terça-feira, 30 de outubro de 2012

thinglink–uma imagem, 1001 links

thinglink

Este é um dos últimos serviços que descobri e que me tem entusiasmado imenso. No primeiro contacto, não tive dúvidas, é dos melhores serviços que apareceu ultimamente para ser usado na sala de aula.

Acredito veemente que se pode dar uma aula completa, ou até um módulo completo recorrendo a este serviço.

A ideia é muito simples, uma imagem e nesta podemos adicionar etiquetas(tags) que nos remetem para outros espaços da web que referenciamos através do seu endereço. Esses espaços podem ser por ex:

  • artigos da wikipedia,
  • vídeos do youtube,vimeo TED,
  • slideshares,
  • perfis ou páginas do facebook, twitter,
  • músicas via itunes, soundcloud, spotify,

enfim, links para uma série de elementos que podemos incluir na nossa thinglink

O primeiro passo, é fazer o upload da imagem que se pretende, que pode ser feito a partir do nosso disco, do facebook, do flickr ou ainda através do url da imagem.

Posteriormente, com a imagem já no serviço pode-se começar adicionar os links que pretendemos. A cada link é associado um pequeno ícone, onde se pretende que de uma forma visual ilustre de imediato o conteúdo da ligação e onde se adiciona também uma pequena descrição.

O thinglink permite adicionar quantos links se pretender.

No final podemos partilhar a nossa thinglink com os procedimentos usuais: facebook, twitter, e-mail ou inserindo a thinglink através do html gerado.

Com uma interface muito clean e tão bem elaborada quanto bonita, o thinglink torna todos os seus procedimentos muito simples.

Penso que é um serviço a ser muito bem explorado! Vejo nele um potencial enorme para ser usado em sala de aula em imensos contextos e em muitas disciplinas.

O primeiro projeto que este ano os meus alunos desenvolveram em TIC termina numa thinglink. É para já a ferramenta que mais me agradou este ano!

2 comentários:

  1. Olá Filipe, ainda não conhecia esta ferramenta, mas fiquei simplesmente encantada com as potencialidaes que nos fornece. Vou utilizá-la nos projectos que estou a desenvolver com a minha turma.
    Obrigado pela partilha! Mais uma vez, um blog a seguir diariamente.

    ResponderEliminar
  2. Olá Alice!
    Obrigado pela força!
    Quando descobri esta ferramenta não tive dúvidas da capacidade desta para o ensino, da mesma forma que sei que a Alice a irá utilizar em projectos de grande qualidade!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...