terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A minha escolha do ano – Curadoria

 

por ailatan, no Flickr

 

O meu primeiro post do ano vai sempre para uma escolha minha, no ano passado a minha escolha recaiu sobre o twitter. E escolhi o twitter pela facilidade com que este era capaz de nos gerar informação que fosse realmente relevante para nós. Ou seja, essa informação chega até nós sem termos necessidade de a procurar. Neste contexto, durante este ano cresceu um novo conceito, o conceito de curadoria social que em questões de receber informação relevante ainda se torna mais interessante. Dado que só recebemos realmente a informação que pretendemos e está sempre lá(não há timeline). Enquanto no twitter continuando a ser uma óptima ferramenta perde para esta na agregação de conteúdo e passo a explicar: no twitter seguimos entidades com interesses e neste caso seguimos tópicos do nosso interesse, ou seja informação filtrada do tópico. Há imensas ferramentas de curadoria mas a melhor de todas, para mim, claro, é o scoop.it.

Sem entrar em detalhes exaustivos o scoop.it permite criar um tópico e associar a este algumas tags, depois a ferramenta sugere conteúdos via diferentes canais de pesquisa(motores de busca, twitter, youtube, news, …) baseado nessas tags, conteúdos esses que embora possam ter haver com o nosso tópico, temos a possibilidade de o incluir ou não. Podemos ainda em qualquer momento adicionar manualmente(via bookmaklet) um artigo ao nosso tópico.

Só por estas características já acho a ferramenta muito interessante, já que nos permite aceder num só lugar a muita informação sobre o tópico, mas, o poder da ferramenta cresce quando começamos a seguir tópicos de outros elementos que compõem a comunidade. Sabendo que uma determinada pessoa é excelente num determinado campo, seguir um tópico dessa mesma pessoa é garante de boa e de muita informação de qualidade, sem a necessidade de fazer uma pesquisa exaustiva que nos levaria imenso tempo e provavelmente sem os mesmos resultados. Se levarmos em linha de conta, o crescimento da quantidade de informação que é disseminada na web parece-me fácil de perceber que cada vez mais, se perde mais e mais informação de qualidade e que são estes tipo de ferramentas que permitem minimizar essa perda, ou então, maximizar a boa informação que veicula na mesma! Eu prefiro mais a segunda!

Aconselho vivamente a começarem a usar o scoop.it para um tópico qualquer do vosso interesse e seguir também dois ou três tópicos e rapidamente vão perceber a potencialidade desta ferramenta.

Resta-me referir que estamos perante uma ferramenta social e como tal tem consigo todas as características das ferramentas sociais, podendo inclusive propor um artigo para um determinado tópico que seguimos!

Tenho a certeza que vai ser uma das ferramentas que mais vai ser usada este ano!

Boas curadorias!  

1 comentário:

  1. Olá Professor Amigo Filipe Mendes, agora também parceiro na gestão do Projeto do Grupo "Educações & Aprendizagens XXI < http://goo.gl/XK4kn >, no Facebook! :)

    Excelente escolha do primeiro post, o Scoop.it, que também criei um, aprecio por todas as funcionalidades que menciona e ainda porque a partir dele, tive a oportunidade de conhecer ideias de pesquisadores de outros países, o que agrega. E também 'recomendo'!

    Falando nisso, interessante como as pessoas tem lá suas preferências por diferentes tecnologias, não?

    Filipe, escreve que o scoop.it é uma ferramenta social com as características das demais e pergunto se tem como ser usado por várias pessoas, a exemplo dos blogs, que permitem colunistas?

    Seria um espaço não exatamente para curadoria e sim, para publicarmos posts de autoria, com base publicações de um grupo de pesquisa sobre um tema. Não estaremos postando apenas 'as últimas' mas mantendo um espaço socializador das incursões teórico-práticas dos membros do grupo, em torno das pesquisas.

    Teria sugestões ou outras recomendações para a experiência?

    Ciberabs, desde o RS, Brasil!! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...