quinta-feira, 3 de maio de 2012

Schoology-O facebook dos LMS

 

schoologyretirado de Schoology

O Schoology é um LMS que devemos ter muito em consideração. Gosto muito da plataforma moodle e não a dispenso para as minhas aulas. No entanto, o Schoology tem algo muito interessante, a sua interface é muita similar à timeline do facebook.

Uma das limitações da plataforma moodle, é esta não ser muito intuitiva. É uma plataforma enorme, com recursos inesgotáveis, mas nem sempre é fácil utilizar esses mesmo recursos, pelas imensas variáveis que é preciso configurar para que o recurso funcione. Arrisco mesmo a dizer, que grande parte dos professores sem uma ajuda inicial, tende mais tarde ou mais cedo a abandonar a plataforma ou, a fazer desta, um simples repositório de documentos.

É neste juntar das perspectivas anteriores, que achei o Schoology uma plataforma muito interessante: ou seja, estamos perante uma plataforma que considero suficientemente intuitiva para que a possamos utilizar e ao mesmo tempo uma interface que se assemelha somente com rede social mais usada pelos nossos alunos. Ambos vão gostar: os professores e os alunos!

Não vou neste post explicar todas as funcionalidades do Schoology, mas enumerar as mais importantes, até porque só com a exploração da ferramenta se vai percebendo todo o potencial da mesma.

O LMS permite a criação de vários cursos(podemos adaptar para turmas). A criação de um curso gera um código que se disponibiliza aos participantes e que podemos configurar para aprovação. A partir deste ponto podemos adicionar recursos ao nosso curso, tais como:

  • documentos;
  • hiperligações;
  • criar discussões;
  • questionários- V/F, múltipla escolha, ordenação, resposta curta ou de ensaio, espaços em branco,...
  • Álbuns multimédia - fotos, vídeos, ...
  • Páginas web, com edição muito simples e permitindo a inserção de imagens, vídeos, fórmulas matemáticas,...
  • Gerir o calendário e os eventos,

O Schoology permite ainda a conexão ao google docs que simplifica bastante na colocação de recursos.

Volto a lembrar que estamos perante um LMS em jeito de rede social.

Outro aspecto de realce é que um serviço web e não precisamos de fazer nenhuma administração da plataforma, já que esta é assegurada totalmente pelo serviço.

Também se encontra disponível para os dispositivos móveis da apple e equipados com android.

Com tantas referências ao Schoology quase que me esquecia de dizer: e tudo isto é grátis!

2 comentários:

  1. E o fato dele não ser em português, o que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso não me faz muita confusão! Serve para trabalhar transversalmente o inglês, além disso com o tempo habituam-se à plataforma e à sua interface e acaba por decorar os termos...
      Inicialmente é uma barreira, mas que se ultrapassa rapidamente!
      Utilizo a plataforma com umas turmas e o edmodo com outras e neste momento a questão da língua já não se coloca!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...