segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Revisão do mês



Setembro foi mês de arranque de um novo ano letivo e, no The Blog Teacher, partilhei várias ideias e recursos para ajudar professores a dinamizar as suas aulas com tecnologia.

Começamos o mês com a partilha de ideias para os primeiros dias de aulas, destacando 30 atividades para o primeiro dia de aulas propostas pelo Brisk e uma das minhas ferramentas preferidas: o Book Creator, com a iniciativa Back to School com o Book Creator, que permite criar projetos digitais logo desde o início.

Como o início das aulas se aproximava, partilhei também o Calendário Escolar 2025-26, ainda muito usado por muitos professores como recurso de organização do ano letivo.

Este mês dediquei também atenção à criação de imagens a partir de texto com inteligência artificial. Primeiro, com a publicação 3+3 sites para criar imagens com IA, uma lista abrangente de ferramentas disponíveis. Mais tarde, complementei essa partilha com o artigo 6 sites para gerar imagens com IA, que funciona como um pequeno guia para ajudar a escolher a ferramenta mais adequada a cada objetivo.

No The Blog Teacher partilhamos sempre ferramentas que de alguma forma nos ajudam em determinados contextos, exemplo disso, é o beeper que de forma simples nos prmite dar feedback aos alunos em formato de aúdio, Beep: gravar áudios para deixar no classroom e ainda uma ferramenta que permite Criar QR Codes em sala de aula com ideias para usar em sala e desenvolver uma "nova forma de comunicação."

Houve ainda espaço para ligar Arte e Inteligência Artificial, com a publicação do Say What You See: quando a arte e a aprendizagem se encontram que desafia os alunos a observar, interpretar e melhorar a sua capacidade de criação de prompts.

Foi, sem dúvida, um mês cheio de partilhas e novidades. Em outubro, continuarei a trazer-te novas ferramentas digitais e estratégias pedagógicas que possam tornar as aulas ainda mais criativas, motivadoras e alinhadas com os desafios do nosso tempo.

sábado, 27 de setembro de 2025

Criar QR-Codes


A criação de QR Codes por parte dos alunos permite desenvolver competências como a criatividade, o pensamento crítico e, acima de tudo, explorar novas formas de comunicação.

Uma ferramenta que gosto particularmente de usar é o QRstuff. Apesar de ser uma ferramenta profissional, pode ser facilmente utilizada em sala de aula. O que mais me agrada nela são estes aspetos:

  • É gratuita;

  • Cria o código em cerca de 30 segundos;

  • É ilimitada no seu uso, ou seja, o serviço é gratuito no número de vezes que o código pode ser "scaneado";

  • E, o que considero essencial, é muito simples de utilizar.

O QRstuff é ideal para partilhar e conectar informação e permite a criação de QR Codes para diferentes finalidades, tais como:

  • URL;

  • Texto;

  • E-mail;

  • Número de telefone;

  • Ficheiro;

  • Evento;

  • Entre muitos outros.

Olho para a ferramenta e vejo facilmente uma utilização para atividades que podem ser desenvolvidas quer por alunos quer por professores:
  • Criar um percurso de caça ao tesouro digital na escola.
  • Desenvolver um guia interativo de uma exposição de trabalhos.
  • Criar cartões de apresentação digitais ou ligações para portefólios.
  • Disponibilizar links rápidos para vídeos, apresentações ou documentos de apoio.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

6 Sites para gerar imagens com IA - Sugestões práticas

Depois de, no meu último post, ter adicionado mais três sites onde podemos gerar imagens com recurso à IA aos três que tinha abordado num post ainda mais antigo, decidi perguntar ao ChatGPT que sugestões práticas me aconselhava para utilizar cada um deles na sala de aula.

Apresentou-me três tópicos por ferramenta onde cada uma delas se pode destacar e "peguei" no Gamma e fiz esta apresentação que vos pode ajudar a decidir qual a melhor ferramenta para um determinado contexto.


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

3+3 sites para criar imagens com IA

Já em tempos partilhei aqui no blogue 3 sites com recurso à utilização de IA.

nesse post abordei :

  • Microsoft Designer
  • DALL-E-3, através do chatGPT
  • e o Canva.

Hoje deixo mais dois sites para acrescentar à lista de sites onde podemos criar imagens com IA.
Penso que um dos mais utilizados a seguir ao DALL-E-3 por estar incluído no chatGPT e do Microsoft Designer por estar associado ao CoPilot, é o Ideogram.

