quarta-feira, 18 de abril de 2012

Automatizar tarefas na web

ifttt_task

ifttt, nome esquisito para um serviço web, na verdade nem sei como se lê este serviço, mas também não é importante, porque a importância do serviço reside no poder que este tem. ifttt, apresenta-se sobre o slogan “Put the internet to work for you”, e na verdade o ifttt desempenha bem esse papel.. É claramente o melhor serviço que tive acesso até agora para automatizar tarefas na web. Há uns tempos abordei o dropbox automator, como uma ferramenta que permitia automatizar uma série de tarefas com a nossa conta dropbox. O ifttt faz todas essas tarefas e muito, mas muito mais…

ifttt quer dizer

ifttt

exactamente isso, o que o ifttt faz é simples, quando acontecer isto então ele faz aquilo por nós.

Recorrendo a um exemplo para melhor contextualizar. Se publico num blogue um post com uma determinada tag, então é porque a quero partilhar no meu mural do facebook ou, por exemplo se adiciono uma foto ao facebook então o ifttt publica-a no flickr ou no tumblr e por aí adiante.

São imensos os serviços com que o ifttt trabalha: blogger, facebook, dropbox, feed, flickr, gmail, storify, twitter, youtube e muitos mais.

Fiquei impressionado com o serviço, quer pela quantidade de tarefas que este pode fazer por nós, quer pela forma simplista com que o ifttt cria as tarefas. Ou seja, a criação de uma tarefa é feita passo a passo, somos conduzidos completamente pelo serviço numa sequência if this(foto no facebook) then that(publicar foto no flickr), onde estes passos são todos feitos sempre um de cada vez, retirando todas aquelas variáveis que normalmente vemos em muitos serviços e que por vezes afastam alguns utilizadores.

Existe um pequeno senão no meio disto tudo, é que precisamos de conceder acesso às nossas contas ao ifttt, caso contrário, ele não consegue fazer nada!

Um serviço tremendo e que aconselho a explorarem.

Criei uma nova lista na página Ideal para… com o ifttt sobre a temática Ideal para … automatizar tarefas da web

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...