtube, edição colaborativa, tutoriais, …

      Tutorial de Photoshop–Ideal para começar

      Edição de imagem simples

      Partilhar documentos de grande dimensão

      Posts preferidos na caminhada

      200 posts

      Uma animação… soberba

      Algumas dicas em jeito de plano B

      Pics4Learning–Imagens para a educação

      Lexipedia–diconário visual animado

      Edição multimédia do The Blog Teacher, #3

      Uma imensa livraria técnica

      Dia de S. Valentim

      Tagul, nuvens de palavras moldadas

      PIC LITS – Poemas, prosas em fotos

      E-book–Internet e redes sociais

      Dia Europeu da Internet Segura

      Qikpad - edição colaborativa online e síncrona

      Youtube - Ver somente a parte que se pretende

      A Plataforma moodle… como legos

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...