Ideoagram

Embora possibilite somente 20 prompts por dia, é na minha opinião dos serviços de gerar imagens com recurso à IA mais utilizado. Não fiz nenhum estudo, é somente uma suspeita :)



Prompt: uma sala de aula com os alunos do segundo ciclo completamente envolvidos em trabalho de grupo numa sala de aula do futuro.

Gosto muito do ideogram porque tem boas funcionalidades em que bate aos pontos a concorrência dos mais utilizados

Estilos variados

Permite escolher entre diferentes estilos visuais: realista, design gráfico, 3D, estilo anime, entre outros. Isto permite adaptar as imagens ao tipo de trabalho ou disciplina. 

Boa renderização de texto dentro da imagem

Um dos pontos fortes do Ideogram é a capacidade de incluir texto (palavras, slogans, frases) nas imagens de forma legível, estética e bem integrada. Muito útil para pôsteres, slides, cartazes escolares. 

Magic Prompt (Aprimoramento automático do prompt)

Existe uma funcionalidade que ajuda a “elevar” o teu prompt de texto: se escreves uma descrição simples, o Ideogram pode sugerir ou gerar versões mais detalhadas ou refinadas para melhorar o resultado. 

Customização de paletas de cores

Permite definir ou escolher esquemas de cor (cores dominantes, harmonia) para garantir consistência estética — útil se quiseres manter certas cores de escola, logótipo, ou tema visual coerente. 

Proporções e formatos flexíveis

Podes escolher diferentes formatos de imagem — quadrado, retrato, paisagem — conforme o uso: slides de apresentação, posters, cabeçalhos, etc

Firefly


Embora também goste do Firefly da Adobe, continuo a gostar mais do Ideogram, mas este Firefly é também um excelente recurso para criar imagens através de prompts.

Texto → Imagem (Text-to-Image)

Podes escrever uma descrição (“prompt”) e o Firefly gera uma imagem baseada nessa descrição. 

Imagem de referência / Transferência de estilo

É possível usar uma imagem como referência de estilo (cores, textura, iluminação, etc) para orientar o estilo da imagem que vais gerar. Desta forma, podes garantir coerência visual em projectos da escola ou repetir estilos entre diferentes tarefas. 

Formas/padrões de proporção e tipos de conteúdo

Podes escolher diferentes proporções da imagem (paisagem, retrato, quadrado, widescreen) conforme o uso (poster, diapositivo, capa de livro, etc). Também podes escolher se queres algo mais fotográfico ou mais artístico. 

Leonardo


O Leonardo também é um serviço muito utilizado para gerar imagens com recurso à IA.

Text-to-Image

Gerar imagens a partir de textos detalhados (prompts) em que se descreve o que se quer ver (tema, estilo, composição, iluminação, etc.). 

Referências visuais de estilo / personagem / conteúdo

Pode-se usar imagens de referência para guiar o estilo visual, para manter consistência de personagem (personagem com cabelo, rosto ou traços semelhantes em diferentes imagens), ou para preservar certos elementos visuais. 

Modelos ajustados

Modelos e predefinições (presets) que combinam aspetos técnicos e estéticos: estilo, realismo, modelos de rede, etc. Permitem que se selecione rapidamente um conjunto de definições em vez de ajustar tudo manualmente. 

Transparência / fundo removível

Geração de imagens com fundo transparente (PNG), ou ferramentas para remover ou ajustar o fundo. Útil para colagens, composições, etc. 

Editor visual / Canvas interativo

Existe um canvas em que se pode desenhar ou pintar formas básicas, ou usar ferramentas de edição (máscara, textura, inpainting, etc.), interagir visualmente, expandir imagem, etc. 


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Say What You See – Quando a arte e a Inteligência Artificial se encontram

Captura de ecrã do Say What you see


Hoje partilho um serviço da Google que mistura arte com IA. Falo do Say What You See do Google Arts & Culture.

Esta ferramenta interativa permite que alunos e, claro também professores, observarem obras de arte e que tentem criar prompts que se aproximam da imagem. Funciona por níveis e achei engraçado para que os nossos alunos possam aprender a criar prompts para gerar imagens mais aproximadas daquilo que pretendem.

Uma atividade simples, mas extremamente rica do ponto de vista pedagógico.


🖼️ O que é o “Say What You See”?

É uma experiência onde o utilizador é convidado a descrever o que vê numa obra de arte e a Inteligência Artificial responde com reconhecimento e análise do que foi dito.

Funciona assim:

  1. Surge uma obra de arte (pintura, escultura, fotografia, etc.).

  2. O utilizador descreve elementos da imagem.

  3. A IA reconhece o prompt introduzido e reage — destacando ou explicando partes da imagem.

  4. Devolve também uma percentagem da imagem gerada com a imagem original

Uma forma de transformar a observação passiva em exploração ativa!


