segunda-feira, 9 de maio de 2016

Duas alternativas gratuitas ao office365



Acredito que cada vez mais nas escolas os tablets e os dispositivos móveis sejam dispositivos que cada vez mais começam a ter uso na sala de aula.
Um dos problemas que muitos encontram tem a ver com ferramentas de produtividade: processadores de texto, apresentações eletrónicas ou mesmo folhas de cálculo.
Acredito que existe uma faixa muito grande de utilizadores da suite da Microsoft, o Office. No entanto, as escolas deparam-se sempre com os problemas financeiros e não têm dinheiro para poder comprar este tipo de licenças. Por isso as alternativas são recorrer ao que é livre.

Neste sentido deixo duas sugestões que são bastante pertinentes e que podem resolver facilmente esta questão de ausência de ferramentas de produtividade nos tablets.

A primeira e que sou pessoalmente um grande apreciador é o Drive da Google. Tem crescido imenso, é muito simples de trabalhar, liga-se facilmente ao Google Classroom e se a escola tiver o Google Apps EDU então ainda se revela mais interessante para o trabalho entre os professores e alunos e professores-professores. Disponibiliza um Terabyte(!!!!) de armazenamento aos seus utilizadores que tenham Google Apps Edu.


O Open365 é a versão online do LibreOffice e inclui processador de texto, folha de cálculo, apresentações eletrónicas, base de dados, desenho, ... e na sua versão online disponibiliza gratuitamente 20 gb de armazenamento aos seus utilizadores. Tem muitas parecenças com o office mas o mais importante é que é gratuito e os alunos conseguem adaptar-se facilmente.

Boas produções.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...