quarta-feira, 27 de março de 2013

Boa Páscoa

happy easter

 

Em tempo de pausa lectiva, o The Blog Teacher vai também fazer uma pausa esta semana para que o seu editor se possa dedicar à sua família nesta quadra.

A todos os seguidores do The Blog Teacher desejo uma santa e Feliz Páscoa

segunda-feira, 25 de março de 2013

Novidades no myhistro

Adicionar legenda





O myhistro, é o serviço web mais interessante que conheço para criar timelines apresentou duas novidades:

  • uma interface nova, mais clean e mais simples que permite a criação de forma ainda mais facilitadora de timelines
  • e agora também permite exportar para pdf a timeline gerada, 

Reconheço alguma utilidade nesta última funcionalidade no entanto considero o myhistro muito forte pela forma como consegue integrar elementos multimédia nas timelines que se cria, logo, em pdf perdemos aqui uma das boas funcionalidades deste serviço, no entanto esta possibilidade de converter para pdf em determinadas situações pode ser vantajosa.

Acho este serviço com um potencial enorme para ser usado na educação quer pelo professor, quer pelo aluno.

sábado, 23 de março de 2013

Revisão da Semana


Na primeira semana da pausa lectiva da Páscoa o The Blog Teacher partilhou um ebook que aborda o cérebro direcionado para uma leitura conjunta entre pais e filhos; uma wiki recheada de recursos para trabalhar com o thinglink, algumas dicas para criar mensagens ou cartões da páscoa e o livro que só queria ser lido.


sexta-feira, 22 de março de 2013

O livro que só queria ser lido

 

«O Livro que só queria ser lido», uma adaptação do conto homónimo de José Jorge Letria, p'los Valdevinos - Teatro de Marionetas.

Um guia formidável para usar o Thinglink

 

thinglink

Dos últimos serviços que descobri, talvez o que mais aprecio para a educação neste momento é o thinglink.

Já deixei aqui o meu apontamento sobre este serviço e hoje partilho um guião extraordinário criado por Susan Oxnevad a autora de um extraordinário blogue o Cool tools for 21st Century Learners. Este toolkit é repleto de exemplos que podem ser usados em sala de aula em diferentes disciplinas, de vídeos em forma de tutorial, como se pode integrar este serviço com o edmodo ou o facebook, enfim uma wiki repleta de bons recursos para se aprender a usar e dominar este serviço simples mas com um potencial extraordinário.

Mensagens da páscoa

pizap_pascoa_

O Pizap é uma excelente ferramenta para fazer mensagens alusivas à Páscoa.

Destaco deste serviço web essencialmente dois recursos que disponibilizam e que se podem tornar interessantes para a criação de mensagens para a páscoa.

os backgrounds:

pizap__backgrounds

E Os cartões ou postais de páscoa.

pizap_collage

Este tipo de cartões permite a adição de imagens. Existem modelos que permitem a adição de mais do que uma imagem. É claro que se por algum motivo se pretender uma imagem com mais do que uma foto, basta utilizar outro serviço do pizap para montar uma imagem com várias fotos.

Em ambos podemos adicionar texto, stickers(pequenos objectos alusivos à páscoa), molduras, …

Divirtam-se…

Viagem pelo cérebro para pais e filhos

viagem_cerebro

Um livro em formato digital que explica o funcionamento do cérebro, criado com o objectivo de chegar a dois públicos; os pais e os filhos. Elaborado colaborativamente pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e a Ciência Viva lançado na pela SPN na semana do cérebro

O download do livro pode ser feito neste link.

sábado, 16 de março de 2013

sexta-feira, 15 de março de 2013

O Storytelling nas apresentações

 

Um excelente slideshare que aborda de forma interessante o uso do storytelling nas apresentações. É um dois em um: uma apresentação ao nível do conteúdo muito eficiente e ao mesmo tempo um excelente exemplo de como se deve fazer uma apresentação, repleta de ideias para se usar numa próxima…

São imensos os posts que o The Blog Teacher dedica às apresentações electrónicas e este aumenta a biblioteca dedicada a boas práticas com as apresentações.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Hoje é dia de Pi

 

pi

Hoje assinala-se o dia do Pi. A hora do pi será às 1h59m26s54. Coincidência, mas o dia 14 de Março é também o dia em que nasceu Einstein.

