quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Filtrem a informação e façam uma enciclopédia multimédia

themeefy

O Themeefy é uma excelente ferramenta para compilar online informação sobre um determinado tópico. Bem, o Theemfy, é muito mais que isso, depende é da nossa criatividade em usá-lo para... outro fim!

Ou seja, digamos que o Themeefy permite criar em torno de um tópico uma enciclopédia multimédia online.

Com um formato em jeito de revista ou livro, disponibiliza a inclusão de elementos multimédia que representam esse tópico. Concretizando:

Podemos procurar e inserir diretamente conteúdos da Wikipedia, do Youtube, do Facebook,do Twitter, Flicker, Bibkosh, do Google, notas pesoais, imagens a partir do pc, enfim, percebemos que podemos “colecionar” informação proveniente de diferentes “canais”.

O registo é muito simples, e a procura de informação nos canais acima citados, também. O Themeefy está ainda em versão Beta, e como tal tem algumas lacunas, o que não permite fazer uma enciclopédia toda bonitinha ;) mas é de uma utilidade educacional fabulosa. Disso eu não tenho dúvidas. Lá está a criatividade, o fator +, mas certamente que ao verem o funcionamento do serviço vão perceber o quanto é útil

Pensemos só nisto: Todos temos a noção de que a Internet é um campo vastíssimo de informação. E que a procura desta em torno de um item pode ser assustadora. Na escola se pretendemos filtrar para os alunos, eles vão adorar, estudar um tópico via Themeefy.

Tenho um projeto para o Themeefy, logo, logo eu “ponho cá fora”!

Pessoalmente, vejo o Themeefy como uma das melhores ferramentas que vi ultimamente!

Fica aqui um vídeo que demonstra a facilidade em colocar os conteúdos:

4 comentários:

  1. Curadoria social, amigo Filipe.
    Novas competências para professores através da utilização deste tipo de ferramentas. ;)

    ResponderEliminar
  2. Paulo, muito obrigado pelo comentário! É um prazer ter pelo meu cantinho um guru como o Paulo, com quem tenho aprendido bastante através das suas partilhas! Gostei particularmente da expressão curadoria social. Olho para este tipo de ferramentas com um potencial enorme na educação. Não tenho exemplos de utilização, pelo menos nos ciclos em que leciono. Acho esta muito interessante pela sua interface para cativar os miúdos, mas a minha preferida é o scoop.it, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. Oi Filipe!
    Voltei ao blog para reler teu post e aproveito comentar que estou cada vez mais encantada com essa indicação, dada a facilidade de uso até com bem pequenos!! *É* e também ajuda aos maiorzinhos, imigrantes digitais e meio lentos!! :D
    Tks! Virei seguidora! Ciberabs!

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula!
    Fico feliz por seguir o meu blogue, por acaso também sigo o da Paula ;)
    Quando vi esta ferramenta só pensava no potencial que ela tem no contexto ensino-aprendizagem, é enorme!
    Como referi como ferramenta de curadoria social prefiro o scoop.it, mas estamos a falar de gente que já "agarra" e gosta destas ferramentas. Para os miúdos e para os referidos "imigrantes digitais e meio lentos" sem dúvida que esta é preferível.
    Viu a edição multimédia do blogue que fiz com o Themeefy?
    Ciberabs ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...