terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dropbox - 5 dicas de mestres







créditos da imagem dropbox.com


1- Sincronização selectiva - Sincronize só as pastas que lhe interessam

Por vezes instalamos o dropbox em computadores diferentes e não pretendemos que todas as pastas sejam sincronizadas. Por exemplo: na escola podemos não ter necessidade de ter todo o conteúdo da nossa pasta mas somente os documentos que fazem parte da nossa vida escolar.
Essa configuração pode ser feita acedendo na aplicação local, às preferências... e no separador Avançado seleccionar o botão Sincronização Selectiva e neste ponto escolher as pastas que queremos sincronizar nesse PC.


2-Partilhe documentos grandes ou pastas completas

Muitas vezes necessitamos de partilhar com os alunos documentos que se revelam muito pesados para o fazer por mail, ou até mesmo uma pasta com imensos recursos.
Com o Dropbox essa tarefa é muito simples, basta para tal ceder o link público do documento ou da pasta.
Esta partilha não permite que se possa editar os documentos, mas sim vê-los ou fazer o seu download.
Esta característica torna-se interessante para partilhar com pessoas que não usam o Dropbox. Para partilhar o link público pode fazê-lo com recurso ao "Compartilhar link do Dropbox".


3-Partilhe e edite em equipa

Por outro lado podemos efectivamente partilhar pastas ou documentos com outros utilizadores do Dropbox,  permitir que estes possam editar o seu conteúdo. Esta característica torna-se muito interessante em trabalho colaborativo.
Esta opção tem de ser feita no serviço web seleccionando o ícone da pasta azul com o arco-íris.



4-Recupere arquivos eliminados

Outra característica muito interessante do Dropbox  é que este armazena durante 30 dias todos os documentos eliminados e desta forma podem ser recuperados. Esta opção só pode ser feita no serviço web recorrendo à opção "Mostrar arquivos excluídos"


5-Trabalhar com as versões

Esta característica permite recuperar as versões anteriores dos documentos. É muito pertinente nas situações em que estamos a trabalhar num documento já existente e no final da sua edição pretendemos gravar com outro nome e acabamos por o gravar com o mesmo nome inicial, perdendo o documento inicial.
Neste caso, basta ir às versões anteriores e repor a anterior(documento antes de ser alterado).
Esta opção só pode ser feita na web recorrendo à opção mostrar versões anteriores que se obtém com o botão direito do rato no ficheiro pretendido.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...