Este ano não me alongo mais, porque no ano passado fiz um post com recursos que abordam curiosidades sobre este número que “termina” com …

quarta-feira, 13 de março de 2013

O meu canivete suíço tecnológico da sala de aula


wrench rust by HVargas, on Flickr
Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic License  by HVargas
Tenho uma pasta no meu browser que não dispenso na sala de aula e que dá muito jeito.
São pequenos serviços mas que me ajudam bastante na minha prática lectiva em determinados momentos da aula.
Ainda há dias abordei um, o cronómetro. Os outros ficam na lista abaixo:
São somente 5 ferramentas, mas que me ajudam bastante na dinâmica da aula e na resolução de problemas.
É óbvio que me refiro somente a ferramentas de “desenrasque” é assim que vejo os “canivetes suíços”
Gostava de ver alguns comentários sobre ferramentas que usam no vosso “canivete”.

terça-feira, 12 de março de 2013

Como a Internet mudou o mundo

É impressionante os números da Internet. A forma como ela mudou o mundo e como o influenciou.

São números impressionantes que nos fazem pensar o quanto esta rede produz, transmite, influencia e o tempo que lhe dedicámos.


 


via Mashable elaborado por Best Communication Degrees.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cronómetro online

stopwatchcréditos da imagem

Uma dos serviços que utilizo nas minhas aulas e que não dispenso é um relógio/cronómetro online.

O Online-Stopwatch é um serviço que nos permite colocar no ecrã um cronómetro com o tempo desejado. Este serviço está repleto de alternativas, que podem ser usados na sala de aula:

  • relógio normal
  • ampulheta
  • bomba
  • Dinamite
  • Rocket…

enfim, muitas alternativas, eu somente uso o relógio digital e noto que os alunos se motivam. Os alunos empenham-se bastante na tarefa para conseguirem produzir a mesma no tempo estipulado.

Utilizo bastante para tempos pequenos e o rendimento é muito proveitoso.

A personalização é simples, só temos de inserir o tempo desejado, Start e o relógio começa a contar, terminando com um som indicando o fim do tempo.

Um serviço simples, mas que não dispenso na minha pasta de favoritos “School”.

sábado, 9 de março de 2013

Revisão da semana

revisão da semana

Começamos a semana com a revisão do que se partilhou de mais importante no mês de Fevereiro no The Blog Teacher. Partilhámos a história da educação através de um dos elementos mais em voga do momento, o infográfico; e dedicámos um post ao free, como o termo mais importante para o professor no que diz respeito a software/serviços web e neste contexto partilhámos também uma suite antiga da adobe que inclui a título de exemplo o photoshop, o premiere ou o ilustrator; terminámos a semana com uma visita à fantástica equipa que todos os dias cria os doodles da google.

Os “doodlers”

Suite CS2 da adobe completamente grátis

free, é o termo para os professores

A história da educação

Revisão do mês

Até para a semana,

Os “doodlers”

doodle-womens_day_2013crédito Google

Sou um apreciador dos doodles da google. Sempre tive alguma curiosidade em conhecer mais em pormenor como são elaborados estes “objectos” que criam alguma beleza e interactividade ao motor de busca da google.

A CBS News entrou pela google e mostra-nos a equipa de 13 elementos que diariamente trabalham para construir criativamente os doodles…

 

A CBS tem também um slideshow com 24 imagens que marcam a história dos doodles até hoje.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Suite CS2 da adobe completamente grátis

 

adobe_creative_suite_2

A respeito do post de ontem, do free, ser a palavra chave para os professores a adobe, a empresa que se tornou muito conhecida em todos os meios pelo seu adobe reader, de longe o programa mais utilizado para ler os ficheiros em formato pdf, disponibilizou em Janeiro uma das suas suites de produtividade e criatividade, a CS2.

Esta suite já é muito antiga, mas é grátis embora a adobe a tenha disponibilizado com uma informação de que não o estava a fazer gratuitamente, o que é certo é que o número de série continua lá e disponibilizado por eles e o download não se encontra disponível apenas para utilizadores registados com licenças! Estratégia?!?!?

Esta suite contém o:

  • Photoshop
  • GoLive
  • Illustrator
  • InCopy
  • InDesign
  • Audition,
  • After Effects
  • Adobe Premiere Pro.

Nesta página podemos ainda fazer o download de outras aplicações da adobe como:

  • Acrobat 3D 1.0 for Windows
  • Acrobat Standard 7.0
  • Acrobat Pro 7.0

São ferramentas que requerem algum conhecimento, mas são grátis, podem ser instaladas nas máquinas que correm o Windows XP. E o mais importante, é que as funcionalidades que apresentam satisfazem imenso. A maior parte das aplicações tende a evoluir para os profissionais.

