terça-feira, 12 de junho de 2012

Dicas para uma boa apresentação electrónica

kiss_2

Um post não deve ser muito extenso por isso vou dedicar alguns posts a uma temática que gosto bastante: as apresentações electrónicas, com algumas dicas que me parecem pertinentes e que tento passar para os meus alunos.

Há uns anos vi uma apresentação neste endereço que gostei bastante e que depois adaptei para meu uso pessoal e que ainda hoje utilizo e que vou adaptando… e que aconselho bastante a ver!

Nas apresentações electrónicas não existem regras obrigatórias, no entanto existem algumas linhas de orientação que ajudam a que a nossa apresentação tenha alguma qualidade.

Um aspecto primordial, é que as apresentações são feitas para uma audiência, audiência essa que normalmente se deve reter no máximo 3-4 segundos no nosso diapositivo/frame, afinal de contas estão lá para nos ouvir e não para nos ler! Nós devemos ser sempre o foco, e a apresentação, uma linha condutora das nossas ideias!

Nesta linha de pensamento, a primeira grande dica do design, é que esta deve ser feita segundo a técnica do KISS:

 

kiss1

também traduzido por Keep It Short and Simple, em que basicamente a simplicidade deve ser o objectivo principal na sua concepção, dado que as “coisas” mais simples funcionam melhor que as mais complexas!

E neste conceito de simplicidade introduzo algumas dicas:

Grande – As apresentações devem ser em grande, deve-se evitar o uso de tamanhos de fontes abaixo dos 30, 32pt. Fontes pequenas esforçam a vista da nossa audiência

grande

Evitar o uso de muitos estilos e cores, pois o uso destes tende a criar “ruído” na audiência!

simples1

Utilizar sempre que possível a regra dos 6x7,

6_7

nem sempre é fácil mas se não se respeita esta regra fica muito difícil a audiência acompanhar o orador, além disso é sempre interessante focalizar a audiência na linha que se pretende.

O texto detalhado tende a dispersar a audiência:

texto_detalhado

Este exemplo acaba por texto demasiado detalhado, o ideal é sintetizar com palavras-chave ou recorrendo a esquemas. Os esquemas tendem a ser mais fáceis de serem memorizados e este diapositivo podia ser convertido na seguinte sequência:

dialogo1 dialogo2

dialogo3

Este tipo de esquemas ajudam ambas as partes – a audiência rapidamente interpreta o esquema e o orador consegue sempre focalizar a audiência no que pretende. Claro que nestes casos a criatividade de quem está a fazer a apresentação é importante, no entanto, o que importa reter é que o texto detalhado deve ser evitado em detrimento de palavras-chave ou esquemas, imagens!

E por hoje chega:

  • grande;
  • evitar muitos estilos e cores;
  • regra dos 6x7;
  • transformar o texto detalhado em palavras-chave ou esquemas/imagens.

Continuarei a desenvolver este assunto em posts futuros…

2 comentários:

  1. Este é um tema que merece ser trabalhado e divulgado até à exaustão, porque ainda há apresentações que não são dignas do nome, quer da parte de alunos do ensino básico quer da parte de professores de qualquer nível de ensino.
    Usar o PowerPoint (PP) para guardar conteúdo já não faz sentido; saber utilizá-lo para apresentações, já é muito relevante. Quem diz uma apresentação em PP, diz outra ferramenta qualquer.
    Há duas maneiras de desenvolver capacidades para uma boa apresentação: seguir boas dicas de quem sabe do assunto e praticar muito, até conseguir fazer um PechaKucha (http://www.pecha-kucha.org/) ;-)
    Para quem não sabe, o guru dos gurus das apresentações é Garr Reynolds (http://www.presentationzen.com/presentationzen/), desde que foi para o Japão, escreve muito menos, mas tem tudo no seu blogue.
    O blogue desta professora também me ajudou no design: http://tweakyourslides.wordpress.com/

    Força, Filipe, venham mais dicas!

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  2. Olá Paula!
    Quando lhe pedi para tecer os seus comentários no blogue, fazia-o porque tinha a certeza que os seus comentários iam trazer acréscimo ao blogue. Tenho pena que hoje as "conversas" tenham fugido para outros lados, onde também são interessantes, mas nem sempre tão focalizadas!
    Os seus comentários são sempre uns bons posts, e por isso mais tarde acabo por os partilhar, porque sinto que pouca gente lê esta informação tão boa!
    Ainda há dias partilhei o slideshare do Martin Weller e agora vou dar uma vista de olhos nas referências que a Paula deixou e certamente que numa próxima algo por lá aparecerá!
    Quantos às apresentações, estou completamente de acordo consigo, eu lido com essa questão diariamente e são poucas as vezes em que não interfiro, de uma forma pedagógica, como é claro, principalmente entre pares!
    90% das apresentações são mal concebidas!!! Como diria um professor meu "O Filipe suspeita" talvez seja uma suspeita, mas a verdade não andará longe disso!!!
    Vou continuar a desenvolver esta temática, embora as pessoas pensem numa apresentação e pensem que falamos de powerpoint. Por isso gosto de prezi, pela sua limitação que não "permite" que se abuse de princípios importantes!
    Muito obrigado pelo seu comentário, são estes comentários que nos deixam com vontade de continuar... a partilhar!

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