sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A educação proibida–Documentário/Filme

 

“Muito pouco do que se passa na nossa escola é verdadeiramente importante. Nos ensinam a estar longe uns dos outros e a competir. Pais e professores não nos escutam. Por tudo isso dizemos: basta! A educação está proibida”. É esse o texto que alguns alunos elaboraram para ler em um dos eventos comemorativos de uma escola, no entanto a diretora não aprova dizendo que esse texto contem palavras agressivas e que se trata de profunda falta de respeito com a escola e pede para que modifiquem e suavizem as palavras escolhidas. Um dos alunos diz: “E desde quando dizer o que se pensa é falta de respeito?” in InovarEduca

O documentário/filme estreou no dia 13 deste mês e foi feito sob a licença creative commons e como tal já se encontra no Youtube e devidamente legendado.

No site do projecto pode-se visualizar ou fazer o download na íntegra do filme, onde estes incentivam à partilha do mesmo.

O filme é controverso, mas ao mesmo tempo bastante reflexivo. No site InovarEduca, encontra-se um bom resumo do filme, mas não deixem de o ver e de o partilhar!

Um bom ano lectivo para todos!

What teachers make

Um vídeo motivacional inspirado num poema

Pouca gente entende e valoriza, mas é a realidade, o professor faz a diferença!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prezi - Novas funcionalidades

 

O Prezi é um daqueles que serviços pelo qual me apaixonei há muito! Ultimamente andou a fazer um upgrade às suas funcionalidades e acrescentou alguma novidades interessantes:

3D Backgrounds

que permite acrescentar imagens às apresentações e dar a estas, um pouco de profundidade.

Fade in

que pode ser aplicado a qualquer objecto(texto,imagens, vídeos, formas) que o Prezi suporta. Pode também ser aplicado a um só elemento ou a um grupo de elementos.

 

Screen Blackout

Coloca o ecrã em preto. Esta funcionalidade dá muito jeito quando pretendermos colocar toda a audiência focalizada no apresentador! Esta funcionalidade na escola é muito importante para se captar a atenção da turma.

Para se colocar o ecrã em preto durante a apresentação carrega-se na tecla B temporariamente. Assim que se mexer com o rato a apresentação volta a surgir.

Abaixo deixo uma apresentação com a utilização do fade in e dos fundos 3D. Belíssima!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Algumas partilhas interessantes para educadores

 

sharsies by kk+, on Flickr
Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 2.0 Generic License  by kk+

O post de hoje é feito em jeito de curadoria. Partilho três posts “interessantes” para os professores, formadores, enfim, para educadores.

Sem ordem de preferência, o primeiro é da universia do brasil e que faz uma selecção de 10 sites que podem ser acedidos online,contemplando pesquisas de: livros, cds, dvds, artigos científicos, pesquisas e descobertas, jornais…

O segundo post, é de um blogue espanhol o Centros y Docentes que faz uma compilação dos dez canais mais importantes do Youtube para professores. Muito interessante esta lista que pode muito bem ser complementada com as universidades que partilhei há uns dias neste post.

Sem dúvida que estamos perante sites para colocar no vosso social bookmarking ou nos favoritos.

A finalizar o post, o blogue Simplek12 com a finalidade de motivar os professores para o início do novo ano escolar que se aproxima fez uma lista de sete filmes que todos os professores “devem” ver.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Turn off the lights no Youtube

 

Turn Off the Lights   Browser Extension

Faço parte do grupo de pessoas que vêm no Youtube uma grande ferramenta para ser explorada na sala de aula. Por isso dedico algum tempo à pesquisa de ferramentas em torno deste potente serviço. Ainda hoje, vi algures que este serviço tem acordo para transmitir resumos de futebol de algumas ligas, mas isso fica pra outros ambientes!

È importante, quando utilizámos este serviço na sala de aula, eliminar o ruído existente em torno do vídeo, para que os alunos se concentrem somente nele.