Captura de ecrã do Say What you see


📚 Como pode ser usado na sala de aula?

A experiência está em inglês, o que, à primeira vista, pode parecer uma limitação. Mas na verdade… é uma excelente oportunidade pedagógica!

📌 1.º Ciclo – Primeiros passos com o inglês

  • Usar vocabulário simples: colours, animals, shapes, emotions.

  • Explorar obras visualmente estimulantes e nomear elementos básicos.

  • Trabalhar em grupo: um aluno fala, os outros apontam o que reconhecem.

🎨 2.º Ciclo – Arte + Língua Estrangeira

  • Pedir aos alunos que descrevam uma obra com frases curtas (“I see a woman with a red dress”).

  • Associar com conteúdos de Educação Visual (cor, forma, perspetiva).

  • Criar um glossário colaborativo com as palavras mais utilizadas na experiência.

🧠 3.º Ciclo – Pensamento crítico e interpretação

  • Desafiar os alunos a interpretar emoções ou simbolismo presentes na obra.

  • Trabalhar a oralidade e fluência em inglês com descrições mais complexas.

  • Explorar o contexto histórico das obras com ligação a outras disciplinas.


🎯 Competências desenvolvidas

  • Observação atenta e interpretação visual

  • Enriquecimento do vocabulário em inglês

  • Desenvolvimento da oralidade e pronúncia

  • Relação entre arte, cultura e linguagem

  • Pensamento crítico e criativo


💡 Sugestão de atividade

🗂️ Oficina interdisciplinar: "Fala com a Obra"

  • Em grupos, os alunos exploram diferentes obras no “Say What You See”.

  • Descrevem-nas oralmente em inglês e registam o feedback da IA.

  • Posteriormente, criam uma apresentação no Google Slides com:

    • A imagem original;

    • A descrição feita;

    • Uma interpretação criativa da obra;

    • Palavras novas aprendidas.

  • Apresentam à turma, promovendo a oralidade e a literacia digital.


🖱️ Acesso direto

🔗 Experimenta aqui: Say What You See – Google Arts & Culture


💬 Conclusão

O “Say What You See” é uma daquelas ferramentas simples, mas com um enorme potencial pedagógico. Promove a observação, a criatividade e o domínio da língua inglesa, ao mesmo tempo que aproxima os alunos do mundo da arte de forma interativa e lúdica.

É mais um exemplo de como a tecnologia, quando bem usada, não substitui o professor — mas amplia as suas possibilidades.

Artigo gerado com IA e adaptado pelo autor.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Beep - gravar áudios para deixar no classroom

 

beep é uma extensão do Chrome que permite que possamos gravar áudios para enviar aos alunos no Classroom. Mas a sua utilização não se fica só no classroom, também podemos deixar comentários no Google Docs, Slides, Sheets e até mesmo no mail.

É muito simples de usar, após instalar, nestas aplicações basta somente clicar no beep e ele grava um audio que nos permite colar na caixa do comentário

Para quem gosta de dar feedback aos alunos acho que o beep ajudar a "ganha" tempo para além disso, um comentário em voz para os alunos fica mais pessoal.




segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Calendário escolar 2025-26


 

O calendário escolar continua a ser um recurso muito utilizado pelos professores no seu quotidiano profissional, ajudando a planificar e a organizar o trabalho ao longo do ano letivo.

Por isso, partilho duas versões do calendário escolar para o ano letivo 2025/2026:

Desejo a todos um excelente ano letivo!

 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Back to School from Book Creator

captura de ecrã do site do Book Creator

 

Uma das ferramentas que aprecio e que uso bastante para construir ebooks multimédia é o Book Creator.

O site do Book Creator tem uma seção "Back to School" destinada a professores. Esta secção tem imensos recursos: modelos, ideias para lições, webinares enfim, imensos recursos que de certa forma podem inspirar os professores para esta fase inicial das aulas.

Bom ano letivo!

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

30 atividades para o primeiro dia de escola from Brisk

O Brisk é uma das ferramentas de IA que acredito que a sua utilização tem crescido imenso no seio dos professores. Por isso, hoje partilho um post que o Brisk criou com 30 ideias para o primeiro dia de aulas. O interessante é que além das ideias, nos "ensina" como podemos usar o Brisk para a criação de diferentes recursos.

Inclui exercícios com listas de palavras, tabelas, quadros, inícios de frase, apresentações, guias, and so on.

