quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vidque – Descobrir, armazenar e partilhar vídeos

vidque

Há uns tempos, li algures que os utilizadores do Youtube fazem uploads de 35 horas de vídeo de minuto a minuto. Isto representa horas e horas de vídeo. Só uma percentagem muito reduzida desses filmes terá interesse para nós, mas no meio de tanta informação perdemos certamente muitos clipes interessantes. Além disso, hoje temos mais canais de vídeo, como tal, ainda mais informação “perdemos”.

O Vidque ajuda um bocado a contornar um pouco esse problema, pois possui uma tecnologia que verifica em vários canais, dentro das nossas temáticas, os vídeos que potencialmente vão de encontro aos nossos gostos.

Desta forma, podemos alojar na nossa conta, vídeos provenientes de diferentes fontes que o Vidque aceita, nomeadamente, o Youtube, Vimeo, Ted e Blip.tv

Como rede social, funciona em jeito de twitter, já que podemos seguir utilizadores ou ser seguido por outros. Além disso podemos adicionar vídeos através do seu URL, através do seu bookmarklet e podemos adicionar também todos os vídeos de uma determinada página.

Parece-me interessante a nível educacional, já que nos permite criar facilmente canais temáticos para uso em contexto de sala de aula e também para partilhar com os alunos e os colegas.

Nota: O Youtube também tem esta possibilidade de criar coleções temáticas e também faz sugestões relacionadas com as nossas pesquisas. O Google plus, veio ainda possibilitar a visualização das publicações feitas pelos nossos “amigos”. O Vidque tem acesso a uma maior base de dados e parece-me também mais potencial!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...