segunda-feira, 20 de maio de 2013

Faça uma timeline com o powerpoint



Hoje elaborei um post em jeito de tutorial ou de passo a passo para se criar uma timeline com uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores, o powerpoint.
A dificuldade é praticamente inexistente, no fundo o que fazemos é "enganar" a audiência.
É claro que não existe nenhuma regra especifica para se criar uma timeline com o powerpoint o que aqui vou partilhar é somente um exemplo de como se pode criar, mas a criatividade de cada um permitirá criar timelines muito diferentes uma das outras.
Quando acedemos ao powerpoint somos confrontados com um diapositivo com um esquema de título e sub-título, para este exemplo sugiro um esquema só título. Vamos deixar o título para o nome do evento e sobre o lado esquerdo do diapositivo vamos colocar a linha de tempo. A linha de tempo pode ser feita introduzindo uma caixa de texto com as datas, linha a linha, deixando o resto do diapositivo para a informação(texto+imagens) sobre o evento.
Posteriormente coloca-se as datas com uma cor da letra que se aproxime do fundo.
No final teremos o nosso diapositivo feito e que servirá de modelo.
Neste ponto vamos duplicar o diapositivo tendo em conta o número de eventos.

Agora, vamos dar ênfase ao evento e à data.
No primeiro diapositivo faz-se um rectângulo um pouco maior que a data e em seguida formata-se o mesmo com alguma transparência(este pode ser o ponto mais difícil de todos, por isso deixo a sequência-botão direito do rato no rectângulo formatar forma-preenchimento sólido-transparência até ao ponto que lhe parecer adequado).
A data que vamos destacar deve ficar com uma cor escura e de preferência a negrito.
A partir deste ponto, só temos que copiar o rectângulo para cada um dos diapositivos e colocar o mesmo na data correspondente, ao tempo tempo, também modificamos a data do evento a negrito e escuro.

É óbvio que todos estes aspectos devem ser reconsiderados quando se pretende mudar de cor, se mudamos o fundo, também teremos de mudar logo a cor do texto da timeline.

Este é um pequeno exemplo, que podem e devem adaptar mediante a vossa criatividade.
A própria timeline pode ser diferente. Pode ter um fundo por trás, a caixa que assinala a data pode ser outra “coisa” qualquer, tudo depende da nossa criatividade e do que se pretende fazer.
É somente um exercício simples, mas que decidi partilhar no blogue.

Se tiverem mais ideias partilhem!

2 comentários:

  1. O melhor :
    https://officetimeline.azurewebsites.net/index.aspx

    ResponderEliminar
  2. Este post foi um pouco vocacionado para os meus alunos e para mostrar que o powerpoint pode ser mais do que uma apresentação sequencial de diapositivos e com pequenos truques fazer "coisas" fora da caixa.
    Essa extensão é muito direcionada para as empresas, para projectos e a gráficos de Gantt.
    Mas é sem dúvida uma extensão tremenda
    Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...