terça-feira, 30 de abril de 2013
160 000 imagens sobre a segunda guerra mundial
Crédito da imagem SA-kuva
The Finish Defence Forces da Finlândia através do seu Finish Wartime Photografh Archive publicou mais de 160 000 fotos sobre a segunda guerra mundial.
É uma fotogaleria muito extensa, com fotos de muita qualidade e uma base de dados que se pode tornar muito interessante para os professores quando leccionam esta guerra.
As imagens são livres de serem usadas só nos pedem para fazer os respectivos créditos a "SA-kuva".
A procura das imagens permite ainda a pesquisa por períodos específicos.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Literacia e Cidadania no Século XXI
Um assunto muito pertinente e que alguns dos nossos governantes vêem de forma errada.
Apresento-vos o Jack, um utilizador de tecnologia, que lida bem com o facebook, o twitter e o skype e que vai navegar para uma ilha onde existe uma enorme variedade de possibilidades e liberdade, será que ele tem competências necessárias para lidar com a força dos media, com a informação controlada pelas empresas, com identidades falsas, publicidade dissimulada,...com o que está abaixo do nível do mar?
Um vídeo, extraordinário e que nós professores que lidamos todos os dias com os alunos sabemos perfeitamente que eles não estão preparados... para "ler" digitalmente.
Apresento-vos o Jack, um utilizador de tecnologia, que lida bem com o facebook, o twitter e o skype e que vai navegar para uma ilha onde existe uma enorme variedade de possibilidades e liberdade, será que ele tem competências necessárias para lidar com a força dos media, com a informação controlada pelas empresas, com identidades falsas, publicidade dissimulada,...com o que está abaixo do nível do mar?
Um vídeo, extraordinário e que nós professores que lidamos todos os dias com os alunos sabemos perfeitamente que eles não estão preparados... para "ler" digitalmente.
terça-feira, 23 de abril de 2013
Dia mundial do livro
Hoje assinala-se o dia mundial do livro.
Já o partilhei no blogue, mas acho que é a melhor forma de assinalar esta data.
Acho esta animação soberba!
Já o partilhei no blogue, mas acho que é a melhor forma de assinalar esta data.
Acho esta animação soberba!
segunda-feira, 22 de abril de 2013
27 ways to be a better 21st Century Teacher
O edudemic partilhou este poster criado por Mia MacMeekin e que não resisto a partilhar.
Graficamente muito bem desenvolvido e também muito intuitivo este poster deixa 27 formas de se tornar um professor digital, conectado:
Graficamente muito bem desenvolvido e também muito intuitivo este poster deixa 27 formas de se tornar um professor digital, conectado:
- Think,
- Include
- Look
- Have
- Show
- Use
- Work
- Capture
- Become
- Listen
- Create
- Invent
- Be
- Incorporate
- Evolve
- Plan-B
- Practice
- Team-Up
- Arts
- Risk
- Wing-it
- RRR
- Collaborate
- Design
- Social Media
- Pin-it
- Game
dia da terra - Recursos
Hoje celebra-se o dia da Terra. A google tem esta particularidade de no informar quase diariamente sobre o evento do dia, por isso hoje quando acedemos ao seu motor de busca somos brindados com uma animação em torno do dia da Terra.
Hoje ou amanhã, é a altura certa para abordar esta questão com os nossos alunos, por isso partilho aqui alguns recursos que encontrei numa viagem, não pela terra, mas pela net...
The best earth day sites, com uma lista extensa de recursos que podem ser usados me sala de aula e que começou a ser construída pelo Larry Ferlazzo desde 2009. Uma lista, muito extensa contemplando diferentes recursos: fotos, vídeos, planos de aula, slideshare, infográficos...
O Edutopia deixa-nos diferentes formas de abordar a temática, com uma compilação de vários planos de aula, para diferentes faixas etárias; outra compilação com ideias e actividades para serem desenvolvidas na sala de aula e ainda uma lista de leituras dirigidas aos estudantes.
