segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos

 

CCDHS Classroom, Miles City by dave_mcmt, on Flickr
Creative Commons Attribution 2.0 Generic License  by dave_mcmt

Penso que hoje é muito importante os professores terem um espaço onde possam “comunicar” com os alunos. É importante ter uma presença na web que nos permita a nós, enquanto professores e/ou “curadores” de informação dos alunos “comunicar” com estes fora da escola.

Alguns de nós, desistem de uma forma célere, porque esbarram nas dificuldades técnicas que por vezes essa presença requer. Sou dos que acho que ter um blogue para os nossos alunos, não é difícil, mas também sou dos que reconheço que algumas questões técnicas podem ser uma barreira difícil de ultrapassar, além disso, um blogue requer atualização constante e requer algum tempo para a edição. E a terminar, eu também sou daqueles que reconheço que existem espaços bem mais interessantes do que os blogues para essa presença na web.

Por isso, penso que cada professor deveria de tentar criar um espaço que permitisse comunicar com os seus alunos, que lhe permitisse partilhar recursos, elaborar testes, receber trabalhos, opiniões dos alunos, do professor, um espaço que permita o diálogo professor-aluno, aluno-aluno, um espaço de partilha, mas também de colaboração, um espaço aberto, que sai da sala de aula, mas que continua a ser da nossa disciplina, enfim, um espaço que aproxime mais os dois mundos dos alunos de hoje, que diminua a fractura digital.

Neste contexto, esta semana, vou trazer para o blogue três espaços que tecnicamente não exigem muito do professor e que podem ser facilmente usados como um espaço para a aula e/ou para fora desta.

PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

4 comentários:

  1. Filipe, gostei muito da postagem. Faz tempo que venho pensando nessa possibilidade. Eu trabalho com blog há 5 anos, passo por tudo isso que você comentou. O blog é meu e não dos meus alunos. Gostaria de um espaço para diálogo entre eles. O problema é que meu público é de 6 a 10 anos então não dá para ser no Facebook devido a idade. Você tem ferramentas ou portais para indicar. Aguardo sua resposta lá no meu blog. E já registrei meu voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula!
      O meu post de hoje será sobre o Schoology, uma plataforma que pode ser interessante para os meninos, no entanto amanhã abordarei outra plataforma, que penso que é mais indicada para os meninos, além disso pode também dar acesso aos pais para eles verem o desenvolvimento dos seus educandos e a Paula comunicar com eles ;)
      Ah! Outro aspecto importante, grande parte da plataforma está traduzida para português ;)

      Eliminar
  2. A criação de um Fórum pode ser uma boa solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Sem dúvida que pode ser uma boa solução, mas falo de plataformas que possam incluir além de fóruns, disponibilizar recursos, receber trabalhos, fazer testes, ... e tudo isto de forma fechada, ou não!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...