PS: Fiz uma pesquisa pela net e as informações são contraditórias, o aviso colocado pela adobe refere que o serial só pode ser usado para quem tem licença, mas disponibiliza o mesmo livremente no site. Por isso deixo ao critério e à responsabilidade de cada um o download e uso de cada um dos programas disponibilizados.

quarta-feira, 6 de março de 2013

free, é o termo para os professores

 

Com o crescimento da web, são cada vez mais os serviços que usam a rede da internet para se promoverem. É enorme a quantidade de serviços grátis que hoje os utilizadores têm ao seu dispor.

Free, de livre, de grátis é a chave para o professor, porque este não se pode dar ao luxo de pagar mensalmente ou anualmente uma taxa para usar um determinado serviço ou software. As empresas não necessitam muito de diversificar a tecnologia que usam, os professores sim, têm de acompanhar os alunos, por isso precisam de estar em constante actualização.

São muitos os serviços que utilizam a educação para se promoverem e depois mais tarde começam a “cobrar” taxas, mas sabem que o melhor veículo para a promoção passa pela educação. Outros nunca deixam a educação, criando funcionalidades para profissionais mas deixando sempre a via da educação free… os futuros utilizadores estão na escola.

São imensas as aplicações que hoje existem e com funcionalidades muito diferentes. Para qualquer necessidade de um professor há uma aplicação grátis que o faz, para quê gastar dinheiro? Além disso, podemos sempre pedir ao aluno para a usar, se é gratis, não existe nenhum impedimento para o fazer.

Porque vou ensinar os meus alunos a trabalhar no photoshop se tenho o gimp que eles podem livremente descarregar da internet, usar e atualizar constantemente?

Porque vou usar uma plataforma de LMS paga se tenho o moodle, edmodo, o schoology, ou outra plataforma gratuita.

Free, é definitivamente o termo para o professor!

terça-feira, 5 de março de 2013

A história da educação

Um infográfico criado pela Boundless Textbooks que aborda a história da educação e claro que se prevê que seja com a tecnologia a imperar, mas jamais o professor será substituído!

History of Education Infographic by Boundless


segunda-feira, 4 de março de 2013

Revisão do mês

revisão do mês

Em fevereiro é sempre assinalado o dia da Internet segura, como tal o The Blog Teacher assinalou a data com um série de posts dedicados à temática destacando os posts sobre a divulgação de dados, o cyberbullying, o Think before you post e a conversação online.

Destaque ainda para o myhistro, um excelente serviço para criar timelines multimédia e interactivas, um livro muito interessante para quem aprecia a criação de projectos colaborativos, com 20 propostas para serem realizadas com serviços web e ainda um infográfico, que merece toda atenção sobre a utilização e publicação de imagens com licença creative commons.

Um post que mereceu bastante atenção por parte daqueles que visitam regularmente o blogue foi a partilha de vinte imagens para usar como cover na página do facebook.

Foi também um mês de muitas partilhas multimédias, de jogos e de infográficos.

20 propostas colaborativas usando a web 2.0

Imagens Creative Commons, como publicar

Uma década de Internet em vídeo

Aprender a somar, divertindo-se

Praticar o teclado, jogando

Como incorporar uma thinglink no edmodo

Um serviço para fazer uma timeline interativa e mu...

20 imagens para usar na sua página do Facebook

Uma biblioteca digital de autores portugueses

Meteorito na Rússia

Dia de S. Valentim pela Google

Um grande prezi

Hackers

Segurança na Internet–uma página repleta de recurs...

Ainda sobre segurança na Internet

Dia da Internet Segura–Um conjunto de posts

Dia da Internet Segura–Think before you post

Dia da Internet Segura–Divulgação de dados

Dia da Internet Segura–Conversação online

Dia da Internet Segura–Cyberbullying

Dia da internet Segura–Direitos

Dia da Internet Segura– Site oficial

Dia da Internet Segura

A Internet na última década-actualizado

domingo, 3 de março de 2013

Revisão da semana

 

revisão da semana

Uma semana dedicada à partilha de multimédia, o The Blog Teacher começou a semana partilhando um vídeo que ilustra o crescimento da WWW nestes últimos dez anos, trouxe da coleção inovação 20 propostas de projectos colaborativos recorrendo aos serviços da web 2.0, um excelente infográfico que esclarece a utilização e a publicação das imagens com licença creative commons e a finalizar um vídeo em jeito de animação que mostra a longevidade do formato GIF.

A história do GIF

20 propostas colaborativas usando a web 2.0

Imagens Creative Commons, como publicar

Uma década de Internet em vídeo

Até para a semana,

sexta-feira, 1 de março de 2013

A história do GIF

 

Um excelente vídeo em jeito de animação que mostra a história do GIF, que 25 anos após a sua criação e com toda a evolução da Web continua a resistir!

Um vídeo brilhante

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...