sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projecto 365 - Uma foto por dia

 

365projectin 365project

Será que somos capazes de todos os dias tirar uma foto? Na verdade, hoje desenvolver um projecto deste âmbito não é assim tão difícil, estamos cheios de gadgets que o permitem com facilidade! Não precisamos de ser amantes da fotografia, basta pensar que no final de um ano registamos 365 momentos que nos farão recordar um ano de vida que se foi. Teremos capturado momentos, relações, viagens, e perceber como o tempo voa! É preciso disciplina para levar um projecto tão simples como uma foto por dia, parece simples, se adoptar o mesmo hábito do banho ou de lavar os dentes! Mas é preciso disciplina…
Mas há muitos mais motivos, se não for mais, será certamente um convite a melhorar a técnica de fotografia, a prática é a melhor forma de se aprender!

Não temos necessidade de fazer o upload diário, uma vez que o 365project permite escolher a data à qual queremos associar a foto. O serviço permite ainda adicionar um título, uma descrição e etiquetas. Pode-se partilhar o álbum com os amigos e ter uma rede social, seguidores ou seguir outro projecto!

Na escola, porque não pedir aos nossos alunos para criarem um projecto com fotos deles ou então retiradas de um serviço web cuja licença permita a utilização, desta forma, quando estes precisarem de fazer trabalhos sabem que se podem socorrer das fotos do seu projecto sem infringir os direitos de autor!

3 comentários:

  1. Há vários anos que pessoas incríveis aderem a este projeto, o qual não consiste meramente em tirar uma foto para despachar. Só quem se entregou a esta atividade saberá dos ganhos, mas nós imaginamos as competências que daí advêm: disciplina interior, olhar atento à realidade, a descoberta e desenvolvimento de capacidades criativas que desconhecíamos ter, a perceção do poder comunicativo da imagem e, enfim, quem sabe, a aquisição de conhecimentos (avançados) de fotografia.

    Sugiro a quem vai iniciar este projeto (de vida) que se insira num do grupo online. Há imensos grupos fantásticos no Flickr (Project 365 http://www.flickr.com/search/groups/?q=Project%20365)
    Martin Weller, que concluiu recentemente este projeto, tem uma apresentação, visual e gravada, no Slideshare “What I learnt from a photo a day - http://goo.gl/OqXu6 e inclusive fez um worshop sobre o tema.

    O importante será partilhar as fotos, atribuindo-lhes, através da licença CC, o nível de privacidade, divulgação e reutilização desejada.

    Já conhecem este portal http://www.blipfoto.com/?

    Força!

    ResponderEliminar
  2. Este post "Projecto 365 - Uma foto por dia", foi uma excelente ideia - já me esquecia de registar. ;-)

    Continuação de boas partilhas, Filipe!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Paula!
    Obrigado pelo comentário, mas acima de tudo por este complementar em muito o post. É uma pena ter-se perdido a "confraria" que há uns anos circulavam nos blogues. O comentário da Paula vale muito mais que o post, pena será que muita gente não o irá ler, provavelmente um dia destes vou mesmo partilhar o projecto do Martin Weller.
    Quanto ao blipfoto desconhecia, conheço outros projectos, mas este não conhecia!
    Fica nos rascunhos dois posts!
    Muito obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...