Na procura de ferramentas desse género encontrei o Turn off the lights, uma extensão do Chrome que permite uma melhor visualização dos vídeos no Youtube.

Basicamente o Turn off the lights escurece tudo o que está à volta da janela onde o vídeo é produzido, dando, segundo os autores uma ideia de cinema.

Ao instalar o Turn off the lights no browser, este mostra uma lâmpada na barra de endereço que permite alternar os estados de ON e OFF.

A extensão permite ainda definir algumas características como o nível de opacidade, a cor que se pretende utilizar, …

O Turn off the lights é interessante, mas a minha preferida continua a ser o cleaner youtube, já que limpa totalmente o ecrã, e mostra o vídeo ao centro. Sugiro também o View Pure, já que é um serviço e como tal não precisa de instalação nenhuma, que se torna muito conveniente quando não estamos perante o nosso computador.

A extensão funciona no Chrome, Firefox e Internet Explorer.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Veduca – Imensos cursos online de Universidades de renome

 

veduca

Quando se fala muito na questão das Universidades abrirem as suas portas para a Web e de já de se começar a ver cada vez mais universidades a fazê-lo, o Veduca, um site brasileiro, muito recente, começou a divulgar imensos cursos de algumas universidades porque acredita “que o conhecimento deve ser distribuído gratuitamente a qualquer pessoa que se disponha a aprender!

O Veduca contempla cursos nas áreas de :

  • Administração e negócios;
  • Artes e Arquitectura;
  • Astronomia;
  • Biologia;
  • Ciências da Computação;
  • Comunicação e Jornalismo;
  • Direito;
  • Economia;
  • Engenharia;
  • Filosofia e Religião;
  • Física;
  • Geografia e Estudos Culturais;
  • História;
  • Literatura, Línguas e Linguística;
  • Matemática e Estatística;
  • Medicina e Ciências da Saúde;
  • Meio Ambiente e Ciências Da Terra;
  • Política;
  • Psicologia;
  • Química;

e contempla cursos das Universidades de:

  • Califórnia – Berkeley
  • Columbia
  • Harvard
  • Michigan
  • MIT
  • Nova York
  • Princeton
  • Stanford
  • UCLA- Califórnia – Los Angeles
  • UNSW – Universidade de Nova Gales do Sul
  • YALE
  • Universidade de São Paulo
  • e ainda da Fundação TED

Qualquer profissional independentemente da área de actuação “deve” passar por este site. São imensos os cursos que estão na plataforma e que cresce todos os dias. Muitos dos cursos encontram-se já devidamente legendados em português do Brasil, e são cada vez mais os cursos com legendas, já que a comunidade que faz a tradução cresce imenso.

Os cursos, no fundo são disciplinas e estão divididos em aulas. Actualmente o Veduca contém mais de 200 cursos, prefiro disciplinas, já que se enquadram mais na nossa nomenclatura, pois pode-se assistir a uma disciplina de “Introdução às Ciências de Computação” constituído por 20 aulas da Universidade de Harvard ou “Anatomia Dentária” em 30 aulas da Universidade de Michigan ou ainda a “Princípios da Ciência Química” em 36 aulas do MIT. Enfim, uma panóplia imensa de disciplinas que de certeza irão de encontro a muitos profissionais.

Não deixem de passar pelo site e percorrer alguns dos cursos, certamente haverá matéria para explorarem. Eu fiquei fã!

sábado, 25 de agosto de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Na semana de aniversário do editor do The Blog Teacher, houve tempo para uma partilha com alguma piada e também crítica.

Na sequência da semana passada em que as partilhas foram feitas em torno de extensões do browser da Google, o Chrome, abordou-se uma extensão muito prática para criar endereços web curtos e QR-Codes. Ainda neste browser, foram partilhadas duas aplicações que correm sobre o browser, aplicações essas na temática de trabalhar sore as imagens embora com fins diferentes. O pixlr-o-matic como aplicação prática e simples para adicionar efeitos ou molduras e o aviary phoenix image editor que é uma aplicação já com muitos recursos para a edição de imagem, inclusive criar a imagem do nada.

