quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os quatro pilares de uma liderança transformacional, in terrear

Um dos blogues que sigo é o Terrerar do JMA, que nos saúda com um encantador:

“A quem ainda não desistiu de inventar dias mais claros.”

E hoje transcrevo na íntegra um post com o qual me identifico e que partilho com vocês:

“Sabe-se que a liderança transformacional é a força que clarifica a visão, cativa, inspira, mobiliza e (se) compromete na ação.
Para que este sistema de liderança seja eficaz precisa de conjugar 4 verbos:

i) Promover uma aprendizagem personalizada. Porque é preciso enterrar o mito largamente maioritário de que é possível a todos como se todos fossem um só.
ii) Incentivar um ensino marcado por uma ética profissional. Que não está à espera de orientações superiores. Que prescinde da lógica de funcionário. Que sabe que o seu primeiro e fundamental dever é fazer aprender todos os alunos.
iii) Criar e desenvolver redes de colaboração entre os profissionais da docência. Porque os desafios da aprendizagem de todos precisam da inteligência coletiva em ação.
iv) Prestar contas (accountability) de forma inteligente. Que fuja à ilusão das aparências burocráticas. Que se centre no essencial ( o valor acrescentado de cada escola). Que mostre os caminhos da melhoria dos processos e dos resultados.

(a partir de Hopkins, 2007)”

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