O site Thinkgreen criou um documento onde apresenta uma série de projectos(com resultados físicos que podem ser desenvolvidos com os alunos. Nesse documento deixa imensos recursos que servem de apoio aos quatro projectos propostos.
sábado, 20 de abril de 2013
Revisão da Semana
Na semana em que o governo anunciou o número de vagas positivas e também se fizerem as contas do número de vagas negativas, que demonstram claramente o desinvestimento feito na educação, que nos podem levar a caminhos como o vídeo que partilhamos em jeito de sátira sobre a educação em 2015 com todos os cortes que se têm afigurado na educação, houve tempo ainda para partilhar também parapartilhar duas listas de 100 itens para professores: uma de serviços web free e outra de canais de vídeos.
Partilhamos ainda excelentes dicas para se começar a usar ou rentabilizar um LMS,como o moodle, o edmodo ou o schoology e terminamos com um vídeo curto sobre a cibercultura que nos "afecta" a todos.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
O que é a cibercultura
Um vídeo curto, mas interessante sobre a cibercultura.
Ampliar a leitura,
através de diferentes fontes;
Produtores de conteúdo;
E a educação como fica?
quinta-feira, 18 de abril de 2013
100 ferramentas para professores - Mais um top
O site goedonline publicou no seu slideshare um top de 100 ferramentas que todos os professores devem conhecer.
É mais um top, onde se repetem as ferramentas mais usuais, mas que vale sempre a pena dar uma vista de olhos porque... todos os dias surge um serviço novo ou outro que desconhecemos e podemos sempre marcá-lo para procurar a ferramenta que um dia vimos e já não nos lembramos como se chama.
É mais um top, onde se repetem as ferramentas mais usuais, mas que vale sempre a pena dar uma vista de olhos porque... todos os dias surge um serviço novo ou outro que desconhecemos e podemos sempre marcá-lo para procurar a ferramenta que um dia vimos e já não nos lembramos como se chama.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
A educação em 2015 com o desinvestimento na mesma
Um filme tremendo, uma crítica extraordinária ao desinvestimento na educação.
É espanhol mas contém legendas em inglês.
Vale a pena ver, mas acima de tudo reflectir... será que caminhamos nesse sentido?
É espanhol mas contém legendas em inglês.
Vale a pena ver, mas acima de tudo reflectir... será que caminhamos nesse sentido?
terça-feira, 16 de abril de 2013
Ideias para usar as plataformas LMS - Uma boa forma de começar
Hoje lia um post do blogue Tech&Learning intitulado de "154 ways to use moodle". É um post recheado de dicas para se usar com a plataforma moodle. No entanto, dei ao post o nome de ideias para usar as plataformas LMS porque na realidade grande parte destas tips servem para qualquer plataforma. O interessante do post é que estas tips são o ideal para quem pretende começar a iniciar-se neste mundo das plataformas de LMS.
No blogue já aqui deixei uma série de posts onde abordo três plataformas: moodle, schoology e edmodo e penso que na generalidade todas estas dicas podem ser reproduzidas em qualquer uma das plataformas.
Hoje é muito importante estender a nossa sala de aula, e as plataformas LMS são uma boa forma de o fazer e de comunicar com os alunos, além do mais, facilitam imenso muitas tarefas do professor.
Publicada por
Filipe Mendes
à(s)
12:11
0
comentários
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
edmodo,
LMS,
moodle,
schoology,
tips_tricks
segunda-feira, 15 de abril de 2013
100 sites de vídeos para professores
O portal edudemic elaborou uma lista de 100 sites de vídeos para professores. Uma extensa lista que inclui várias áreas:
- Educacionais
- Gerais
- Planificações
- Ciência, Matemática, Tecnologia
- História, Artes e Ciências Sociais
- Ferramentas de vídeo
- Filmes e clips, ...
domingo, 14 de abril de 2013
Revisão da Semana
Na semana em que o The Blog Teacher publicou o seu post número 500, houve ainda tempo para rever o mês anterior, uma opinião sobre a estratégia da google e uma alternativa ao google reader que a mesma decidiu fechar a partir de 1 de Julho.
sexta-feira, 12 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Feedly, uma excelente alternativa ao google reader
A google já anunciou que o seu leitor de feeds, o google reader não estará mais disponível a partir do dia 1 de Julho. Ainda ontem abordei num post descabido ou não, um pouco a política da google, que desta vez fecha simplesmente, não deixando outra alternativa como já o fizeram noutras alturas.
