quarta-feira, 6 de março de 2013

free, é o termo para os professores

 

Com o crescimento da web, são cada vez mais os serviços que usam a rede da internet para se promoverem. É enorme a quantidade de serviços grátis que hoje os utilizadores têm ao seu dispor.

Free, de livre, de grátis é a chave para o professor, porque este não se pode dar ao luxo de pagar mensalmente ou anualmente uma taxa para usar um determinado serviço ou software. As empresas não necessitam muito de diversificar a tecnologia que usam, os professores sim, têm de acompanhar os alunos, por isso precisam de estar em constante actualização.

São muitos os serviços que utilizam a educação para se promoverem e depois mais tarde começam a “cobrar” taxas, mas sabem que o melhor veículo para a promoção passa pela educação. Outros nunca deixam a educação, criando funcionalidades para profissionais mas deixando sempre a via da educação free… os futuros utilizadores estão na escola.

São imensas as aplicações que hoje existem e com funcionalidades muito diferentes. Para qualquer necessidade de um professor há uma aplicação grátis que o faz, para quê gastar dinheiro? Além disso, podemos sempre pedir ao aluno para a usar, se é gratis, não existe nenhum impedimento para o fazer.

Porque vou ensinar os meus alunos a trabalhar no photoshop se tenho o gimp que eles podem livremente descarregar da internet, usar e atualizar constantemente?

Porque vou usar uma plataforma de LMS paga se tenho o moodle, edmodo, o schoology, ou outra plataforma gratuita.

Free, é definitivamente o termo para o professor!

2 comentários:

  1. Já me desiludi com alguns serviços pois precisamente ao fim de x tempo de utilização (e habituação) me notificaram que o tempo 'free' já tinha terminado. Refiro-me ao imgur, por exemplo, e ao dipity que muito gozo me estavam a dar... O photopin embora ainda seja free, perdeu qualidade... Vá lá que pelo menos o animoto nos concede a conta Educação gratuita e o Prezi, para já, ainda não me cobra nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão onde refiro que aproveitam o veículo da educação para se promoverem, por outro lado, ao nível da web, anda tudo na versão beta, por uma questão de instabilidade. Quando o serviço se apresenta robusto, começa as referidas taxas. Mas essa questão hoje na web não se coloca muito, porque ao "lado" alguém desenvolve outra similar e facilmente mudamos para ela.
      O Prezi e o animoto é sem dúvida dois bons exemplos, com versão pagas, mas que deixam para a educação poucas restrições. Um bem haja para eles ;)
      Por isso vamos andando pelo free...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...