Se já usaram alguma vez o Brisk sabem que podemos ajustar qualquer tipo de atividade ao nível de ensino.

Bom ano letivo,


quinta-feira, 3 de julho de 2025

Gemini for Google Workspace – Prompting Guide 101: Um guia para professores que querem tirar mais partido da IA



A Inteligência Artificial está a transformar, silenciosamente, a forma como trabalhamos e ensinamos. Entre planificações, avaliações e criação de recursos, começamos a perceber que estas ferramentas podem ser aliadas valiosas — se soubermos "falar" com elas. E é precisamente aí que entra o guia Gemini for Google Workspace – Prompting Guide 101.


📘 O que é este guia?

Este pequeno manual, criado pela Google, é uma introdução prática a como devemos escrever prompts (instruções) para o Gemini, o assistente de Inteligência Artificial integrado no Google Workspace (Docs, Gmail, Sheets, Slides, etc.).

Mas atenção: este não é um documento técnico. É um guia claro, direto, com exemplos concretos, pensado para qualquer utilizador que queira melhorar a forma como comunica com a IA — e isso inclui, claro, nós, os professores.


🎯 Porque é que este guia é útil para os professores?

Quantas vezes já escrevemos algo para uma IA e o resultado ficou aquém do esperado? Ou foi demasiado vago, ou demasiado extenso, ou simplesmente… não nos serviu. Este guia ensina-nos uma estrutura simples de quatro elementos que faz toda a diferença:

  • Persona – Indicar o papel que a IA deve assumir (ex: “És um professor de Matemática do 2.º ciclo…”).

  • Tarefa – O que queremos que a IA faça (ex: “Cria uma ficha com 5 exercícios sobre frações…”).

  • Contexto – Que informações adicionais são úteis (ex: “Para alunos com dificuldades e tempo de atenção reduzido”).

  • Formato – Como deve ser apresentado o resultado (ex: “Organiza numa tabela, com soluções ao lado”).


✏️ Exemplo prático (retirado do guia e adaptado à educação)

Prompt fraco: Cria uma ficha de trabalho.

Prompt eficaz:
És um professor de Ciências Naturais do 7.º ano. Cria uma ficha de trabalho com 5 perguntas de escolha múltipla sobre os estados físicos da matéria. Inclui as soluções no final. O objetivo é preparar os alunos para uma avaliação formativa.

A diferença é clara: quando somos mais específicos, o resultado é mais próximo do que realmente precisamos.


🧑‍🏫 Como podemos aplicar isto no nosso dia a dia?

🗂️ 1. Criar recursos didáticos

  • Planos de aula

  • Fichas de exercícios

  • Guiões de experiências ou projetos

  • Rubricas de avaliação

💬 2. Comunicar com pais e encarregados

  • Redigir emails formais

  • Escrever convites para reuniões

  • Criar newsletters escolares

📊 3. Organizar e analisar informação

  • Criar tabelas no Sheets para registo de avaliações

  • Pedir resumos de reuniões ou documentos

  • Obter sugestões de melhoria pedagógica


📥 Onde encontrar o guia?

Podes descarregar gratuitamente aqui:
🔗 Gemini Prompting Guide 101 (PDF)

Está em inglês, mas é de leitura rápida e muito visual — ideal para guardar nos favoritos.


💬 Conclusão

Este pequeno guia pode parecer simples, mas tem um grande poder: ajudar-nos a poupar tempo, aumentar a qualidade dos nossos recursos e tornar a IA numa aliada real na educação.

Este guia torna-se ainda mais interessante para quem é utilizador do Google Workspace e quer tirar mais partido da Inteligência Artificial de forma consciente e eficaz. Este documento é um excelente ponto de partida.


quarta-feira, 2 de julho de 2025

NaturalReader - Uma text to speech para usar em sala de aula.

O NaturalReader é uma ferramenta que se insere na classe das ferramentas Text to Speecch. É uma extensão do chrome que transforma texto escrito em vozes realistas de IA.

A sua aplicação vai muito além da acessibilidade — é uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão leitora, apoiar alunos com dificuldades de leitura, ou até dinamizar atividades em sala de aula.

É uma ferramenta que pode ser usada quer pelo professor quer pelo aluno, embora penso que seja mais útil ao aluno. Partilho alguns itens de utilização quer por parte do professor quer por parte do aluno. 


👩‍🏫 Do ponto de vista do professor

1. Apoio a alunos com dislexia ou dificuldades de leitura

Permite que os alunos ouçam os textos que têm dificuldade em ler, ajudando na compreensão e reduzindo a frustração. Basta colar o texto e carregar em "play".

