quarta-feira, 10 de julho de 2013
Não consigo entender a visão ou cegueira de Crato
Hoje enquanto lia um questionário de resposta aberta que faço aos meus alunos no final do ano letivo numa das perguntas que era "Sugestões para melhorar o funcionamento da disciplina", constato que mais de 50% dos meus alunos referem entre muitas sugestões que a disciplina deveria de ter mais horas por semana.
Crato decidiu antecipar as TIC para o sétimo e oitavo embora na verdade ele queria terminar com a disciplina e isto simplesmente porque ele acha que "eles dominam as TIC".
Crato não sabe o que diz, simplesmente ele confunde destreza com dominar.
Deixo-lhe aqui um repto que faça um simples exame para aferir essa afirmação onde peça para os alunos criarem uma estrutura de pastas hierárquica para organizar a informação. Que lhes dê um pequeno assunto para pesquisarem na Internet e com ele fazer um relatório e uma apresentação em Powerpoint, com método, como é claro! Eu acredito que 50% dos alunos não passam e só falamos de pequenos pedidos. Podemos complicar só um bocadinho de nada e perguntar como fazem a tabuada de um determinado número no Excel, ou como se calcula o IVA de um determinado preço, aí o índice de reprovação dispara!
Tenho a plena convicção que ele se prepara para retirar as TIC do currículo!
Pessoalmente não consigo entender esta aversão de Crato relativamente às TIC e à Informática, quando sabemos que o mercado felizmente procura imensos informáticos. Com o desemprego que existe ainda há pouco dias vi duas empresas a recrutarem informáticos, mas atenção uma abria 40 vagas e outra 80!!!! Também é público que os empregadores assumem que existe uma falta enorme de profissionais nas áreas das TI e que por exemplo as empresas portuguesas de TI, contrariamente ao ciclo de desemprego que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal ainda vão contratar durante este ano.
Crato ou não vê ou olha para estas notícias de lado! E se o faz então é um péssimo Ministro e se não o faz, então que mostre que realmente a Informática não faz sentido e daí o desinvestimento brutal que ele tem feito na Informática! Como não acredito na segunda hipótese...
Publicada por
Filipe Mendes
à(s)
21:27
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no TwitterPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
informática,
MEC,
opinião,
TIC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário