sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Google imagens – Like ou dislike?


photo credit: Stéfan via photopin cc

Tenho dedicado alguns posts a serviços web que fazem pesquisa de imagens. Já aqui abordei o Kozzi, o Photo Pin e o Veezzle. E tenho dedicado porque me parece de todo pertinente. Acima de tudo, porque penso que quem publica deve sempre citar as fontes, dar a referida evidência a quem desenvolveu o trabalho! Mas mais aspetos me fazem abordar este tipo de serviços ou motores de busca, se pretenderem!

No meu caso específico, cada vez menos uso o Google e passo a enumerar alguns motivos:

    • Grande parte dos resultados não têm muito haver com o que pretendemos, a não ser para palavras óbvias, e mesmo assim, devolve muito lixo;

    • As imagens devolvidas são normalmente de qualidade diversificada;

    • Por último e o mais pertinente, somos levados para imensas páginas que não fazem referência aos autores, logo, pressupomos que a imagem é “propriedade” do site e como boa prática acabamos a citar uma fonte que na realidade não foi quem criou essa mesma imagem.

      Estes três argumentos para mim são suficientes para recorrer cada vez menos ao motor de busca de imagens do Google.

      Claro que o Google nas suas definições avançadas permite personalizar a nossa pesquisa, mas… 

      Nos sites a que tenho feito referência o processo de pesquisa também é simples, as imagens são de qualidade, os resultados aproximam-se muito daquilo que se pretende e o mais importante, todas identificadas com os respetivos autores, por isso os prefiro! Mas isso sou eu, que sempre que coloco uma imagem, na net ou nos meus trabalhos gosto de citar a fonte, é uma boa prática. Além disso “chateia” os meus alunos que estão sempre a ver créditos da imagem http://…

      Por último gostava de deixar claro que Google é Google… mas para imagens, eu prefiro outros, pelos motivos enumerados! Mas também reconheço que está à “mão” de um clique!

      Sem comentários:

      Enviar um comentário

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...