
in
http://www.saferinternetday.org Amanhã é o dia da Internet Segura, as escolas provavelmente irão assinalar este dia ou durante toda a semana com algumas atividades para os alunos. É uma temática que deve ser vista pela escola com muito interesse de forma a sensibilizar os alunos para diversos assuntos como: as redes sociais, chats, cyberbullying, direitos de autor, enfim, uma série de questões que me parecem pertinentes e que devem ser abordadas e discutidas com os alunos.
Para além da disciplina de TIC, onde certamente durante toda a semana esta temática será abordada as escolas dispõem ainda da disciplina de formação cívica onde a temática pode ser abordada nos outros anos de escolaridade.Por isso deixo aqui algumas recursos e ideias que podem ser utilizados para dinamizar a atividade.
Alguns Recursos
- O site oficial do Safer Internet Day, com imensa informação e um kit para as escolas dinamizarem atividades.
- Canal do youtube do dia da Internet Segura do Brasil
Por cá, o site de referência sem dúvida é o Seguranet, composto por imensos recursos que vão desde jogos, vídeos, brochuras, atividades, …
Este site disponibiliza uma coleção de panfletos a que designou de “Alertas” e que se revelam muito profícuos para a discussão em torno dos assuntos mais pertinentes para esta temática.
Também disponibiliza vídeos, que são normalmente muito apelativos para a discussão. E jogos que permitem aos alunos aprender de forma lúdica! Sem dúvida a explorar!
Há imensos, imensos recursos na Internet mas partilho três vídeos que são bastante abrangentes para desenvolver a temática.
Conheço este vídeo há imenso tempo e continua a ser o meu preferido para alertar os jovens para a questão das redes sociais.
Este elaborado pelo Gift da Dren que aborda a divulgação de dados na Internet.
Algumas dicas
Normalmente gero a a discussão com os alunos e crio uma wiki onde permito a estes comentarem imagens, os alertas ou os vídeos permitindo assim que eles também possam interagir com os colegas.
Se a criação de uma wiki “obriga” a alguns conhecimentos uma forma eficaz e simples de contornar esta situação é utilizar uma ferramenta que abordei no blogue há uns tempos, dado que esta não requer grandes conhecimentos, nem mesmo registo. Refiro-me ao checkthis e é muito simples de usar. Podem ver um exemplo neste link com um dos vídeos inseridos anteriormente.
Se precisarem de ajuda disponham e boas atividades.