Aviary Image Editor–Edição de imagem online

Have a break

Pixlr-o-matic – Aplicar efeitos a imagens via web

Goo.gl – Addon para endereços web pequenos

Telemóveis e quadros interactivos antigos

Até para a semana!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aviary Image Editor–Edição de imagem online

 

aviay_phoenixin aviary.com

Ainda esta semana abordei uma aplicação para o chrome que permite a manipulação de efeitos nas imagens. O Aviary Phoenix Image Editor é também uma aplicação para correr no chrome e é igualmente uma aplicação para trabalhar com imagens. No entanto estamos perante uma aplicação muito mais potente, que requer algum tempo de dedicação para se começar a tirar proveito dela. Trata-se de uma ferramenta com muitas funcionalidades disponíveis para manipular uma imagem: cortar, retroceder, lápis, seleção “mágica”, brushes, blends, níveis de saturação, tonalidades… e permite também a aplicação de camadas(layers).

Permitam-me a expressão, mas é um photoshopzinho! No entanto convém lembrar que se trata de uma aplicação que corre sobre a plataforma do browser, ou seja, é uma aplicação leve(não requer muitos recursos do pc) além disso é mais simples, não deixando contudo de ser uma aplicação que vai requerer alguma prática para que se comece a dominar.

Para encorajar o seu uso, fica aqui uma extensa lista de pequenos tutoriais, que irão certamente ajudar a inicialização no Aviary Phoenix Image Editor, que honestamente me agradou bastante.

Este é um pequeno tutorial que mostra a capacidade das camadas(layers)

Acrescentei o Aviary Phoenix Image Editor ao item Ideal para… manipular imagens online na página Ideal Para…

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Have a break

 

frame
créditos da imagem gigi 62

Hoje é o aniversário do editor do The Blog Teacher e por isso o post acaba aqui…

Até amanhã!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pixlr-o-matic – Aplicar efeitos a imagens via web

 

pixlro_maticin pixlr-o-matic

Tenho andado em torno de extensões do browser da Google, o Chrome. Ainda neste browser, temos a possibilidade de acoplar a este aplicações muito interessantes e que permitem fazer especificidades em torno de algo.

Hoje abordo o pixlr-o-matic que é uma aplicação suportada pelo Chrome e que permite a ediçao simples de efeitos, camadas e molduras em imagens capturadas pela nossa câmara web ou sobre imagens que fazemos o upload para a aplicação.

O processo é muito simples. Após carregar a imagem na aplicação é só escolher de entre os efeitos, sobreposições ou camadas disponíveis os que queremos adicionar à imagem. A aplicação dos efeitos permite a visualização na hora do resultado final e podem ser aplicados mais do que uma funcionalidade à imagem.

Também se encontra disponível para família i e o android.

Deixo abaixo um pequeno tutorial do pixlr-o-matic.

Acrescentei o pixlr-o-matic ao item Ideal para… manipular imagens online na página Ideal Para…

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Goo.gl – Addon para endereços web pequenos

 

 créditos da imagem

Na semana passada todos os posts foram dedicados às extensões dos browsers, hoje acrescento mais uma extensão, muito pequena mas que dá imenso jeito na hora de “poupar” tempo!

Refiro-me ao Goo.gl URL Shortener, uma extensão que permite a criação rápida do endereço web pequeno(shorten url) da página que estamos a visualizar, num endereço do tipo http:// goo.gl/… permitindo copiar o endereço para área de transferência, adicionar ao nosso histórico e ainda, também cria o Qr-Code do endereço.

Para adicionar ao histórico é necessário ter uma conta google. O histórico permitir ver o número de cliques que o shorten url teve com algumas variáveis temporais(horas, dias, semanas, …)

A criação de shortens URL´s dá muito jeito essencialmente em sala de aula quando pretendemos passar um link muito extenso para os alunos, ajudando imenso a diminuir a probabilidade de erro.

