quinta-feira, 26 de junho de 2025

Diffit - Um excelente serviço web de IA para professores


São imensas as ferramentas de IA que começam aparecer na Internet para ajudar os professores no seu quotidiano profissional. Hoje partilho um serviço web direcionado para apoiar os professores a criar recursos para a sala de aula, o Diffit.

O Diffit é uma ferramenta online baseada em inteligência artificial, desenvolvida para apoiar professores na criação de materiais educativos diferenciados e adaptados às necessidades dos alunos. Através da plataforma, os docentes podem gerar rapidamente recursos didáticos baseados em três critérios:

  • alinhado ao tema do currículo, 
  • ajustado ao nível de leitura e linguagem dos estudantes.
O seu funcionamento é muito simples, selecionamos: o tema, a questão a trabalhar ou tópico. Seguidamente o nível de ensino, a língua e o tipo de leitura.




Rapidamente o Diffit gera uma série de recursos:
  • Um resumo, com as respetivas fontes de foi retirado o texto
  • Um sumário em tópicos
  • Vocabulário com palavras e definição
  • Questões de múltipla escolha
  • Pequenas perguntas 
  • Questões abertas que permitem respostas mais extensas, criativas ou pessoais

Partilho um pequeno exemplo que o diffit gerou em 5 segundos sobre pensamento computacional para alunos do 5.º ano.

Posteriormente todos estes recursos criados podem ser :
  • imprimidos ou enviados para pdf,
  • partilhados no google Classroom
  • convertidos em formato google docs ou docx

Todos estes recursos já seriam interessantes mas o Diffit não fica por aqui e podemos adaptar a informação gerada a modelos que o diffit disponibiliza como:

  • Os 5's W(What, Where, When, What, Why)
  • 3,2,1 What i learned

E ainda atividades baseadas:
  • em vocabulário
  • estratégias d leitura 
  • estratégias de escrita, 
  • análise de texto, 
  • colaboração e 
  • espirito crítico
Diffit faz tudo isto baseado em tópicos mas também pode explorar:
  • um artigo da web,
  • um vídeo do youtube, 
  • um texto ou até mesmo,
  • uma lista de palavras de vocabulário.

Principais funcionalidades do Diffit:

  • Criação de conteúdos adaptados: Os professores podem inserir um tópico, selecionar o nível de ensino e o idioma, e o Diffit gera automaticamente materiais como textos, listas de vocabulário, questões de compreensão (múltipla escolha, dissertativas, etc.) e atividades interativas.

  • Adaptação de textos: É possível ajustar a complexidade de textos existentes, seja simplificando-os para alunos com dificuldades de leitura ou enriquecendo-os para estudantes avançados.

  • Integração com fontes externas: O Diffit permite importar conteúdos de artigos online ou transcrições de vídeos do YouTube, adaptando-os conforme necessário.

  • Exportação de materiais: Os recursos gerados podem ser exportados em diversos formatos, como PDFs, apresentações do Google Slides ou formulários do Google Forms, facilitando a utilização em sala de aula.

  • Privacidade e confiabilidade: A plataforma é projetada para uso exclusivo de professores e não coleta dados dos alunos. Além disso, utiliza fontes reais e citadas para gerar o conteúdo, garantindo a precisão das informações.

Benefícios para os professores:

  • Economia de tempo: Reduz significativamente o tempo gasto na preparação de materiais didáticos, permitindo que os docentes se concentrem mais na interação com os alunos.

  • Inclusão e diferenciação: Facilita a criação de atividades que atendem às diversas necessidades dos estudantes, incluindo aqueles com planos de educação individualizados (PEI) ou aprendizes de inglês.

  • Facilidade de uso: A interface intuitiva do Diffit permite que os professores utilizem a ferramenta sem a necessidade de treinamento extensivo.

Acesso e planos:

  • Versão gratuita: Disponível para todos os professores, oferecendo acesso a recursos básicos da plataforma.

  • Versão premium: Para escolas ou distritos escolares, com preços por aluno, dependendo do tamanho da instituição.

