segunda-feira, 23 de abril de 2012

Excelente serviço para citar as fontes do flickr

 

 

Há realmente na web serviços super interessantes. Alguns serviços com imensas funcionalidades, outros com uma ou duas funcionalidades mas que nos dão um jeito imenso. Hoje trago para o The Blog Teacher o imagecodr, um serviço excelente para quem costuma utilizar imagens do flickr. Ainda recentemente em torno das imagens e da pesquisa no flickr recordo-me de partilhar um serviço simples para pesquisar imagens pela cor e outro para pesquisar imagens por temática. O flickr é a maior base de dados de imagens que existe na Internet e é também um site onde proliferam imensas imagens com licença creative commons!

A potencialidade do imagecodr está na sua capacidade em gerar o HTML para que possamos usar a imagem no nosso trabalho de uma forma correcta, evitando problemas de políticas de autor, mas acima de tudo, referenciar quem realmente fez a obra!

O serviço tem um bookmarklet que pode ser colocado na barra do nosso browser e quando estamos na página da imagem basta acciona-lo para que este devolva o respectivo HTML e posteriormente, ser inserido no nosso trabalho. Caso a imagem não tenha licença creative commons o serviço faz o favor de nos informar disso mesmo e resta-nos procurar outra imagem.

Na escola podemos “devemos” incentivar o uso de sites como o flickr e com imagens CC. É consensual que os nossos alunos quando querem uma imagem vão ao google e depois usam, mas usam porque acham que tudo o que está na net pode ser usado. O Google também tem essa opção de pesquisar imagens somente com CC.

Este serviço também pode ser para eles, mas acima de tudo é para quem publica e esquece-se de citar as fontes!

Creative Commons by Jayel Aheram, on Flickr
Creative Commons Attribution 2.0 Generic License by Jayel Aheram

3 comentários:

  1. Ainda bem que chegou este post pois estava mesmo a tentar perceber como se fazia esta atribuição nas fotos Flickr. ;-)
    Acontece que este serviço, para mim, não é excelente, só é satisfatório. A designação da licença (CC, BY, etc.) aparece dentro de uma caixa que o blogger assume como imagem (e as coisas nem sempre ficam certinhas como nas imagens que colocaste no post). Visualmente a caixa negra tira alguma visibilidade à nossa imagem (como se a ofuscasse). Quem for prof. de TIC ou souber linguagem html (não é o meu caso) resolverá isto.
    Há outros serviços que não têm esta caixa na licença: qualquer coisa ligada ao Greasemonkey, ou uma simples extensão no Chrome, como o Tampermonkey. Os scripts fornecidos não incluem a “caixa negra”, de que não gosto nada.

    Continua com o bom trabalho neste blogue. Às vezes um tutorial não era nada mau, pois haverá certamente profs ignorantes como eu, que têm de gastar horas a aprender coisas simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Muito obrigado pelo seu comentário, construtivo, de divulgação e acima de tudo com ideias para... futuros posts! E fico feliz por saber que aprecia o blogue!

      Em relação á "caixa negra" eu até gosto dela, no The Blog Teacher não desgosto quando coloco a imagem com umas dimensões razoáveis, em imagens pequenas e mesmo noutros blogues com outra estética e temática, talvez a caixa crie o efeito que aborda!

      Vou aceitar a sugestão da Paula e fazer um tutorial para retirar a caixa de atribuição das licenças CC. Se lhe ocorrer outro tutorial, eu ando por cá... já há uns tempos que penso em fazer pequenos tutoriais com técnicas simples, pode ser que seja desta ;)

      Obrigado pela divulgação dos serviços que referiu porque não conhecia!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...