2. Leitura de textos longos para poupar tempo

Durante aulas mais teóricas ou em momentos de revisão de matéria, o professor pode usar o NaturalReader para ler partes de um documento enquanto guia os alunos noutras tarefas.

3. Preparação de materiais acessíveis

Criar versões em áudio de textos, fichas, instruções ou testes para alunos com necessidades específicas. O professor pode usar o NaturalReader para validar se o texto flui bem quando lido em voz alta.

4. Avaliação de clareza de textos

Ao ouvir um texto lido pelo NaturalReader, o professor pode perceber se a linguagem usada é adequada ao nível dos alunos (especialmente útil na produção de fichas ou testes).


👦 Do ponto de vista do aluno

1. Apoio à leitura autónoma

Os alunos podem colar textos de manuais, fichas ou websites e ouvir a leitura. Isto permite-lhes acompanhar visualmente e audivelmente, reforçando a compreensão.

2. Treino de pronúncia em línguas estrangeiras

Os alunos podem ouvir textos em inglês, francês ou outras línguas, praticando a compreensão oral e a pronúncia. Útil em atividades de listening ou preparação para apresentações.

3. Estudo em casa

Em vez de ler um texto sozinho, o aluno pode ouvir o conteúdo enquanto toma notas ou sublinha ideias principais. É também uma forma de variar os métodos de estudo.

4. Criação de podcasts educativos

Os alunos podem transformar textos informativos em pequenos episódios áudio, usando o NaturalReader para dar voz aos conteúdos. Pode ser uma atividade interessante em projetos interdisciplinares.

#Este post criado com ajuda de IA

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Room Recess – Jogos educativos gratuitos para a sala de aula

captura de ecrã retirada do RoomRecess

Hoje trago-vos mais uma sugestão digital que descobri recentemente e que me parece ser um verdadeiro achado para quem quer dinamizar aprendizagens através do jogo: o RoomRecess.com.

Criado por um professor norte-americano, este site disponibiliza mais de 150 jogos educativos online, todos gratuitos e prontos a usar — sem necessidade de criar conta ou instalar nada. Uma simplicidade que os nossos alunos agradecem… e nós também!


🧠 O que se encontra no Room Recess?

Os jogos estão organizados por áreas disciplinares, com maior incidência nas seguintes:

  • Matemática: cálculo mental, frações, divisões, multiplicações, simetria, coordenadas, entre muitos outros conteúdos.

  • Língua inglesa: vocabulário, ortografia, gramática e compreensão de leitura.

  • Raciocínio lógico e atenção: jogos que desafiam o pensamento e desenvolvem competências cognitivas de forma divertida.

Cada jogo é autónomo e autocorretivo, o que significa que os alunos recebem feedback imediato, algo essencial para a aprendizagem ativa e autónoma.


📌 Como utilizar na sala de aula?

Deixo algumas ideias práticas para integrar o Room Recess na sala de aula:

🧮 1.º Ciclo – Praticar operações básicas

Durante as aulas de matemática, podemos usar jogos como o Math Baseball ou o Jet Ski Addition para consolidar o cálculo mental. Os alunos sentem-se motivados e o ambiente torna-se mais leve, mesmo em exercícios repetitivos.

🔤 2.º Ciclo – Reforço de vocabulário em Inglês

Ideal para momentos de reforço ou tempos de Acompanhamento ao Estudo, os jogos como Word Toss ou Letter Fall são excelentes para melhorar o vocabulário e ortografia da língua inglesa.

💡 3.º Ciclo – Raciocínio lógico e velocidade de resposta

Jogos como o Logic Hex Fit ou Math Quest podem ser usados como desafios rápidos no início da aula para "aquecer o cérebro", funcionando como momentos de ativação cognitiva.


🎯 Vantagens pedagógicas

  • Estimula o envolvimento dos alunos.

  • Permite repetição de conteúdos de forma lúdica.

  • Ideal para diferenciação pedagógica (cada aluno pode trabalhar ao seu ritmo).

  • Excelente recurso para usar em estações de aprendizagem ou em ensino híbrido.


🧑‍🏫 A minha sugestão

Experimentem criar uma “Estação Room Recess” na sala de aula ou no laboratório de informática. Em pequenos grupos, os alunos jogam durante 15 minutos, registando os seus resultados ou aprendizagens num pequeno diário digital (Padlet ou Google Slides, por exemplo). No final, promovam uma partilha coletiva das estratégias usadas nos jogos. A aprendizagem ganha outra dimensão!

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