Gostei muito, tenho usado e vou continuar a usar. Pessoalmente, acho que é daquelas ferramentas que vale a pena experimentar porque nos ajuda mesmo no nosso trabalho para a sala de aula.


quarta-feira, 7 de maio de 2025

Scrolling the Web #1 - Let´s go viral - Expressão escrita

 



Um dos blogues que gosto e sigo regularmente é o Ditch That Textbook, e há uns tempos partilhou uma atividade de expressão escrita denominada de "Let´s go Viral" que não é mais um modelo para os alunos exercitarem a sua expressão escrita usando como inspiração aos craidores de conteúdos que dedicam tempo a criar conteúdos para que estes se tornem virais. este tipo de conteúdos obriga os craidosres a identificar o seu público, o storybiard do vídeo juntamente com o script...algo que os alunos estão habituados a ver. 
O "Let's Go Viral" permite-lhes passar pelo mesmo processo que alguns dos seus criadores favoritos - mas com o que estão a aprender na sua aula., ao estilo do TikTok. A ideia não é crair o vídeo mas sim seguir o processo.
Podem transferir o modelo aqui, em formato de google slides, Powerpoint e Canva. 

Se usarem partilhem a experiência!
Bons scripts e boas expressões escritas.







quinta-feira, 24 de abril de 2025

Scrooling the web #0 - WHAT!!??

 


Scrolling the Web é a nova rubrica do The Blog Teacher onde pretendo partilhar algo que encontro pela net... 

Quando ando a navegar nos blogues que gosto, a ler alguma newsletter, em sites, plataformas, recursos educativos,... and so on, acabo por encontrar alguns recursos que considero úteis. Não é que os use ou experimente todos mas acho a ideia interessante e por isso, acho que merece a partilha. O Scrolling the Web é isso mesmo, uma rubrica destinada à partilha dessas ideias que acho que podem de alguma forma serem utilizadas na sala de aula.

Aproveito para dizer que se tiverem alguma ideia que gostassem de ver explorada, partilhem, há sempre alguma coisa na Net e o Scrolling the Web pode ajudar😀 



terça-feira, 22 de abril de 2025

Dia da terra - uma dica para usar a IA na sala de aula

 

Imagem gerada por IA

O Dia da Terra pode ser uma oportunidade para colocar os alunos a gerar uma imagem alusiva ao dia e à sustentabilidade do planeta. 
Se não usarem nenhuma aplicação para gerar imagens podem aproveitar uma das opções que deixei aqui num post sobre gerar imagens com IA.






quinta-feira, 17 de abril de 2025

3 sites para criar imagens com AI



Quem acompanha o blogue sabe que gosto de publicar sobre boas práticas de utilização de imagens e por isso vou divulgando sites ou dicas em como o podemos fazer respeitando os direitos de autor.

Neste contexto, a utilização da IA para gerar imagens é extraordinária porque são livres embora alguns dos sites que o criam não permitam a sua utilização para fins comerciais.

Para além da questão dos direitos de autor, é óbvio que a utilização da IA para gerar imagens em sala de aula tem uma série de vantagens associadas, mas isso deixarei para outro post.

Partilho três sites que gosto para gerar imagens, são todos gratuitos mas alguns têm limitações diárias


Captura de ecrã do Microsoft Designer

1. Microsoft Designer 
  • Muito fácil de utilizar
  • Muitas ferramentas para trabalhar na imagem gerada(remover fundo, refazer imagem, ...)
  • Guarda as imagens
  • Base de dados extensa com imagens geradas




imagem retirada daqui

2. DALL-E-3 (através do ChatGPT) 
  • Integrado no ChatGPT
  • Fácil de usar



Captura de ecrã do Canva AI Image Generator

3. Canva - Text to image
  • Integrado no design do Canva
  • Bom para alunos com conta de estudante

   
Todos gratuitos, eventualmente com alguma limitação diária ou de algum período com um limite de imagens. 
Há muitos mais, menos conhecidos e talvez até...+potentes! Ficará para outra altura!





quinta-feira, 10 de abril de 2025

Gamificar a sala de aula

Imagem criada com IA e adptada


Hoje o meu post pode ser um pouco controverso, e acredito que alguns dos leitores do blogue não concordem comigo...

