quinta-feira, 8 de setembro de 2016

De regresso à escola - A importância de uma presença na web


Normalmente, no início do ano letivo, no blogue após a partilha do calendário escolar faço algumas partilhas em torno de ferramentas/serviços que acho interessantes para o início do ano ou que eventualmente possam utilizar durante o ano.
Nesse capítulo, costumo abordar uma plataforma que utilizo com as minhas turmas e que vai de encontro ao título do post, a importância de uma presença na web.
Hoje é de todo importante estender a nossa sala de aula para além do espaço físico. São muitas as possibilidades de o fazer, no entanto, a minha escolha recai sobre o edmodo, uma plataforma social, intuitiva, gratuita e que os alunos gostam bastante.
Nesta plataforma, e enumerando somente algumas das suas características, podemos partilhar recursos com os alunos, receber trabalhos, elaborar testes, criar discussões, mini-grupos, e tudo isto de uma forma muito simples.
Com estas simples funcionalidades temos o suficiente para ter uma presença na web que nos permite estender a nossa sala de aula.
Para a semana, deixarei aqui no blogue alguns tutoriais onde explico essas funcionalidades.
Entretanto, como já escrevo no blogue sobre o edmodo há bastante tempo, podem fazer uma pesquisa no The Blog Teacher sobre a plataforma e vão certamente encontrar imensos posts sobre a mesma.
Se já costumam usar e tiverem alguma dúvida podem sempre entrar em contato comigo. Se não usam ainda nenhuma plataforma para comunicar com os vossos alunos, esta é uma boa altura para o fazer ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...