Na sala de aula se não tiverem a extensão instalada no browser, podem aceder ao site que a Google disponibiliza para o efeito.

Aproveito para relembrar as outras extensões que revi nos posts anteriores:

E ainda A importância dos Add-ons nos browsers

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Telemóveis e quadros interactivos antigos

 

telemovel antigo

Ontem fui visitar um familiar e a determinada altura vi este objecto que se encontra na figura acima. Perguntei à minha filha de seis anos se ela sabia o que era, respondeu-me com:

- Oh! É um telemóvel antigo!

Nuno Crato tem aversão às tecnologias, há alunos que iniciaram a sua escolaridade já em centros escolares, alguns deles dotados de quadros interactivos, não me espantará nada, quando estes chegarem ao segundo ciclo e levarem com o quadro preto “dele” e disserem aos professores:

- Isso eram os quadros interactivos antigos!!

Se por um lado acho que as metas de aprendizagem são boas porque definem metas anuais objectivas, concretas e não por ciclo, definindo assim os momentos em que os alunos devem de aprender isto ou aquilo, por outro lado estou completamente em desacordo com Nuno Crato no que diz respeito às tecnologias, mas acima de tudo ao seu conceito completamente errado sobre a informática, completamente em contraciclo com o mercado de hoje e do futuro.

Quero deixar claro, como já o referi, que não tenho nada contra o quadro preto, somente contra a visão do Nuno Crato sobre a Informática e as tecnologias.

sábado, 18 de agosto de 2012

Revisão da Semana

 

revisão da semana

Uma semana completamente dedicada aos addons, ou extensões dos browsers, houve tempo para reflectir sobre o relevo que hoje os browsers têm e a importância das extensões para complementar este tipo de software e, por consequência, permitir “ganhar” tempo. Desta forma abordou-se um addon que permite capturar a página web ou partes desta, um outro que permite a tradução ou definição da palavra que está presente na página web, outro que permite o envio rápido de um mail e finalizamos com uma extensão que permite a pesquisa por imagem.

 

Add-on TinEye Reverse Image Search

Enviar um link via Gmail

Google Dictionary - Tradução e definição

Add-on: Awesome Screenshot: Capturar e anotar

A importância dos Add-ons nos browsers

Até para a semana,

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Add-on TinEye Reverse Image Search

 

in tineye.com

TinEye Reverse Image Search é uma extensão muito interessante para quem se preocupa em citar as fontes das imagens. Existem imensos serviços onde podemos usar livremente as imagens e onde nos é facultada a fonte da imagem, no entanto todos sabemos que a publicação na Internet cresce exponencialmente e a utilização de imagens sem os referidos créditos é cada vez maior. Há uns tempos atrás abordei por esta questão, o google imagens que é um dos grandes “responsáveis” por essa proliferação, pela sua facilidade em devolver imensos resultados.

O TinEye Reverse Image Search ajuda bastante a contornar essa problemática já que rastreia a imagem e encontra a sua fonte, o que nos permite a sua utilização com a respectiva menção.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Enviar um link via Gmail

send from gmail

Quantas vezes já partilhamos um endereço web por mail com alguém, ou ainda, quantas vezes já carregamos num e-mail de uma página web e somos levados para o nosso gestor de mails(normalmente em Windows para o Outlook)? O Send from Gmail pretende resolver esses pequenos problemas.

O Send from Gmail é mais um add-on, que faz duas tarefas muito simples, mas que dão imenso jeito:

  • permite enviar um mail sempre que numa página web se carrega num e-mail;
  • permite enviar por mail o link da página que estamos a visualizar.

O assunto é o nome do site em questão. Sempre que se aciona botão do Send from Gmail é aberto uma caixa de diálogo que permite a partilha rápida do link via e-mail. Esta mesma caixa de diálogo é também aberta sempre que numa página carregar em algum endereço de correio electrónico!

