quinta-feira, 11 de setembro de 2014

10(7+3) ferramentas essenciais para o professor



foto daqui

Desde que o The Blog Teacher regressou a sua edição para este ano letivo que têm sido publicados posts em torno da temática "Regresso à escola".
Foram partilhadas algumas ideias e recursos que servem para ajudar a preparar o ano lectivo.
Este último post é uma partilha com uma pequena seleção de ferramentas interessantes para a organização do quotidiano do professor para usar na sala de aula ou fora desta… gratuitas.

Elaborei uma apresentação no google docs que podem aceder e que contém 7 ferramentas que considero essenciais para a organizar o meu quotidiano e a minha prática letiva. Acrescentei ainda três ferramentas em jeito de canivete suiço tecnológico que se encontram sempre disponíveis na minha barra de favoritos.

E vocês o que usam?

Bom ano lectivo a todos!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Ainda bem que achou interessante!
      Obrigado Luiz pelo seu comentário!

      Eliminar
  2. Muito... muito... muito bom mesmo!
    Eu utilizo Google Drive, Dropbox, Calendário e o YouTube.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Ana Paula! Sabe que sou pela partilha e sabe tão bem ler um comentário aos nossos posts ;)
      Obrigado e bom ano lectivo!

      Eliminar
  3. Como utilizador do Moodle desde algum tempo, não é preferível uma plataforma com muitas possibilidades, do que andar com várias aplicações? O moodle possui imensos recursos, confesso que não experimentei o edmodo, não sei as suas potencialidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moodle é moodle, é sem dúvida a melhor plataforma que conheço. É super parametrizada e por isso afasta muitas vezes as pessoas. Eu não tenho problemas nenhuns com ela mas infelizmente não funciona na minha escola e daí ter procurado outras alternativas.
      No entanto ela só por si não substitui todas estas ferramentas ou então eu desconheço algumas funcionalidades que entretanto podem ter sido adicionadas.
      O edmodo é uma plataforma interessante porque é muito simples de se trabalhar nela e é muito social porque tem uma interface similar ao facebook e claro os alunos gostam, eu próprio fiz esse teste com os meus alunos há uns três anos, penso eu.
      Além disso o moodle não substitui o evernote, thinglink e o próprio youtube, e não estou a ver funcionalidades no moodle ao nível da colaboração como vejo no drive e na dropbox, mas claro é somente a minha opinião.
      Gostei do seu comentário por gerar a discussão que é algo que se tem perdido nos blogues :(

      Eliminar
  4. Olá Filipe, obrigado pela resposta.
    Lancei o desafio ao Carlos Nunes, ele fez este tutorial. http://youtu.be/WsE8WAnUnSk
    Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...