Muitas vezes confunde-se a utilização do jogo na sala de aula com gamificar a sala de aula. Sem entrar em grandes teorias sobre as  duas verdadeiras definições - até porque eu não sou entendido em jogos -0 gostava só de partilhar um pouco o que é, para mim, gamificar a sala de aula.

Gamificar a sala de aula é muito mais do que introduzir jogos por diversão. É trazer elementos do universo lúdico — como pontuação, desafios, competição ou recompensas — para criar um ambiente de aprendizagem mais motivador e envolvente. Na gamificação, os alunos participam ativamente, aprendem com o erro, colaboram entre si e encaram a avaliação como um desafio positivo. 

Um dos componentes mais importantes da gamificação é o Desafio, onde os alunos têm "missões" ou tarefas para completar, como se estivessem a jogar um jogo. Outro aspeto essencial é o Feedback Imediato - como num jogo, os alunos recebem respostas rápidas ao seu desempenho, podendo ajustar a sua aprendizagem. E ainda, um aspeto que considero muito relevante: a Progressão. Os alunos avançam por diferentes níveis à medida que dominam os conteúdos ou alcançam determinados objetivos.

Ou seja, gamificar não é somente utilizar uma aplicação como o Kahoot, o Blooket ou o Quizizz, só para citar alguns. Embora estas aplicações incorporem muitos dos elementos essenciais da gamificação -  pontuação, recompensas, competição e algum feedback imediato - ficam a faltar elementos importantes. Não deixa de ser verdade que os alunos aprendem enquanto jogam os recursos criados com estas aplicações e que se mantêm motivados, mas faltam alguns ingredientes para uma verdadeira abordagem de sala de aula gamificada.

Por isso, a minha opinião é que estas ferramentas são formas leves de gamificação. Funcionam muito bem para revisão, reforço e motivação, mas não substituem atividades mais profundas de pensamento crítico ou de resolução de problemas. Ainda assim, como complemento ao trabalho em sala, são excelentes apostas.

E digo isto, porque estas ferramentas não proporcionam dois aspetos muitos importantes da gamificação: o desafio e o progresso

É somente a minha opinião e como gosto de dizer: vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar-  até porque é da discussão que surgem boas ideias 😁

Já agora o que usam para gamificar a vossa sala de aula?


quarta-feira, 9 de abril de 2025

Atividades lúdicas para a páscoa


Antes de me recolher para descansar e me preparar para a celebração da Páscoa, partilho um pequeno recurso com atividades simples que podem ser desenvolvidas pelos alunos do primeiro e segundo ciclo.

Abordei, aqui no blogue, o Sumplete, que é um jogo de matemática que explora essencialmente a operação aritmética da adição, mas com relevância para desenvolver também a lógica e o pensamento computacional. Partilhei também o maze generator que é um excelente serviço para criar labirintos com muita facilidade e de diferentes níveis de dificuldade.

O TBT - atividades da Páscoa, não é mais do que a simples utilização destas duas partilhas e que contém dois exercícios criados com o Sumplete e mais dois labirintos criados com o maze generator.

Demorei mais a construir o recurso final do que a gerar os quatro recursos. Não esqueçam que o Sumplete pode ser jogado online que é sempre mais interessante.

Se gostarem, imprimam, mas...podem sempre usar a versão digital que não gasta papel! E é a minha preferida!


quinta-feira, 27 de março de 2025

Utilização de IA no The Blog Teacher

Imagem gerada com IA

Hoje vou escrever um post um pouco diferente, um post que vai ser escrito, lido, reescrito e relido. Aquele processo que utilizamos muito para resolver alguma coisa 😁

A IA está aí e a escola não pode passar ao lado dela. Não vou discutir muito em torno da temática porque ele é controverso e por isso abstenho-me de fazer uma publicação a defender ou não a introdução da IA na escola, mas, ela está aí, é uma realidade e não a usar, isso sim, acho que é algo que toda a gente deve pelo menos tentar e vão perceber o quanto ela é extraordinária.