São somente duas tarefas mas que dão imenso jeito!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Google Dictionary - Tradução e definição

 

O Google Dictionary é um add-on muito interessante que pode assumir diferentes contornos mediante o nosso interesse. O seu mecanismo é muito simples, quando perante uma página web se faz duplo clique numa palavra o Google Dictionary mostra o significado da palavra e a respetiva definição. No entanto esta definição pode ser traduzida, ou seja, se definir a língua padrão como sendo a portuguesa e estamos perante uma palavra em português o add-on devolve o significado da palavra, mas se a palavra que se clica for em inglês(ou outra) o Google Dictionary, faz a tradução para o português e apresenta o significado dessa palavra em português.

Acho este add-on muito interessante porque permite a tradução em simultâneo sem ter de recorrer a outros sites. Além disso, para praticar outras línguas, torna-se muito interessante. Na escola, nas disciplinas de línguas, este add-on é certamente muito proveitoso!

Duas notas para a configuração da extensão:

  • para mudar a língua, basta carregar no ícone do add-on e selecionar a opção “Extension Options” e fazer a escolha da língua que se pretende;
  • após a instalação da extensão para que esta funcione numa página já aberta, é preciso fazer o refresh da mesma.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Add-on: Awesome Screenshot: Capturar e anotar

 

retirado de chromeinside

Tal como referi no post de ontem, cada vez mais utilizamos os browsers, cada vez despendemos mais tempo em frente destes e os add-ons podem ajudar a diminuir o tempo que “gastamos” em algumas tarefas usuais.

Por isso e tal como abordei no post, esta semana vou dedicar as minhas entradas  exclusivamente a extensões para o browser Google Chrome. No entanto alguns deles também podem existir para outros browsers, se o add-on vos parecer interessante procurem para o vosso browser predilecto e certamente que se não existir, vão certamente encontrar algo similar!

São imensos, milhares de add-ons que existem por isso é perfeitamente natural que tenham os vossos e sugiro que os partilhem na caixa de comentários!

O add-on que trago hoje é o Awesome Screenshot. Uma extensão que permite capturar a imagem completa(nem sempre visualizamos a totalidade da página) da página que estamos a visualizar, a parte visível da página ou então somente a selecção que se pretende do nosso browser.

Após a captura, a extensão permite fazer anotações em forma de texto ou os tradicionais rectângulos ou círculos. Permite também o desenho de setas, desenho livre rectas direitas e algo muito interessante, é a utilização do efeito blur que permite “limpar” áreas indesejadas!

No final podemos gravar a imagem para o formato png ou simplesmente copiar para a área de transferência e posteriormente colar onde pretendermos.

Este pequeno vídeo demostra todas as potencialidades do Awesome Screenshot.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A importância dos Add-ons nos browsers

 

Começo o post com uma pequena explicação do que é um add-on?

Um addon, também conhecido como extensão, é um programa informático que é instalado no nosso browser(Internet Explorer, Mozzila Firefox, Google Chrome,…) e que permite acrescentar funcionalidades a esse mesmo browser.

Não será muito descabido da minha parte dizer que hoje quando ligamos o pc, e este fica disponível para iniciar algum programa, que arrancamos com o nosso browser preferido. Penso ser um hábito que podíamos até, colocar o nosso browser a iniciar quando ligamos o pc. Ou seja, não será também muito descabido dizer que na maior parte do tempo em que temos o pc ligado o nosso browser também está activo e que cada vez mais despendemos mais tempo na utilização do browser.

Este pequeno preâmbulo serve para introduzir o título do post. Se passamos muito tempo em torno de uma aplicação é porque fazemos imensas tarefas em torno deste. Se existe algum recurso que acrescenta funcionalidades a algo que utilizamos bastante, então é fácil de entender a importância que hoje os add-ons têm!!!

