terça-feira, 15 de setembro de 2015

Regresso à escola - O edmodo como presença na web, como gestão e extensão da sala de aula


No último post referimos que é de todo importante o professor da escola de hoje ter uma presença na web.
E neste contexto fomos aludindo às diferentes formas em que hoje o podemos fazer.
O edmodo é uma delas, e é, porque anexada a si traz muitas vantagens para os professores.
Antes de enumerar algumas vantagens a mais pertinente é que é uma plataforma muito fácil de manipular em que os professores não necessitam de conhecimentos técnicos para a utilizar.

Apresenta-se como uma plataforma com uma interface muito similar ao facebook mas ainda mais simples e mais segura.

A plataforma assenta essencialmente em cinco atividades que se podem publicar na timeline de cada grupo(disciplina) de alunos:

  • Anotações
  • Alertas
  • Tarefas
  • Questionários
  • Sondagens

É através de todas estas atividades que a dinâmica no grupo vai crescendo. Se à primeira vista estas atividades parecem poucas podemos afirmar que são suficientes para por exemplo:
- Partilhar com os alunos de forma simples:

  • um documento
  • uma hiperligação 
  • um vídeo.

- Elaborar facilmente testes de avaliação formal ou informal recorrendo a :

  • questões de múltipla escolha,
  • correspondência
  • espaços em branco
  • ou de resposta curta

- Recolher rapidamente a opinião da turma sobre um determinado tema através de uma sondagem ou então gerar o debate na turma através de uma pequena anotação.
- Propor uma atividade para avaliação ou não e recebê-la comodamente na plataforma, com a indicação se esta está atrasada ou não e podendo facilmente dar feedback ao aluno de uma forma muito simples.

Enfim, uma plataforma, muito simples de ser usada e que permite ao professor ter num só local toda a informação sobre a nossa turma.

Claro que a plataforma é muito mais que isto, mas a ideia é passar a todos de que é muito simples e que a utilização da mesma irá certamente poupar algum tempo no vosso quotidiano profissional.

Atualmente sou embaixador edmodo em Portugal e dinamizo workshops/ações de formação em torno desta plataforma se estiverem interessados podem entrar em contato comigo.

5 comentários:

  1. Olá
    Ando por aqui a ver se é possível uma conta da escola, onde depois os professores criavam as suas, das suas disciplinas. Isto evita a inscrição dos alunos nas plataformas de cada professor. É viável, ou existe outro procedimento com o mesmo objetivo??? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bloguinho!
      O edmodo pemite que um professor crie os seus grupos(turmas) e depois os alunos só têm de se inscrever na disciplina do professor com o código que este lhes fornece. Ou seja inscreve-se uma vez no edmodo e a partir daí inscreve-se enquanto grupos quiser, basta que o professor lhe dê o código da sua disciplina.
      Não sei se era esta a sua dúvida!

      Eliminar
  2. Creio que Bloguinho queria saber se é possível criar uma conta única para a instituição, como forma de evitar que cada professor acabe optando por uma plataforma de seu próprio gosto.

    Quando ao Edmodo, uma dúvida: os alunos têm tido dificuldade com a linguagem?

    Aqui no Brasil tenho tido dificuldades porque mesmo no ensino superior poucos lidam bem com o inglês, e a tradução da plataforma para o português não é completa.

    O que posso fazer para contornar tais dificuldades? Recomenda tutoriais em vídeo específicos para os alunos?

    Virei fã do seu blog e vou recomendá-lo aos meus colegas!

    ResponderEliminar
  3. Olá Diego!
    Fico feliz por saber que virou fã, embora agora eu publique "pouca" coisa.
    Eu uso o edmodo nas minhas aulas com todas as minhas turmas e não sinto muito essa dificuldade nos alunos...no inicio sim, mas ao fim de 3 aulas estão praticamente todos integrados na plataforma. Nestas aulas iniciais eu "obrigo-os" a enviarem muitas tarefas pela plataforma...é esta a minha estratégia para eles assimilarem a plataforma.
    Concordo com a tradução...não é propriamente a melhor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Como se pode introduzir imagens nas perguntas de correspondência no edmodo?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...