quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Easel.ly–para criar infográficos

 

easel_ly_

A respeito do meu post anterior, hoje decidi voltar a abordar a temática dos infográficos, mas desta vez trazendo um serviço web que permite a criação dos mesmos!

Tem crescido imenso a criação de infográficos. Ainda há bem pouco tempo a criação deste tipo de elementos, que permitem uma leitura rápida de dados ou de acontecimentos, era feita através de ferramentas de edição gráfica, que requeriam alguns conhecimentos técnicos para se usar a mesma e que geravam alguma dificuldade na criação do infográfico.

Easel.ly é um desses serviços que permite a criação de infográficos.

O Easel.ly é baseado em modelos(vhemes) que podem ser personalizados de acordo com os nossos dados. Mas estes modelos podem ser perfeitamente personalizados, já que podemos modificar o fundo do mesmo, eliminar ou adicionar elementos gráficos, formas, texto e permite ainda adicionar imensos objectos (pessoas, animais, comida, transportes,…) ao modelo selecionado.

O serviço permite ainda a importação de imagens, o que aumenta imenso a possibilidade de personalização.

Apresenta uma interface muito conseguida, ou seja, simples, muito limpa e dinâmica, já que muda conforme o objecto selecionado(como o friso das aplicações do office) o que facilita imenso a edição.

easel_ly

A manipulação dos elementos é sempre feita através da barra que surge associada ao elemento e são inseridos no infográfico via arrastar e largar.

O infográfico pode ser guardado em formato jpg, podemos ainda embutir num blogue ou espaço na web e é ainda disponibilizado o link para o infográfico

O Easel.ly é um serviço muito interessante para se aventurar neste “mundo novo” de análise de dados e de criação de infográficos.

Para os alunos, a construção de raiz de um infográfico, permite-lhes trabalhar uma série de skills num só exercício, além disso, ao criar o infográfico, vai despertá-los, motivá-los para áreas que sabemos que a grande parte não gosta de fazer: analisar dados, é uma chatice para muitos… porque não convidá-los a fazer um que tenha sido elaborado em papel na sala de aula e posteriormente, pedir outro sobre um acontecimento ou sobre outros dados? Parece-me um exercício que lhes irá agradar.

Não “esbarrem” no serviço porque ele é simples de usar, a dificuldade é esquematizar o infográfico no papel e tendo em conta os modelos do Easel.ly, porque a produção é super simples.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...