quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Wordpress ou Blogger???

 

Já abordei esta questão em alguns locais, quer presencias quer online. E a minha opinião ainda não mudou.

Quem pretende iniciar um blogue a primeira dúvida que se depara é qual o serviço que vai usar para publicar os seus conteúdos.

Existem imensos serviços com esta finalidade, mas sem dúvida que os mais usados são o Wordpress e o Blogger.

A minha opinião é muito simples, o Blogger é para iniciantes e o Wordpress é para “profissionais”. Ou seja, o Blogger é mais simples e o Wordpress é mais “confuso”, mais confuso porque detém mais funcionalidades, daí a sua “confusão” para iniciantes que se podem “perder” no seu painel de tarefas e desistir, porque afinal de contas, não é assim tão simples publicar num blogue!

wordpress_

O Blogger foi criado em torno de um processo simplista em que a finalidade é, a criação de um blogue e a publicação de conteúdo neste sempre através de processos fáceis de assimilar pelo utilizador. A sua interface é bastante amigável, não criando por isso grandes obstáculos ao utilizador iniciante que rapidamente vê o seu blogue e o seu conteúdo publicado.

blogger_tbt

Se por um lado o Blogger é uma boa aposta inicial, mais tarde, com o tempo e com a prática o utilizador vai sentir necessidade de algo mais para o seu blogue – nessa altura, já será um “profissional” – e vai perceber que o Wordpress é sem dúvida o melhor serviço, porque tem muitas mais funcionalidades que o Blogger, mas nessa altura, o ruído criado em torno do seu painel de tarefas já não será um obstáculo para esse utilizador.

O Wordpress é muito mais completo além disso vive de uma comunidade que desenvolve muito para o serviço, quer temas ou modelos, quer aplicações que podem ser facilmente colocadas no blogue. No Blogger, para se colocar alguns destes widgets, é necessário por vezes saber um pouco de HTML.

Na hora de decidir deixo aqui algumas pequenas dicas:

- Se o projeto for para durar e a relação com os serviços web 2.0 não são problema, então aventure-se logo pelo Wordpress, porque este com o tempo vai servir melhor as suas pretensões.

- Se for um projeto para terminar ao fim de algum tempo, se não se sente à vontade com serviços que inicialmente não se afiguram simples, então use o Blogger.

Na escola, eu uso com os alunos o Blogger, é mais simples. Abordo o Wordpress e mais tarde alguns dos alunos que se entusiasmam acabam por migrar para este!

Existe um pequeno senão ao iniciar no Blogger e depois querer migrar para o Wordpress: o endereço muda ;)

8 comentários:

  1. Olá Filipe,
    Um post sobre como colocar os nossos blogues, sejam eles wordpress ou blogger num domínio próprio era muito bem vindo ! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J.
      Muito obrigado pelo seu comentário!

      A publicação de um post desse género não é assim tão simples. O primeiro passo é arranjar um ISP para o alojamento do blogue e são tantos os que existem a fazer esse serviço que só por aí seria impossível fazer um post do género. No entanto se estiver interessada mesmo no assunto, vi há uns tempos um artigo na exame informática(nº 202,abril 2012) que explica passo a passo como fazer a publicação em domínio próprio, recorrendo ao CMS Wordpress.

      Espero ter ajudado com esta dica!

      Eliminar
  2. Já me aventurei pelo Wordpress mas, para já, sinto-me mais 'confortável' no Blogger... É, como dizes, mais simples e intuitivo. O Wordpress 'assusta' mas dá um ar muito mais profissional ao blogue... Possivelmente o meu próximo passo será migrar para o Wordpress quando tiver 'esgotado' todas as possibilidades do Blogger!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu!

      Se já andaste pelo Wordpress, penso que sentiste um pouco o que abordo no post.
      Considero o WP mais complexo, logo, sendo mais complexo é mais potente!

      Se realmente te aventurares por um novo blogue, parte para o WP, tenho a certeza que com o tempo vai responder melhor às tuas necessidades!!!!

      Eliminar
  3. O que se pode fazer no Wordpress que não se faça no Blogger? - That’s the question! Exemplos concretos, please, Sr. Prof. ;-)

    Continuação de bons posts! E boas férias a todos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula! A tua questão deu direito a um post, desta vez espero que mais esclarecedor ;)

      http://theblogteacher.blogspot.pt/2012/08/blogger-ou-wordpress-mais-consideracoes.html

      Mais uma vez obrigado pelo teu feddback que me deixa sempre ideias para novos posts!!!

      Eliminar
  4. Devias comparar o wordpress.com com o blogger, e não o wordpress.org que é de outro campeonato. Os blogues alojados em wordpress.com tem algumas limitações. Mesmo a pagar as potencialidades do wordpress não são equivalentes a um blogue criado com o software do wordpress.org.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a ideia foi mesmo essa:
      blogger vs wordpress.com, agora percebi que o link direcciona para wordpress.org. Foi uma falha ;)
      O .org joga noutro campeonato, compete com joomla´s e drupal´s,... não era essa a minha ideia, porque o blogue não é direccionado para esse tipo de público.
      Embora a ideia, como referi era o wordpress.com e não o wordpress.org, obrigado pelo reparo, porque já não iria ver isso!
      Vou corrigir o link!
      Tahnks Paulo e um grande abraço!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...