sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O desafio do professor

 

teachers20open

Hoje não vou falar de tecnologia, falar somente do maior desafio que hoje um professor tem. Na minha opinião, claro!

Tenho mais de 200 alunos, entre CEF´s, Profissionais e nono ano e, todos eles são diferentes, a estratégia que funciona com um, com o colega do lado, que às vezes até é o melhor amigo dele, com esse, com o outro, já não funciona….

Mais difícil de que ensinar é agarrá-los, puxá-los para nós, e só depois, é que eles estão prontos para nos ouvirem. A partir desse ponto a comunicação começa a funcionar, a aprendizagem começa a ocorrer… mas 200 alunos, todos diferentes, convenhamos é difícil ser professor… temos de estar constantemente a pensar como é que lidámos com este, com aquele, não há uma fórmula, uma receita… és tu que tens de decidir na hora e a decisão tem de ser sempre tomada com um pensamento: “tenho de agarrá-lo”.

Este, é para mim o maior desafio do professor: agarrá-los! E volto a frisar: para mim, claro!

Para terminar, este é para mim o maior desafio do professor, não o da escola, o da escola, esse, é outro, mas ficará para outro post!

4 comentários:

  1. Penso exatamente o mesmo, embora por vezes me de vontade, de apanhar só aqueles que querem ser apanhados. Confesso que há dias muito difíceis!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina!
    É com muito prazer, que percebo que se tornou uma seguidora assídua do blogue, mas, é ainda com um prazer maior que recebo feedback por parte da Cristina!
    Dias difíceis, são "quase" todos, mas nós, no fim acabamos por vencer, porque no fim, eles lembram-se de nós, tal como diz a figura do post ;)
    Bom fim de semana para si!

    ResponderEliminar
  3. Completamente de Acordo Maia. Já tenho debatido com alguns colegas este assunto, mas normalmente ouço dizer que o professor deve ser distante, deve ensinar sem mais... se é que me entendes, todos tivemos muitos professores assim... acontece que a sociedade mudou muito, a escola é cada vez mais inclusiva, a sociedade tem muitos problemas que a escola incorpora... sem agarramos os alunos, não os temos... isso é certo. E então com cursos CEF e Profissionais... ou criamos uma relação próxima com os alunos, ou vamos preparados para os escutar, sem a tentação de despejar conteúdos, sem mais... ou nada feito! Não há o click para o processo complexo do ensino aprendizagem... só que 200 alunos é muito complicado, para quem quer agarrar os alunos todos! A nossa grande luta e utopia é essa!

    ResponderEliminar
  4. Mas a gente chega lá ;)
    Desses 200 e não sei quantos... mais de metade estão distribuídos por três turmas de CEF e três de Profissional!
    Há que agarrá-los ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...