domingo, 7 de março de 2021

A Google está a mudar...e as notícias não são as melhores para a educação


 A Google tem vindo a fazer algumas alterações na sua Suite...infelizmente com algo que não considero boas notícias.

Há pouco tempo, as escolas que usavam Google na versão gratuita, utilizavam a plataforma G Suite for Education, havendo também quem optasse pela versão G Suite Enterprise for Education, uma versão paga.

Até aqui não havia grandes problemas porque as diferenças entre uma e outra não eram assim tão evidentes, pelo menos aos olhos da grande parte dos utilizadores.

No entanto, a Google decidiu mudar a sua estratégia e converteu o seu G Suite em Google Workspace for Education Fundamentals e a sua versão paga, passou a chamar-se Google Workspace for Education Plus, mas...criou dois novos pacotes pagos no meio destas duas versões.

Ou seja, neste momento, para a educação a google disponibiliza quatro versões, uma gratuita e três pagas. 

Onde é que eu vejo as más notícias...é que as novas funcionalidades que vão saindo nas aplicações que a Suite tem, as melhores são pagas, algo que não estávamos habituados.

Porque fiz este post?

Porque na realidade, eu vou observando em muito lado, comentários sobre as novas funcionalidades, mas...grande parte de nós não irá ter acesso a elas, porque eu acredito que a maioria das escolas usa o Google Workspace for Education Fundamentals(a versão gratuita) e como tal não terá acesso a grande parte dessas novas funcionalidades :(

Deixo aqui pequenos exemplos:

No Meet não irão ter acesso a 

  • breakout rooms
  • questionários interativos
  • sondagens
  • lista de participantes

e para não falar em streaming que já tinha sido retirado...

No Classroom

não vão poder usar add-ons de terceiros e alguns relatórios interessantes

Eu que sou um "google addiction" estou desiludido com esta estratégia e não gosto do que tenho vindo a observar...as melhores funcionalidades, vão começar a ser pagas e a Google não tinha esta estratégia para a educação...vamos acompanhar, mas estou muito cético.


2 comentários:

  1. Esta coisa da educação ser cada vez mais centrada nas tecnologias, vai causar ainda maior disparidade entre ricos e pobres! Como sempre os pobres ficam limitados e sem meios para aceder à educação à cultura. Já sabíamos que o mundo não é dos inteligentes mas sim dos "espertitos", não é dos corajosos mas sim dos rufias... E os donos do dinheiro tem sempre o poder!

    ResponderEliminar
  2. Como queiram....como disse o mundo é de quem tem o dinheiro!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...