sexta-feira, 6 de setembro de 2013

7 ferramentas que os professores "devem" usar/experimentar este ano


Deixo aqui uma lista de ferramentas muito interessantes. São ferramentas que não exigem grande conhecimento por parte do professor para as poder utilizar além disso são também ferramentas que podem ser usadas pelos alunos para a criação de trabalhos, projectos e bastante apreciadas por eles.

Thinglink - uma imagem, 1001 links. A ideia deste serviço web é muito simples. Uma imagem e nesta podemos colocar elementos que nos remetem para outros espaços da web. Estes elementos podem ser artigos da wikipedia, vídeos do youtube,vimeo, TED, slideshares, perfis ou páginas do facebook, twitter, músicas via itunes, soundcloud, spotify, ...

socrative - Permite recolher rapidamente a resposta da audiência, permitindo gerar questões de múltipla escolha, respostas múltiplas, Verdadeiro/Falso, pequenas respostas e mesmo gerar questionários com várias questões! Além disso, o Socrative apresenta uma funcionalidade extremamente interessante, pois permite criar equipas e em conjunto responderem ao questionário proposto pelo professor!

Prezi - Uma nova forma de elaborar apresentações electrónicas. Uma ferramenta em que as apresentações deixam de ser sequenciais e muito apelativas para a audiência.

edmodo - Já ontem abordei o edmodo como uma ferramenta "indispensável" para o professor. É uma plataforma que permite uma excelente comunicação com os seus alunos e onde pode armazenar toda a informação da turma. Os alunos apreciam muito a interface desta plataforma que é muito simples de utilizar. Sou da opinião que hoje o professor deve ter uma presença na web e esta plataforma é uma forma muito simples de o fazer e no final do ano, o professor percebeu que "poupou" muito trabalho e que os alunos interagiram bastante por lá! Há uns tempos atrás fiz uns posts dedicados à temática "comunicar com os alunos" e deixei uma análise mais profunda a esta plataforma.

Glogster - Crie posters multimédia, com recursos a imagens, textos, vídeos, animações. Os alunos adoram.

Animoto - uma webapp que permite a criação de vídeos de uma forma muito simples recorrendo a imagens e vídeos. Os vídeos criados apresentam um aspecto muito interessante e os únicos conhecimentos que requer é o arrastar e largar, o resto é feito pelo animoto.

Myhistro - É um serviço web que permite criar uma timeline aproveitando a informação que hoje se produz na World Wide Web. Funciona por eventos. Todas as histórias têm eventos/acontecimentos que ocorrem em determinado momento temporal e num determinado local. É nesta filosofia que o serviço funciona, permitindo adicionar imagens, texto, vídeos, mapas aos eventos.




2 comentários:

  1. Boa tarde! Se me permitir, replicarei em meu blog com os devidos créditos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou pela partilha! Se acha que o conteúdo do post é pertinente para o seu blogue esteja à vontade!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...