quinta-feira, 24 de abril de 2025

Scrooling the web #0 - WHAT!!??

 


Scrolling the Web é a nova rubrica do The Blog Teacher onde pretendo partilhar algo que encontro pela net... 

Quando ando a navegar nos blogues que gosto, a ler alguma newsletter, em sites, plataformas, recursos educativos,... and so on, acabo por encontrar alguns recursos que considero úteis. Não é que os use ou experimente todos mas acho a ideia interessante e por isso, acho que merece a partilha. O Scrolling the Web é isso mesmo, uma rubrica destinada à partilha dessas ideias que acho que podem de alguma forma serem utilizadas na sala de aula.

Aproveito para dizer que se tiverem alguma ideia que gostassem de ver explorada, partilhem, há sempre alguma coisa na Net e o Scrolling the Web pode ajudar😀 



terça-feira, 22 de abril de 2025

Dia da terra - uma dica para usar a IA na sala de aula

 

Imagem gerada por IA

O Dia da Terra pode ser uma oportunidade para colocar os alunos a gerar uma imagem alusiva ao dia e à sustentabilidade do planeta. 
Se não usarem nenhuma aplicação para gerar imagens podem aproveitar uma das opções que deixei aqui num post sobre gerar imagens com IA.






quinta-feira, 17 de abril de 2025

3 sites para criar imagens com AI



Quem acompanha o blogue sabe que gosto de publicar sobre boas práticas de utilização de imagens e por isso vou divulgando sites ou dicas em como o podemos fazer respeitando os direitos de autor.

Neste contexto, a utilização da IA para gerar imagens é extraordinária porque são livres embora alguns dos sites que o criam não permitam a sua utilização para fins comerciais.

Para além da questão dos direitos de autor, é óbvio que a utilização da IA para gerar imagens em sala de aula tem uma série de vantagens associadas, mas isso deixarei para outro post.

Partilho três sites que gosto para gerar imagens, são todos gratuitos mas alguns têm limitações diárias


Captura de ecrã do Microsoft Designer

1. Microsoft Designer 
  • Muito fácil de utilizar
  • Muitas ferramentas para trabalhar na imagem gerada(remover fundo, refazer imagem, ...)
  • Guarda as imagens
  • Base de dados extensa com imagens geradas




imagem retirada daqui

2. DALL-E-3 (através do ChatGPT) 
  • Integrado no ChatGPT
  • Fácil de usar



Captura de ecrã do Canva AI Image Generator

3. Canva - Text to image
  • Integrado no design do Canva
  • Bom para alunos com conta de estudante

   
Todos gratuitos, eventualmente com alguma limitação diária ou de algum período com um limite de imagens. 
Há muitos mais, menos conhecidos e talvez até...+potentes! Ficará para outra altura!





quinta-feira, 10 de abril de 2025

Gamificar a sala de aula

Imagem criada com IA e adptada


Hoje o meu post pode ser um pouco controverso, e acredito que alguns dos leitores do blogue não concordem comigo...

Muitas vezes confunde-se a utilização do jogo na sala de aula com gamificar a sala de aula. Sem entrar em grandes teorias sobre as  duas verdadeiras definições - até porque eu não sou entendido em jogos -0 gostava só de partilhar um pouco o que é, para mim, gamificar a sala de aula.

Gamificar a sala de aula é muito mais do que introduzir jogos por diversão. É trazer elementos do universo lúdico — como pontuação, desafios, competição ou recompensas — para criar um ambiente de aprendizagem mais motivador e envolvente. Na gamificação, os alunos participam ativamente, aprendem com o erro, colaboram entre si e encaram a avaliação como um desafio positivo. 

Um dos componentes mais importantes da gamificação é o Desafio, onde os alunos têm "missões" ou tarefas para completar, como se estivessem a jogar um jogo. Outro aspeto essencial é o Feedback Imediato - como num jogo, os alunos recebem respostas rápidas ao seu desempenho, podendo ajustar a sua aprendizagem. E ainda, um aspeto que considero muito relevante: a Progressão. Os alunos avançam por diferentes níveis à medida que dominam os conteúdos ou alcançam determinados objetivos.

Ou seja, gamificar não é somente utilizar uma aplicação como o Kahoot, o Blooket ou o Quizizz, só para citar alguns. Embora estas aplicações incorporem muitos dos elementos essenciais da gamificação -  pontuação, recompensas, competição e algum feedback imediato - ficam a faltar elementos importantes. Não deixa de ser verdade que os alunos aprendem enquanto jogam os recursos criados com estas aplicações e que se mantêm motivados, mas faltam alguns ingredientes para uma verdadeira abordagem de sala de aula gamificada.

Por isso, a minha opinião é que estas ferramentas são formas leves de gamificação. Funcionam muito bem para revisão, reforço e motivação, mas não substituem atividades mais profundas de pensamento crítico ou de resolução de problemas. Ainda assim, como complemento ao trabalho em sala, são excelentes apostas.

E digo isto, porque estas ferramentas não proporcionam dois aspetos muitos importantes da gamificação: o desafio e o progresso

É somente a minha opinião e como gosto de dizer: vale o que vale. Sintam-se à vontade para discordar-  até porque é da discussão que surgem boas ideias 😁

Já agora o que usam para gamificar a vossa sala de aula?


quarta-feira, 9 de abril de 2025

Atividades lúdicas para a páscoa


Antes de me recolher para descansar e me preparar para a celebração da Páscoa, partilho um pequeno recurso com atividades simples que podem ser desenvolvidas pelos alunos do primeiro e segundo ciclo.

Abordei, aqui no blogue, o Sumplete, que é um jogo de matemática que explora essencialmente a operação aritmética da adição, mas com relevância para desenvolver também a lógica e o pensamento computacional. Partilhei também o maze generator que é um excelente serviço para criar labirintos com muita facilidade e de diferentes níveis de dificuldade.

O TBT - atividades da Páscoa, não é mais do que a simples utilização destas duas partilhas e que contém dois exercícios criados com o Sumplete e mais dois labirintos criados com o maze generator.

Demorei mais a construir o recurso final do que a gerar os quatro recursos. Não esqueçam que o Sumplete pode ser jogado online que é sempre mais interessante.

Se gostarem, imprimam, mas...podem sempre usar a versão digital que não gasta papel! E é a minha preferida!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...