sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tumblr–Blogging ou microblogging

 

tumblr1 in tumblr.com

Tumblr é um serviço web de blogging. Há quem o considere de micro blogging, mas esta ideia penso que “nasce” com o facto de a maioria dos utilizadores deste serviço publicarem post muito curtos, essencialmente posts de imagens ou vídeos, no entanto o serviço permite ainda a publicação de outros conteúdos.

Em questões sociais o Tumblr permite seguir ouros utilizadores e tal como o twitter permite o “retweet” ou seja o reblog de um post de outro utilizador, e tal como o facebook, permite fazer gosto.

A sua utilização é muito simples, podemos publicar texto, fotos, citações, hiperligações, diálogos, áudio e vídeo.

tumblr2
in tumblr.com

Ao aceder ao serviço somos deparados com esta “barra de ferramentas” que é suficiente para a criação de conteúdos. Cada ícone destes remete para uma caixa de diálogo onde se insere a informação sobre o conteúdo a publicar e onde podemos associar também as respectivas tags.

É nesta simplicidade que reside o potencial do Tumblr. Este serviço é direcionado para pessoas que pretendem publicar sem perder grande tempo e ao mesmo tempo publicações pequenas.

Devido à sua simplicidade de publicação, vejo imensas possibilidades de utilização deste serviço em contexto educativo, inclusive, já usei esta plataforma numa unidade sobre imagem estática que serviu para os alunos alojarem/publicarem os seus trabalhos.

A finalizar, acrescento que este serviço tem uma imensa galeria de imagens incríveis, de um qualidade soberba porque é muito utilizado para criativos divulgarem o seu trabalho.

Acrescentei à Página Ideal para… um novo tópico Ideal para … publicar conteúdos online, onde coloquei o Tumblr.

6 comentários:

  1. Já fiz uma incursão pelo tumblr e penso que a sua mais valia é precisamente o 'alojamento' de imagens, principalmente quando se recorre ao arquivo e elas surgem em 'thumbnail'... Tenho projectado criar um link entre o 'meu' tumblr e o T@PT como forma de partilhar imagens para as quais não encontro o espaço que mais me agrada no blogue!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais usar este serviço de uma forma interessante! Tu esperas e bem pela altura certa para introduzires algo de novo no T@PT. Aguardo com expectativa esse espaço de complemento ao teu blogue!

      Eliminar
  2. O Tumblr é um serviço com potencial para os alunos precisamente pelas características simples de alojamento de diferentes tipos de documentos, de possibilidades de partilha, republicação e pelos “gostos”.
    Sugeria que incluísses, de vez em quando, uns tutoriais curtos quando apresentas estas novas ferramentas, pois só com exemplos conseguimos ver características disponíveis, que muitas vezes não vemos à primeira, por outro lado, enriquece sempre qualquer “post”.

    Continuação de bons “posts” ;-)
    E uma sugestão para um próximo: “A importância de colocar etiquetas (tags) em todos os serviços em que essa funcionalidade está disponível”. Que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentários da Paula são sempre pertinentes! Sobre o tutorial já pensei muitas vezes nisso, mas fazê-lo obrigar-me-ia a "gastar" muito tempo, na certeza porém que sem dúvida traria ao post muito mais qualidade. Já me apeteceu muitas vezes fazê-lo mas esbarro com o tempo...

      Quanto à sugestão deixo aqui um repto à Paula, convido-a a escrever esse post, pois tenho a certeza que a Paula já o tem na cabeça ;) Se não aceitar, concerteza que aceito a sugestão e um dia destes o farei!

      Eliminar
  3. Obrigado à Céu e à Paula pelos feedback! É sempre bom receber comentários num post, sinal que alguém nos lê e nos encoraja a partilhar!

    ResponderEliminar
  4. Filipe, não temos de “inventar a roda”. Estava a pensar apenas em tutoriais já feitos, mesmo que em inglês; o trabalho seria apenas procurá-los e disponibilizá-los aqui. Os nossos colegas brasileiros, porque são em maior número que nós, têm tutoriais para tudo.
    E quem têm alunos do secundário, já pensou em pedir-lhes que façam tutoriais sobre serviços como o Tumblr? É uma ideia para cultivarem a cidadania digital… (penso eu de que).

    Falta de tempo é uma desgraça que nos afeta todos.

    Força!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...