Por isso, tenho vindo a introduzir a IA no The Blog Teacher, não publico posts de forma completa mas recorro muitas vezes à IA para que me faculte acima de tudo como podemos usar algum serviço, aplicação na sala de aula. O blogue é essencialmente dedicado para professores e por isso, porque não perguntar à IA como posso usar algo na sala de aula? Era perder excelentes ideias que ela nos dá. Por isso, não estranhem ver uma lista de itens com ideias para que possamos usar o recurso em sala de aula ou até mesmo fora dela.

Acho extraordinário como em pequenos segundos ela nos sugere como podemos usar o recurso na sala de aula. 

E vocês, têm usado na vossa prática docente?


quinta-feira, 20 de março de 2025

QR Codes gratuitos e personalizados


Quem segue o blogue sabe que aprecio ferramentas simples, que fazem coisas simples mas que nos resolvem rapidamente determinados problemas que nos surgem na sala de aula. São ferramentas que normalmente tenho no meu canivete suiço tecnológico. 

Ainda há dias abordei o Short URL para gerar links curtos, hoje, na mesma linha, abordo o QRCode Monkey, um serviço simples para criar QR Codes. 

Podemos gerar QR Codes que facilitam o acesso rápido a links, textos, ficheiros e outros conteúdos com uma simples leitura do telemóvel ou do tablet. Sabemos o quanto isso é ótimo hoje em sala de aula. A finalizar está online, por isso está sempre disponível. É gratuito, por isso não tem custos, não precisa de registo nenhum e pode gerar QR Codes simples ou personalizados. Adorei! 


Funcionalidades do QRCode Monkey

Gera QR Codes personalizáveis a partir de diversos tipos de dados, como:

  • URLs (links de sites, vídeos, formulários, etc.)

  • Textos simples

  • Números de telefone (com opção de chamada)

  • Localizações (geolocalização no Google Maps)

  • Eventos de calendário

  • Conexões Wi-Fi (nome da rede + senha)


Funcionalidades principais:

  1. Criação de QR Codes gratuitamente
    Sem necessitar de login ou registro.

  2. Alta resolução para impressão
    Permite baixar o QR em PNG, SVG, PDF, ideal para cartazes, murais e documentos.

  3. Personalização visual:

    • Escolher cores diferentes

    • Adicionar o logotipo de um site ou imagem personalizada (ex: o logotipo da escola).

  4. Downloads em alta qualidade
    Ótimo para imprimir sem perder nitidez.

  5. Compatível com todos os tipos de leitores de QR Code
    Qualquer telemóvel com câmera pode ler facilmente.


Ideias para usar na sala de aula

  1. Partilhar links sem digitação

    • Em vez de os alunos copiarem um link, apontam a câmara ao QR e abrem instantaneamente a atividade ou site.

  2. Materiais impressos com acesso digital

    • Em fichas, cartazes ou exercícios, podemos incluir QR Codes que levam a vídeos explicativos, tutoriais ou jogos educativos.

  3. Cartazes interativos nos corredores ou sala de aula

    • Ex: “Curiosidade do Dia” com QR Code para um vídeo ou curiosidade científica.

  4. Apoio ao estudo autónomo

    • Colocar QR Codes em tabelas de revisão ou resumos que levam a vídeos ou quizzes online.

  5. Atividades com estações de aprendizagem

    • Em cada “estação” da sala, há um QR para uma atividade ou desafio diferente.

  6. Apresentações de alunos

    • Os alunos colocam QR Codes nos seus trabalhos para mostrar fontes, vídeos ou slides de apoio.


Exemplo rápido:

Crias um formulário ou uma pergunta rápida no mentimeter, geras o QR Code e partilhas. Podes sempre personalizar isto com o logo da tua escola ou uma cor que pretendas.

