quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Regresso à escola - A importância de uma presença na web


Hoje faz todo o sentido que um professor tenha uma presença na web. A escola tem rapidamente de diminuir a fratura digital e torna-la mais: apelativa e motivacional para os alunos.
A forma, o processo de como "isso" deve ser feito cabe aos decisores macros, mas nós, enquanto professores que lidamos diariamente com os alunos temos talvez o papel mais importante- embora ninguém nos ouça- porque compete a nós captar o aluno para a aprendizagem. Existem muitas formas de o fazer e uma delas é do meu ponto de vista ter uma presença na web, uma linha de comunicação para os nossos alunos. Todos eles têm uma presença na web, todos eles passam horas em frente ao pc a navegar, a comunicar, porque eles são conetados digitalmente, por isso, se eles estão lá, devemos tentar aproveitar um pouco do imenso tempo em que eles estão frente ao pc para o dedicarem à aprendizagem e para tal terá de ser algo digital.

Existem diferentes formas de o fazer, podemos:

  • criar um grupo no facebook para a turma,
  • criar um blogue,
  • criar um site ,
  • ou então ter uma plataforma onde todos os nossos alunos podem interagir com o professor e a turma.


De todas elas, talvez o facebook seja a mais fácil de gerir, mas também é do meu ponto de vista a que perde mais, até porque torna-se difícil organizar a informação numa timeline. Já tentaram localizar um post que viram numa página há dois meses atrás?!? Difícil não é?
A gestão de um blogue tem associado a si algumas questões técnicas, do meu ponto de vista, poucas mas percebo que em alguns possa ser uma barreira e nesse âmbito, a gestão de um site ainda mais.

Por isso a minha escolha recai numa plataforma LMS e neste contexto a minha preferida é o edmodo.
Tem uma interface muito similar ao facebook, mas foi desenvolvida a pensar nos alunos, professores e pais.

O próximo post vai ser dedicado a esta plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...