quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dropbox–algumas considerações nas partilhas

 

Um dos serviços que mais aprecio é o dropbox. São bastantes os posts que já dediquei a este serviço e a serviços que trabalham colaborativamente com este, como o videodropper que envia vídeos do youtube para a nossa conta, ou o dropittome que envia documentos para a dropbox ou ainda o send to dropbox que permite enviar documentos para a nossa conta por e-mail.

O dropbox continua a ser na minha opinião o melhor serviço de sincronização online de documentos e ultimamente acrescentou algumas características entre as quais uma que permite a partilha de qualquer documento ou pasta que esteja na nossa dropbox.

Tenho observado que algumas pessoas têm confundido esta característica com a partilha de pastas que anteriormente existia e que permite a partilha entre pares.

Na partilha do link(share link), damos somente acesso ao documento ou à pasta para se efectuar o download, mas não poderemos de forma alguma alterar esse documento ou mesmo enviar algum documento para essa pasta, simplesmente partilhamos o seu conteúdo.

Quando fazemos a partilha de uma pasta(Share Folder) por convite, estamos a partilhar essa pasta com um par e estamos a atribuir a esse mesmo par o direito de administrar a pasta com bem entender, ou seja, ele pode editar um documento nosso, criar um novo e até mesmo eliminar um documento nosso!

Portanto há que ter algum cuidado, se a finalidade é partilhar algo feito por nós, por exemplo uma ficha de trabalho com os alunos, o share link é a opção ideal, por outro lado, se o que se pretende é trabalho colaborativo, como o conselho de turma, então o ideal é partilhar uma pasta, via share folder, onde todos têm os mesmos direitos.

Acrescentei o dropbox ao item Ideal para… partilhar documentos online da página ideal para…

Nota: Ainda esta semana abordei o dropcanvas que é um serviço muito simples para partilhar documentos online.

2 comentários:

  1. Como posso tornar um ficheiro do dropbox público?
    O objetivo é publicar um trabalho realizado no Hot potatoes num blogue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Giseli!
      Para tornar um ficheiro do dropbox público basta utilizar a opção share link no documento que pretende tornar público. O dropbox gera um endereço que depois pode partilhar. No seu caso, o endereço gerado pelo dropbox terá de ser incluído no seu blogue utilizando uma hiperligação para o endereço gerado pelo dropbox.
      Não sei se consegui ajudar! Se precisar de mais ajuda, disponha!
      Filipe

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...