Quem acompanha o blogue já sabe que o pensamento computacional é uma das áreas que mais valorizo, precisamente pela forma como desafia os alunos a pensar de maneira diferente quando enfrentam um problema.
Quando se fala em pensamento computacional, é comum associar-se o conceito ao uso de computadores e programação.
Mas a verdade é que estas competências podem — e devem — ser trabalhadas sem tecnologia, através de atividades unplugged, isto é, sem dispositivos digitais.
Estas atividades permitem que os alunos desenvolvam raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento algorítmico de forma lúdica e acessível, promovendo a colaboração, a comunicação e a criatividade.
A seguir, partilho 5 desafios simples e divertidos que podem experimentar com a vossa turma e que envolvem diferentes estratégias do pensamento computacional.
💡 1️⃣ Segue o Código!
Objetivo: compreender a lógica de instruções e sequências.
Como funciona:
Cria um percurso no chão da sala (ou no recreio) com fita-cola ou folhas A4 dispostas em grelha.
Um aluno é o “robô” e outro o “programador”.
O programador dá instruções orais ou escritas (ex.: “avançar 2 passos”, “rodar à esquerda”, “avançar 1”) e o robô executa.
💬 Variação: escreve as instruções em cartões com setas e deixa os alunos programarem o percurso antes de o executar. Podes criar obstáculos e objetos para apanhar.
Competências: pensamento algorítmico, decomposição, sequenciação.
🖍️ 2️⃣ Desenha como um robô
Objetivo: compreender como traduzir ideias em instruções precisas.
Como funciona:
Um aluno tem um desenho simples (ex.: uma casa, um sol, uma flor).
Sem mostrar o desenho, deve dar instruções passo a passo para que o colega o reproduza no caderno.
💬 Discussão final: compara os resultados e fala sobre a importância de usar instruções claras e exatas.
Competências: abstração, precisão, comunicação clara.
🧠 3️⃣ O labirinto de papel
Objetivo: desenvolver estratégias de planeamento e resolução de problemas.
Como funciona:
Cria um pequeno labirinto em papel quadriculado.
Os alunos devem escrever (ou desenhar com setas) o caminho correto da entrada até à saída, evitando os “obstáculos”.
💬 Extensão: desafia os alunos a criar os seus próprios labirintos para os colegas resolverem.
Competências: planeamento, lógica, depuração (testar e corrigir erros).
🔢 4️⃣ Missão de emparelhamento
Objetivo: reconhecer padrões e criar regras lógicas.
Como funciona:
Distribui cartões com figuras, cores, números ou letras.
Os alunos devem criar critérios de emparelhamento (por exemplo: “todas as figuras com três lados”, ou “pares de números ímpares consecutivos”).
💬 Variação: usa objetos reais da sala de aula ou imagens para criar padrões mais complexos.
Competências: reconhecimento de padrões, categorização, generalização.
🕵️ 5️⃣ Código secreto
Objetivo: compreender a ideia de representação simbólica e criptografia básica.
Como funciona:
Entrega aos alunos um código simples (ex.: A=1, B=2, C=3) e uma mensagem codificada.
Os alunos decifram a mensagem e, depois, criam a sua própria para um colega resolver.
💬 Extensão interdisciplinar: liga esta atividade à História ou ao Português, trabalhando mensagens históricas ou enigmas narrativos.
Competências: abstração, representação simbólica, lógica.
🧭 Porque usar atividades unplugged?
Estas atividades mostram que pensar como um programador não exige computadores.
Permitem trabalhar competências de pensamento computacional de forma ativa, acessível e divertida, integrando-se facilmente em diferentes disciplinas.
Além disso, são uma excelente forma de introduzir conceitos digitais em contextos com recursos limitados, preparando os alunos para atividades de programação posterior.
💬 Experimenta uma destas propostas e adapta-as à tua turma.
Com poucos materiais, mas muita criatividade, é possível ensinar a pensar como um computador — sem usar nenhum!
Depois de experimentares partilha a tua experiência. Se precisares de ajuda para criar algum recurso pode ser um pretexto para um próximo post.😉
Este artigo foi criado com IA e adaptado pelo autor.

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