O feedly mostra os posts em forma de revista e permite uma navegação mais interessante que o reader e uma leitura em quatro formatos diferentes. Faz a ligação ao reader, importando todos os nossos feeds subscritos. Se pretenderem uma descrição mais pormenorizada do serviço, consultem o post anterior que publiquei sobre o mesmo.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
A Google: dá que pensar
A Google, é sem dúvida alguma, uma grande empresa, talvez a melhor, a mais inovadora de todas as empresas que criam serviços para serem utilizados pela web.
Penso que ninguém deve duvidar disso!
No entanto, este meu post de hoje é um post em torno de algo que ultimamente me tem feito questionar um pouca a política da google. Todos sabemos que eles apresentam uns lucros extraordinários, que as suas apps são extraordinárias, as mais cleans, as mais simples de usar, que eles estão sempre one step ahead e os outros a reboque, disso, também certamente não haverá grandes dúvidas, mas... desde o anúncio do fim do seu leitor de feeds, o Google Reader que tenho pensado que nem sempre podemos investir de olhos fechados na google.
Quantas não serão as pessoas que utilizam o Reader para ler os seus feeds?!! Eu não faço ideia, mas sei que serão certamente muitas e fruto da evolução na forma como as pessoas vão lendo/recebendo informação a google decidiu que vai fechar o Reader e desta vez, ao contrário de muitas outras, não apresentou nenhuma alternativa, ou seja, fecha simplesmente. Por isso, faz algum sentido pensar se vale a pena ficar somente pelas apps ou pelos serviços da Google.
Hoje recebi o vídeo acima na minha caixa de correio e ainda me fez pensar mais!
Todos sabemos que a google tem o seu chromebook a um preço low cost e que é certamente uma ferramenta a considerar na educação, como eles mesmo fundamentam. Não tenho a certeza, mas penso que a google ainda não tem bem definida a sua estratégia para o chromebook na europa, mas agora pensem, e se o chromebook não vender o que eles estavam à espera, será que eles desistem?! E as escolas, os professores, os alunos que investiram no chromebook, como ficam??? Ou será que o meu ponto de vista é totalmente descabido?!?
terça-feira, 9 de abril de 2013
Revisão do mês
No mês em que se celebrou a Páscoa, e que o The blog Teacher aproveitou para realizar uma pausa, sem que antes deixassse algumas dicas para criar postais de Páscoa, houve tempo ainda para partilhar uma série de posts sobre histórias: a da educação, a do GIF, a do PI, de como a Internet mudou o mundo; dois guias: um em formato digital para trabalhar com o Thinglink e outro em formato de PDF, um excelente livro para pais e filhos sobre o funcionamento do cérebro.
Um post de opinião sobre free, ser o ideal para o professor e neste âmbito a disponibilização pela adobe da sua suite CS2 e o meu canivete suiço tecnológico da sala de aula onde incluí um cronómetro online.
E como sempre algumas partilhas multimédia.
- O livro que só queria ser lido
- Um guia formidável para usar o Thinglink
- Mensagens da páscoa
- Viagem pelo cérebro para pais e filhos
- O Storytelling nas apresentações
- Hoje é dia de Pi
- O meu canivete suíço tecnológico da sala de aula
- Como a Internet mudou o mundo
- Cronómetro online
- Os “doodlers”
- Suite CS2 da adobe completamente grátis
- free, é o termo para os professores
- A história da educação
- A história do GIF
segunda-feira, 8 de abril de 2013
500 Posts
Após a pausa lectiva da Páscoa o The Blog Teacher está de regresso para a sua edição diária. E esse regresso coincide com o post número 500. Não são muitos, mas ao mesmo tempo é um número suficiente para se perceber que o blogue começa a ganhar alguma consistência e a demonstra de que é um projecto que veio para ficar e não para se esvaziar ao fim de alguns posts.
Num momento delicado da educação, em que as orientações são cada vez mais desmotivantes, reconheço que por vezes surge o desencantamento e que dá vontade de abandonar o projecto, mas... logo a seguir, penso que gosto de aprender, de partilhar, que sou sempre que possível, pela inclusão da tecnologia na sala de aula, pela diminuição da fractura digital... e volto a ganhar forças para continuar este meu cantinho na web.
Por isso daqui a pouco estarei a escrever o post 1000.
Até lá,
Subscrever:
Mensagens (Atom)