Sou professor e como tal observo/lido bastante com a evolução das "coisas" ao nível tecnológico e uma das ferramentas que muito aprecio é o google drive principalmente a partir do momento em que o drive e o docs se tornaram num "só".
O futuro, eu diria mesmo o presente, é serviços como o da google onde tudo se faz na nuvem. Duvido pouco que nos próximos dois-três anos 90% do que fazemos será recorrendo a serviços alojados na nuvem.
O drive trás anexado a si um "currículo" extraordinário, basta pensar que a maioria dos professores usa para processar texto o word, para fazer apresentações o powerpoint e como folha de cálculo o Excel, ou seja, as aplicações do office e que o drive tem nesse mesmo "currículo" de forma gratuita essas mesmas aplicações e que fazem 95% das operações que os professores fazem nas três aplicações da microsoft que acabei de referir, no entanto, a google tem evoluído a um ritmo impressionante no que diz respeito a dotar estes serviços com mais funcionalidades.
Este paragrafo, pode levar alguns a questionar:
Ok, se faz 95% das operações e eu estou habituado ao office porque vou então mudar?!
Simples, porque o drive tem imensas potencialidades que o office não tem, e sem as enumerar todas passo a citar algumas:
- Tudo o o que faz, fica guardado na nuvem, e nunca mais se perde!
- A partilha dos documentos é feita de uma forma muito simples!
- Pode ser acedido em qualquer dispositivo,
- Independentemente do seu tamanho, se cabe no drive, pode ser enviado por mail,
- Se é anexo, basta enviar para o drive
- Todos os documentos podem ser construídos colaborativamente e editados por n utilizadores ao mesmo tempo.
- Além disso, o drive tem também o desenho e a criação de formulários
- gráficos de gantt
- histórias interactivas,
- diagramas
- mapas mentais e,
Esta será uma rubrica que irei explorar com frequência no The Blog Teacher, porque acredito bastante que o futuro passará muito pelo drive.
Nota final, sou um utilizador do dropbox e certamente que o continuarei a ser, mais porque os meios em que me insiro ainda funciona muito o office, mas a nível pessoal, cada vez mais gosto do drive.
Sem comentários:
Enviar um comentário