Hoje é muito importante ter uma ferramenta destas mesmo sabendo que em muitas escolas se discute a utilização dos telemóveis na escola. Dá sempre jeito para imensos contextos.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Gerar links curtos


Gosto muito de serviços simples e que nos ajudam a resolver determinados problemas em determinados contextos. daqueles que coloco no meu canivete suíço tecnológico.

O Short Url é um desses serviços não faz muito mais do que gerar um link mais curto que facilmente podemos partilhar. Isso é especialmente útil em ambientes como a sala de aula, onde a simplicidade e agilidade no acesso a links fazem diferença.


Funcionalidades do site ShortURL.at:

  1. Encurtar links longos:
    Transforma URLs longos em curtas

  2. Gratuito e sem necessidade de registro:
    Prático e rápido para uso pontual, ideal para professores.

  3. Compatível com qualquer site:
    Pode encurtar links de vídeos, sites educativos, documentos do Google, etc.

  4. Geração instantânea:
    O link encurtado é criado em poucos segundos.

  5. Opção de verificar se o link ainda funciona:
    Isso ajuda a garantir que o URL encurtado não foi bloqueado ou removido.


Exemplos do uso de links curtos na sala de aula:

  1. Partilhar links com os alunos de forma rápida e limpa

  2. Inserir links curtos em materiais impressos ou projetados

  3. Facilitar o acesso a vídeos e conteúdos online:

    • Um vídeo do YouTube sobre a Revolução Francesa pode ser acessado rapidamente por todos os alunos digitando um link curto

  4. Distribuir atividades interativas:

    • Como jogos de matemática, quizzes, murais.

  5. Colocar em murais ou cartazes na escola:

    • Um cartaz com o tema “Semana da Ciência” pode conter um link curto para um formulário de inscrição.

São algumas ideias mas dá sempre jeito ter uma ferramenta destas por perto. Hje também faz muito sentido ter um gerador de qr-codes por perto 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Sumplete - Jogo de matemática


Se algum chatbot passasse pelo The Blog Teacher com certeza que ia perceber que uma das áreas que gosto é a da matemática e que também gosto de jogos. Por isso muitas vezes, junto os dois, a metemática e os jogos!

Ainda há uns dias partilhei o multiplication que é um jogo para os alunos exercitar a operação aritmética da multiplicação.

Hoje trago o Sumplete que é um jogo interativo simples em jeito de quebra-cabeças matemáticos que desafia os alunos a excluir números de uma grelha de modo que os totais das linhas e colunas correspondam aos valores-alvo indicados. Podemos dizer que é uma espécie de mistura de Sudoku com operações matemáticas, especialmente adição. O jogo é totalmente gratuito e funciona diretamente no browser e como gosto, sem necessidade de registo.

Podemos criar jogos com grelhas de 3x3 até 9x9, aumentando dessa forma o grau de dificuldade.

Quando usei a IA para para me dar dicas sobre como o usar na sala de aula deixou-me algumas dicas e que partilho as que mais gostei:


👩‍🏫 Como usar o Sumplete em sala de aula

🧮 1. Desenvolver habilidades matemáticas básicas

  • Estimula adição mental, estratégia e raciocínio lógico.

  • Ideal para o ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, dependendo da complexidade.

🧠 2. Trabalhar o pensamento lógico e resolução de problemas

  • Os alunos devem testar hipóteses, revisar decisões e pensar em múltiplas possibilidades.

  • Incentiva o pensamento reverso (começar pelo total e pensar nos números que somam até ele).

👫 3. Atividades em dupla ou grupo

  • Crie desafios em grupo: "Quem resolve mais rápido o 5x5?"

  • Estimula colaboração e comunicação entre alunos.

📝 4. Competição saudável

  • Faça um campeonato com tempo cronometrado.

  • Pode ser uma ótima atividade para encerrar a aula.

🖥️ 5. Sala de informática ou projetor

  • Use em laboratório de informática para trabalho individual.

  • No projetor, resolva um desafio com a turma toda participando e debatendo decisões.


Fica aqui uma boa sugestão para o uso do Kit da escola digital. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...