É impressionante o número de extensões que aparecem para os browsers todos os dias. Penso que muita gente ainda não se apercebeu do quanto determinadas extensões podem facilitar o nosso processo de navegação, e na execução de determinadas tarefas que usualmente fazemos.

O meu browser favorito é o Chrome, e porquê? Porque é o que “corre” melhor no meu pc!!

Por isso durante esta semana vou dedicar os meus posts a add-ons que acho interessantes para este browser, no entanto muitos deles existem também para o Mozzila Firefox e o Internet Explorer.

sábado, 11 de agosto de 2012

Revisão da Semana

revisão da semana

Na semana em que Emanuel Pimenta e Fernando Silva conquistaram a nossa primeira medalha nos Jogos Olímpicos de 2012, houve tempo para partilhar um editor gráfico de funções online, um site que disponibiliza milhares de imagens livres de utilização, um TED Talk de Don Tapscott, um livro sobre as comunidades online e uma apresentação electrónica como boa prática. 

morgueFile – Imagens públicas

Slides That Rock

The Art of Community

Ted da Semana

Fooplot–um editor gráfico de funções online

Até para a semana,

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

morgueFile – Imagens públicas

 

morgueFile

No post de ontem referi que uma das minhas temáticas preferidas é as apresentações electrónicas à qual vou dedicando alguns posts. Outra temática a que dedico bastantes posts é as imagens. Incentivo muitos os alunos a colocarem a fonte da sua imagem, é uma boa prática que tento incutir neles, mas nem toda a gente se dá “ao trabalho” de referir a fonte, por isso existem sites como o morgueFile.

O morgueFile é um site que disponibiliza imensas imagens criadas por “criativos para criativos”. A grande vantagem deste site é que as imagens são completamente livres de utilização. A sua licença, diz no seu site, que somos livres de:

  • Remix — to adapt the work.
  • Commercial — to use this work for commercial purposes.
  • Without Attribution — to use without attributing the original author.

Portanto estamos perante um site que disponibiliza imensas imagens que podemos simplesmente guardar e publicar! Não se pode é apropriar-se da imagem!

O serviço contempla a pesquisa por palavra-chave, por temas, ou simplesmente fazendo o thumbnail de todas as imagens e ir navegando até encontrar o que se pretende.

Para quem é amante da fotografia, o serviço ainda contempla um tutorial dividido em 10 lições.

Acrescentei o morgueFile à secção Ideal para ... pesquisar imagens livres

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Slides That Rock

 

Quem segue o The Blog Teacher sabe que um dos temas que vou abordando é o tema das apresentações electrónicas. Iniciei há uns tempos uma rubrica em que deixo algumas dicas para a realização de uma boa apresentação e que dentro em breve retomarei.

Uma das minhas fontes é o Slides That Rock que sigo através do seu SlideShare. Hoje partilho a última novidade deles, uma apresentação de publicidade a um livro feito por eles mesmo.

Acredito que é visualizando boas apresentações que melhoramos as nossas.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

The Art of Community

 

Nesta altura do ano temos mais disponibilidade para a leitura. Hoje partilho um livro sobre comunidades.

art-community-building-new-age-participation

 

The Art of Community, é um livro que aborda as comunidades, os princípios em que estas se regem, se criam, como se comunicam e como crescem, sugerindo dicas e ferramentas para as comunidades. Um livro ainda repleto de entrevistas a gurus na criação de comunidades(linux, mozilla, creative commons, drupal, …)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ted da Semana


Gosto particularmente deste senhor e recomendo muito o seu Growing up digital: The rise of the net generation.
“As gerações atuais têm sido banhadas em tecnologia de conetividade desde o nascimento, diz o futurista Don Tapscott, e como resultado, o mundo está se tornando bem mais aberto e transparente. Nesta inspiradora palestra, ele lista os quatro mais importantes princípios que mostram como este mundo aberto pode ser um lugar bem melhor.” in TED.com








segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fooplot–um editor gráfico de funções online

 

fooplot

Fooplot é um addon que pode ser encontrado na web store do chrome que permite a criação de gráficos matemáticos online mas que também pode ser acedido diretamente neste link.

