Mas hoje trago para o meu blog um aspecto que considere muito interessante.
A utilização do vídeo em sala de aula é atractivo para os alunos. Tem uma relação muito próxima com a televisão e, como tal a um conceito de lazer, que provoca motivação no aluno.
“O Vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não-separadas. Daí a sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras. O Vídeo nos seduz, informa, entretém, projecta em outras realidades(no imaginário), em outros tempos e espaços.” (Móran, 1995)
Permite trazer para a sala de aula a ilustração de realidades distantes dos alunos. Como factor de sensibilização, para a curiosidade e motivação de novos temas. Permite também uma percepção mais fácil da mensagem - normalmente curtas - e desperta o aluno para a pesquisa, além de que estimula o professor a renovar os seus conhecimentos.
“O vídeo explora também, e basicamente, o ver , o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores”(idem). Este ver é normalmente apoiado no falar, no narrar, de mensagens curtas, com pouca informação mas que permitem ancorar toda a comunicação. Atinge o racional, começando sempre pelo sensorial, o emocional, exigindo sempre pouco esforço do receptor.
“As crianças adoram fazer vídeo e a escola precisa incentivar o máximo possível a produção de pesquisas em vídeo pelos alunos. A produção em vídeo tem uma dimensão moderna, lúdica.”(idem)
O Animoto é um site que permite a criação de vídeos de uma forma muito simples, deixando os aspectos técnicos da criação final do vídeo para o próprio site. Desta forma, o utilizador recolhe as imagens ou vídeos que pretende utilizar, coloca-as no site na sequência que pretende que estas surjam e se achar pertinente pode acrescentar texto às imagens. Em seguida, se pretender pode adicionar áudio ao seu vídeo, e depois, o site do Animoto analisa todo o conteúdo que o utilizador inseriu e gera um vídeo com uma animação de um verdadeiro profissional de edição de vídeo.
Após a finalização somos convidados a partilhar o nosso vídeo com quer nós pretendermos, essa partilha pode ser feita via correio electrónico ou através da publicação directa em várias redes sociais e ainda é gerado um código HTML que pode ser simplesmente copiado e inserido por exemplo num blog, isto tudo sem termos necessidade de deter grandes conhecimentos técnicos quer de edição de vídeo quer na publicação de objectos na Web. Além disso, o Animoto, permite a inserção de comentários ao vídeo publicado, permitindo ao criador do vídeo receber feedback do seu trabalho e ao mesmo tempo criar uma pequena rede de utilizadores em torno do seu trabalho.
Parece-me pois que todas estas características são suficientes para gerarem uma rápida motivação nos alunos em querer utilizar esta application web, importa pois orientá-los de forma a que produzam documentos que os atraem mas que vão de encontro ao que são os objectivos do professor, é este o ponto que realmente interessa ao professor e onde reside a maior dificuldade. Se a questão da motivação já não se coloca, a questão do para quê? torna-se muito difícil de responder! Cabe ao professor delinear a estratégia da construção do saber, que permita ao aluno "aprender" por ele de forma motivada, porque sem dúvida que a procura de imagens ou de vídeos e a inserção de textos feita pelo aluno certamente que vai permitir a este ancorar “o que a aula lhe deu e o que ele construiu” na construção de um documento que ele apreciou criar. E, ele sabe, que vai poder partilhar o seu trabalho com todos aqueles que ele conhece e que vai colocá-lo à refutação e à critica, não só, do seu professor mas essencialmente da sua rede, do seu bando, que é muito importante para ele, como referia Michael Thompson, em melhores amigos, piores inimigos citando Harry Stack Sullivan “notou que os amigos são tão importantes para os jovens adolescentes quanto os pais para as crianças.
Aparentemente o Animoto tem um problema, só permite criar vídeos de 30segundos, mas podem fazer a vossa inscrição com fins educacionais e a empresa cede um código de activação que nos permite criar vídeos com a duração que pretendermos de forma gratuita. Cool!
Aproveitem o Animoto para fazer bons vídeos ou, para pedirem aos vossos alunos para produzirem vídeos para vocês.
Para ficarem com uma ideia das capacidades do Animoto, deixo aqui um vídeo que criei, com a utilização desta ferramenta. O difícil foi mesmo organizar a informação, porque produzi-lo, bem, isso o Animoto fez por mim!
Até já,
Obrigado! Muito útil para quem não te tempo para elaborar os seus vídeos educativos e tem algumas dificuldades em dominar as tecnologias subjacentes à sua produção. Mas, existe um senão, a mensagem que podemos pretender para o vídeo pode não ser a mesma que a elaborada pelo animoto, continuando mesmo assim como uma boa ferramenta de auxilio.
ResponderEliminarGostei muito! Parece-me interessante,só me falta o tempo!
ResponderEliminarOlá Filipe,
ResponderEliminarSou a Ilda, professora em Pinheiro. Coordeno o Clube de Teatro da nossa escola e preciso da tua colaboração. Veio mesmo a calhar esta tua descoberta... Vamos apresentar, no final do ano lectivo um TelePinheiro, no ãmbito das comemorações dos 25 anos, e precisamos dum genérico e algumas animações em vídeo para acompanhar a peça de teatro. Please... podemos contar contigo ? Abraço Ilda.
Olá Ilda!
ResponderEliminarClaro que sim! Para esse efeto teremos de elaborar algo mais profissional. Teremos de ser nós a decidir todos os pormenores! Mas, eu lá estarei para ajudar, não sendo profissional de edição de vídeo darei o meu melhor!
Até já,
Filipe
Adorei a ideia mas tenho PAVOR de iniciar o processo!!!!!!!! A ver vamos...
ResponderEliminarNo entanto, parabéns!
Olá Rita!
ResponderEliminarBem, esse pavor só se perde começando...
A utilização da tecnologia por parte dos professores, só começa a ser utilizada em contexto de sala de aula quando sentimos que estamos à vontade perante ela, mas para isso temos de praticar.
Se não praticarmos, nunca iremos começar a utilizar e muito menos dominar!
Começando por situações muito simples vamos conquistando confiança perante a tecnologia.
Neste caso o animoto, faz mesmo tudo por nós, o difícil é mesmo organizar a informação que pretendemos utilizar na criação da mensagem. Essa é sem dúvida a parte individual de cada um!
Se precisar de ajuda eu ando por aí ;)