Tem capacidades para gerar gráficos de funções, polares, paramétricos e ainda a colocação de pontos na grelha.

A sua utilização é muito simples, necessita somente de inserir a função e o seu gráfico é imediatamente visualizado na área disponível para o efeito.

Permite acrescentar quantas funções pretender.

O Fooplot permite personalizar:

  • a área de visualização da função e a respetiva grelha;
  • a manipulação da cor da curva da função, eixos;
  • o espaço da grelha,

e permite ainda exportar a imagem em diferentes formatos, como pdf ou png, ou então gerar um link permanente para as funções produzidas.

Sem dúvida que me parece um recurso fantástico para usar na escola, já que pode ser acedido em qualquer pc que tenha acesso à Internet sem a necessidade de se instalar algo.

Deixo aqui este vídeo bastante elucidativo do uso desta ferramenta, que também recorda trigonometria.

sábado, 4 de agosto de 2012

Revisão da Semana

revisão da semana

Na semana de regresso à edição diária após uma pausa editorial, houve tempo para rever o mês anterior, para partilhar uma curta de animação muita interessante e vencedora dos óscares de 2011 e ainda um vídeo antigo mas bastante actual e controverso sobre a utilização das TIC no ensino.

Tempo ainda para partilhar dois posts sobre algumas considerações a ter na hora de se iniciar pela construção de blogues: Blogger ou Wordpress.

Blogger ou Wordpress?? Mais considerações

Wordpress ou Blogger???

No caminho certo?

The Lost Thing - Uma animação deliciosa

De regresso

Até para a semana,

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Blogger ou Wordpress?? Mais considerações

 

blogger_logo

vs

wordpress_logo

A respeito do meu post de ontem surgiram alguns comentários, sendo que um deles me alertou para o conteúdo do mesmo. 

Defendi no post que o Blogger é mais adequado para iniciantes e o Wordpress mais direcionado a “profissionais”. Aproveito para elucidar que o meu intuito ao utilizar o termo profissional entre aspas, me queria referir ao utilizador que se sente à vontade em desbravar caminho em novas aplicações/serviços e não a um profissional de blogues.

Mas de regresso aos comentários, a Paula perguntava:

“O que se pode fazer no Wordpress que não se faça no Blogger? - That’s the question!”

Muito pertinente a questão dela, e por isso decidi escrever este post, porque o conteúdo do meu post anterior, pode realmente levar a suscitar essa questão. Na verdade, a mensagem que pretendia passar era que com o tempo, com a publicação de conteúdo, com a presença noutros blogues, o utilizador começa a sentir necessidade de incluir mais funcionalidades/itens/widgets e com essa necessidade começam a surgir problemas na incorporação dessas funcionalidades no Blogger, porque muitos deles obrigam essencialmente a duas situações:

  • uma boa pesquisa na web e
  • a manipular HTML

Já no Wordpress, este para além de ter uma série de serviços(polldaday, box.net, twitter, del.icio.us …) que já desenvolveram widgets para serem simplesmente incorporados(via arrastar e largar) no blogue, tem também uma comunidade extensa que desenvolve muitas aplicações que podem ser facilmente incorporadas no nosso blogue, para não falar nos temas, são milhares de temas incorporados com o Wordpress e o Blogger limita-se a uma dezena…

Se a leitura do meu post anterior leva à conclusão de que o Blogger não permite fazer “coisas” que o Wordpress faz, então assumo o erro, porque o que pretendi dizer é que mais tarde ou mais cedo, quando pretender mudar o aspecto do blogue e dotá-lo de mais funcionalidades, no Blogger vai ter certamente muito mais dificuldades.

Mexer no modelo do Blogger via HTML não é para todos e muitos dos tutoriais que proliferam pela net nem sempre estão bem concebidos, uma vez que não estão preparados para o erro!

A grande simplicidade do Blogger, reside um pouco da sua interface, que sendo um webservice da google é similar a outros serviços da empresa, como por ex: o gmail, que faz com que a interface não crie tanto ruído inicial, ao contrário do Wordpress, que é inicialmente confusa! 

No fundo sintetizo a minha ideia desta forma:

A criação de um blogue, a escrita e a publicação do primeiro post no Blogger é feito através de um processo muito simples, enquanto no Wordpress, este processo não é tão simples, o seu painel de administração “assusta” um pouco e “empurra” o utilizador para o Blogger. Mas se experimentar utilizar os dois serviços em simultâneo , mais tarde ou mais cedo vai perceber que o Wordpress satisfaz(mais facilmente) melhor as suas necessidades.

A terminar em jeito de nota de rodapé: por aqui se vê a importância dos comentários! Servem bastante para perceber que nem sempre o que escrevemos é lido da forma que pretendemos e além disso, é fantástico, quando recebemos feedback de quem nos lê!

Obrigado a todos os que vão deixando feedback na caixa de comentários!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Wordpress ou Blogger???

 

Já abordei esta questão em alguns locais, quer presencias quer online. E a minha opinião ainda não mudou.

Quem pretende iniciar um blogue a primeira dúvida que se depara é qual o serviço que vai usar para publicar os seus conteúdos.

Existem imensos serviços com esta finalidade, mas sem dúvida que os mais usados são o Wordpress e o Blogger.

A minha opinião é muito simples, o Blogger é para iniciantes e o Wordpress é para “profissionais”. Ou seja, o Blogger é mais simples e o Wordpress é mais “confuso”, mais confuso porque detém mais funcionalidades, daí a sua “confusão” para iniciantes que se podem “perder” no seu painel de tarefas e desistir, porque afinal de contas, não é assim tão simples publicar num blogue!

wordpress_

O Blogger foi criado em torno de um processo simplista em que a finalidade é, a criação de um blogue e a publicação de conteúdo neste sempre através de processos fáceis de assimilar pelo utilizador. A sua interface é bastante amigável, não criando por isso grandes obstáculos ao utilizador iniciante que rapidamente vê o seu blogue e o seu conteúdo publicado.

blogger_tbt

Se por um lado o Blogger é uma boa aposta inicial, mais tarde, com o tempo e com a prática o utilizador vai sentir necessidade de algo mais para o seu blogue – nessa altura, já será um “profissional” – e vai perceber que o Wordpress é sem dúvida o melhor serviço, porque tem muitas mais funcionalidades que o Blogger, mas nessa altura, o ruído criado em torno do seu painel de tarefas já não será um obstáculo para esse utilizador.

O Wordpress é muito mais completo além disso vive de uma comunidade que desenvolve muito para o serviço, quer temas ou modelos, quer aplicações que podem ser facilmente colocadas no blogue. No Blogger, para se colocar alguns destes widgets, é necessário por vezes saber um pouco de HTML.

Na hora de decidir deixo aqui algumas pequenas dicas:

- Se o projeto for para durar e a relação com os serviços web 2.0 não são problema, então aventure-se logo pelo Wordpress, porque este com o tempo vai servir melhor as suas pretensões.

- Se for um projeto para terminar ao fim de algum tempo, se não se sente à vontade com serviços que inicialmente não se afiguram simples, então use o Blogger.

Na escola, eu uso com os alunos o Blogger, é mais simples. Abordo o Wordpress e mais tarde alguns dos alunos que se entusiasmam acabam por migrar para este!

Existe um pequeno senão ao iniciar no Blogger e depois querer migrar para o Wordpress: o endereço muda ;)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

No caminho certo?

 

Este vídeo tem mais de quatro anos, mas continua atual e pelos vistos vai continuar atual durante mais um bom par de anos!!!!

Este vídeo faz-me lembrar o slogan “Where do you want to go today?”  que a Microsoft usava há uns anos…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...